SóProvas


ID
4021681
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Vaivre-Douret et al pesquisaram o efeito do posicionamento na incidência de anormalidades musculares em bebês prematuros de baixo risco. Eles concluíram que mudanças regulares de postura, obedecendo a posicionamentos corretos, promovem a manutenção das funções neuromusculares e osteoarticulares e permitem o desenvolvimento de atividades espontâneas e funcionais adequadas nesses bebês. Acerca das posições e respectivas vantagens, analise.


I. Posicionamento em decúbito dorsal ou supino: promover melhor visualização do bebê ou da criança e oferecer ao profissional acesso mais fácil para a realização de procedimentos terapêuticos, principalmente os de emergência.

II. Posicionamento em decúbito lateral: melhorar as respostas flexoras dos membros e de linha média, melhorar a atividade visual e a coordenação visomotora, permitir o contato entre as mãos e o movimento de levar a mão à boca.

III. Posicionamento em decúbito ventral ou prona: promover a estabilidade da caixa torácica, melhorar a função dos músculos respiratórios, atuar no desenvolvimento neuropsicomotor, proporcionar sono tranquilo e deixar o padrão respiratório mais estável.

IV. Posicionamento em sedestação: a posição sentada com suporte, durante os três primeiros meses, auxilia no desenvolvimento da lordose cervical. Pode ser usado para isso bebês conforto.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A

    I, II, III e IV.