SóProvas


ID
4019005
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, em seguida marque a opção CORRETA.

I A assinatura do Tratado de Petrópolis, definiu, em 1803, as fronteiras entre o Vice-reino do Peru e o Território Federal do Guaporé.

II A solução encontrada para disputa entre Brasil e Bolívia pelo território que atualmente corresponde ao Estado do Acre, foi o Governo brasileiro assumir o compromisso de construir uma ferrovia para ligar o Porto de Santo Antônio, localizado na margem direita do Rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Rio Mamoré.

III O Território Federal do Guaporé foi criado pelo Presidente da República Getúlio Vargas através do desmembramento de uma parte do território dos Estados do Acre e do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • (Errado ) III O Território Federal do Guaporé foi criado pelo Presidente da República Getúlio Vargas através do desmembramento de uma parte do território dos Estados do *Acre* e do Amazonas.

    Na realidade o Território Federal do Guaporé ( Rondônia ) foi formado a partir de partes dos territórios do Mato Grosso e Amazonas . O Acre não fez parte disso , esse foi o distrator que tornou o item incorreto .

    Essa foi a minha contribuição ;)

    #PMPA2020 para cima guerreiros

  • Tratado de Petrópolis

     foi um acordo diplomático entre o governo brasileiro e boliviano, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o qual anexou o território do Acre ao Brasil, pertencente à Bolívia desde 1750.

    Composto de 10 artigos, o Tratado contou com a permuta de alguns territórios entre os países, ou seja, para o Brasil ficou declarado que o Acre inferior (142.000 km²) e o Acre superior (48.000 km²) seria anexado ao território, enquanto que a Bolívia ficaria com parte da região do estado do Mato Grosso, numa área correspondente a 3.164 km.

  • Somente a assertiva II é correta.

  • gabarito letra-D.

    ABRAÇO PARA TODOS DE GUAJARA-MIRIM-RO.

  • o Brasil comprava o Acre por 2 milhões de libras, além de ceder certos territórios em pontos da fronteira e de se responsabilizar pela construção de uma estrada de ferro para o escoamento das mercadorias bolivianas até o porto de Belém do Pará, a Ferrovia Madeira Marmoré, que beneficiaria ambos os países