SóProvas


ID
4015969
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tênia ou solitária são nomes populares dos vermes parasitas do gênero Taenia. A Taenia solium, adquirida quando uma pessoa ingere carne de porco com cisticercos crua ou mal cozida, pode atingir até 5 metros de comprimento no intestino humano. Como normalmente só há um exemplar adulto no intestino, é chamada de solitária. Sobre a Taenia solium, é correto afirmar que se reproduzem de forma

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre o parasita Taenia solium, conhecida como solitária por normalmente apresentar apenas um exemplar adulto no intestino, e causada pela ingestão de carne de porco com larvas (cisticercos). Para responder essa pergunta, precisaremos saber sobre o ciclo de vida reprodutivo desse parasita. As tênias dessa espécie tem os porcos como hospedeiro intermediário, que transmite a doença a outro organismo (ser humano), e então a pessoa passa a ser um hospedeiro definitivo, desenvolvendo a doença teníase. A Taenia solium é um platelminto hermafrodita e se reproduz sexuadamente (autofecundação), formando proglótides que produzem espermatozoides e óvulos, gerando indivíduos com variabilidade genética pelo cruzamento dos gametas. Quando um parasita adulto se reproduz no intestino, os ovos saem nas fezes humanas e assim se inicia o ciclo da tênia. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Sobre a Taenia solium, é correto afirmar que se reproduzem de forma: 
    a) sexuada, podem ser machos ou fêmeas e quando ambos parasitam um mesmo hospedeiro realizam reprodução cruzada, originando ovos com variabilidade genética. Esse parasita é hermafrodita, produzem tanto espermatozoides quanto óvulos. Incorreta.
    b) assexuada, são sempre fêmeas e geram, por fragmentação, indivíduos geneticamente idênticos entre si. Ocorre autofecundação e reprodução sexuada nesse parasita que é hermafrodita, gerando indivíduos com variabilidade genética. Incorreta.
    c) assexuada, são hermafroditas e realizam autofecundação, razão de seus ovos serem geneticamente iguais. A autofecundação ocorre em organismos de reprodução sexuada, nesse caso os parasitas, que são hermafroditas. Incorreta.
    d) assexuada, são sempre fêmeas e produzem ovos diploides, por partenogênese, entre os quais não há variabilidade genética. Ocorre autofecundação e reprodução sexuada nesse parasita que é hermafrodita. Incorreta.
    e) sexuada, são hermafroditas, realizam autofecundação e entre seus ovos há variabilidade genética. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Fecundação cruzada é um forte indício diversidade genética