Os Estados Unidos tinham assumido uma política de neutralidade na Segunda Guerra Mundial, apesar de fornecer material bélico ao Reino Unido, China e União Soviética, além de vender aço para os alemães. Essa política foi modificada com o ataque de Pearl Harbor, que foi a ofensiva dos militares japoneses à base naval americana no Havaí. Por isso os Estados Unidos se uniram à Inglaterra e a França no grupo dos países Aliados para derrotar os países do Eixo na Europa e ter apoio logístico - Austrália por exemplo - para reagir ao Japão.
Ao entrar na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos buscaram mais aliados. A América Latina possuía pontos estratégicos para a defesa do continente, principalmente o Brasil. Sendo assim, a negociação do alinhamento do Brasil aos Estados Unidos teve como base o fornecimento de materiais estratégicos brasileiros aos Estados Unidos e o empréstimo das bases militares do Nordeste para a parada das tropas norte americanas.
Em contrapartida, os Estados Unidos financiou a modernização das Forças Armadas brasileiras e a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
Com o Sudeste Asiático aliado aos países do Eixo, Os Estados Unidos começaram a comprar da América Latina a produção de materiais estratégicos como bauxita, borracha, diamantes industriais, cristais de quartzo e uma grande sorte de minerais importantes para a produção industrial cotidiana e também bélica. Os Estados Unidos, inclusive, assinaram com o Brasil um contrato de monopólio de compra destes materiais.
O tema a ser estudado para que seja possível responder a questão é a Segunda Grande Guerra ,mais especificamente depois de 1941, quando os Estados Unidos abandonam sua posição de neutralidade. Vale a leitura da História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI de Leandro Karnal.
A segunda guerra é vista como um desdobramento de um processo histórico a ser apontado em uma das alternativas:
A) CORRETA - Esta afirmativa está correta, pois a política da Boa Vizinhança que foi desenvolvida por Franklin Roosevelt tinha por objetivo a venda e, o investimento de tecnologias norte americanas em troca de apoio e alinhamento à política estadunidense. Esta política amplia a influência dos Estados Unidos no continente.
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois durante a Segunda Guerra Mundial a União Soviética aderiu ao grupo dos países Aliados para combater os países do Eixo. Entretanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial tornaram-se antagonistas na guerra sem conflitos armados, a Guerra Fria e, por conta dela a URSS busca aumentar sua influência na América Latina .
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, uma vez que as disputas entre os Estados Unidos e o Japão no Pacífico fizeram com que os norte americanos saíssem da postura de neutralidade política e se alinhassem ao grupo dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Depois disso estabeleceu a política da Boa Vizinhança , assim como contratos de monopólios de compra com os países latinos americanos para que estes também se alinhassem aos Aliados no conflito mundial.
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a política do Big Stick está relacionada ao tipo de diplomacia desenvolvida por Theodore Roosevelt Jr, presidente norte americano no início do século XX. O objetivo era ampliar a sua ação na América Latina diminuindo as intervenções europeias.
E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, porque o New Deal foi uma política de intervenção do Estado na economia nacional para o seu fortalecimento e crescimento, após a crise de 1929 nos EUA. Os Estados Unidos reergueu definitivamente a sua economia com o conflito da Segunda Guerra Mundial.
Gabarito do Professor: Letra A.