SóProvas


ID
4017115
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Na construção civil, no design e na arquitetura, uma tendência já bem difundida é a união entre a preocupação com o meio ambiente e projetos rentáveis, práticos e econômicos. Desde 2004, os empreendimentos construídos e projetados pela empresa são feitos com bambu, fibras vegetais e lonas têxteis tensionadas, utilizando tecnologias e materiais não convencionais. “Utilizar bambu no lugar do aço representa uma opção inteligente. Uma das vantagens dessa substituição é a de que o bambu tem qualidades mecânicas comparáveis às do aço, com resistência à tração de 200 megapascal (MPa), além de um amplo potencial ecológico”.

(www.faperj.br. Adaptado.)


Considerando o uso apresentado pelo excerto, o amplo potencial ecológico do bambu pode ser compreendido, dentre outros motivos, por

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    Sob a ótica da sustentabilidade – o desenvolvimento sustentável – muito tem sido investido em pesquisas em busca de matérias primas alternativas às convencionais.

    Mais do que isso, o grande desafio é conjugar as ideias de ALTERNATIVIDADE e SUSTENTABILIDADE, e este passa obrigatoriamente pela RENOVABILIDADE, ou seja, a garantia de que determinado recursos não venha a se exaurir e pela assimilação de seu descarte pelos ciclos naturais, ou seja, o aspecto BIODEGRADÁVEL.

    GABARITO:

    (D) configurar um recurso renovável e biodegradável.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2016-na-construcao-civil-no-design-e-na-arquitetura-uma-tendencia-ja-bem-difundida.html