SóProvas


ID
4017949
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período mais produtivo da Época de Ouro da MPB coincide, basicamente, com o Estado Novo (1937-1945), implantado por Getúlio Vargas. Não é uma simples coincidência. Em 1937, Vargas criou o Ince (Instituto Nacional de Cinema Educativo), o SNT (Serviço Nacional de Teatro) e o INL (Instituto Nacional do Livro). De outro lado, Vargas também operava, com mão de ferro, o famigerado DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

(José Arbex Jr. e Maria Helena V. Senise. Cinco séculos de Brasil, 1998. Adaptado.)

Durante o Estado Novo,

Alternativas
Comentários
  • O período de 1930 a 1945 é normalmente entendido no Brasil como a Era Vargas em função do protagonismo de Vargas na vida política da época. Ainda mais no Estado Novo, quando é estabelecida uma ditadura, após o golpe de 1937, com fechamento de partidos e controle do congresso, até 1944/45. 
    Esta etapa da história política do Brasil é alvo de uma quantidade significativa de pesquisas, estudos e, claro, conclusões e análises. Vargas é apresentado sob vários aspectos, cujo espectro vai desde “ditador fascista" até “pai dos pobres". E, por conta disso, não se pode negar as múltiplas contradições da época. É o momento da criação da legislação trabalhista, a CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho) , base da proteção aos direitos do trabalhador até hoje em dia mas, ao mesmo tempo, é o momento em que a atuação dos mesmos , através dos sindicatos, é controlada, monitorada e, por que não, manipulada pelo aparelho de Estado. 
    É o período histórico de construção do “peleguismo", designando a ação dos líderes sindicais vinculados ao Estado Varguista. 
    O trecho apresentado mostra outra contradição da Era Vargas. Ela é analisada em uma das alternativas: 
    A) INCORRETA-Tanto na música quanto em outras áreas da Cultura havia a "simplicidade" também como uma crítica ao regime. 
    B) INCORRETA- Nem todas as instituições culturais prejudicavam artistas e nem todos faziam oposição ao governo. 
    C) INCORRETA- A industrialização era a meta fundamental da política econômica varguista. No entanto, o investimento na área cultural era importante não só por conta da propaganda favorável ao regime quanto à formação de trabalhadores qualificados através da Educação .
    D) CORRETA- Ao mesmo tempo em que a produção cultural de cunho nacionalista e ufanista era estimulada, a liberdade de expressão não existia. O DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda- censurava e controlava todos os artistas, sua obra e sua atuação.  
    E) INCORRETA – A proposição está incorreta. Uma das atitudes de Vargas, de forma a angariar apoio popular foi a legalização de uma expressão musical de cunho popular: o samba. 
    Gabarito do professor: Letra D.
  • D)a produção cultural reforçava o nacionalismo exaltado pelo governo, que cerceava a liberdade de expressão.

    Cerceava= Diminuir, restringir , impor limites.