SóProvas


ID
402385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A partir dos princípios fundamentais de contabilidade e das demonstrações contábeis exigidas pela legislação societária, julgue os seguintes itens.

Na elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, classifica-se como equivalente de caixa a parcela não utilizada do limite contratual do cheque especial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    CPC 03. Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    O cheque especial não é uma aplicação financeira, mas sim um valor disponibilizado pelo banco para proceder um empréstimo para a empresa. Portanto, cheque especial é um empréstimo, nada tem haver com equivalente de caixa.

    Bons estudos.
  • Extráido do mesmo CPC acerca de Saldos bancários a descoberto: "Os empréstimos bancários são geralmente considerados como atividade de Financiamento. Mas, os saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto prazo de lapso temporal, compõem parte integral da gestão de caixa da entidade.  Nestas circunstancias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalente de caixa".  

    Portanto, e humildemente, entendo que a questão estaria correta se citasse que a parcela utilizada do limite contratual do cheque especial fosse classificada como equivalente de caixa
  • COLABORANDO

    Lembrar que o CPC-03 trata eventuais saldos negativos de CC Bancária, por período curtíssimos e em função dos negócios diários da empresa, como FAO, e NÃO como FAF.

    Bons estudos.