SóProvas


ID
402424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito das normas internacionais de contabilidade e das operações de joint ventures, julgue os itens a seguir.

Joint venture contratual é a que enseja a criação de uma nova pessoa jurídica: duas ou mais empresas movidas por interesses comuns dão origem a uma pessoa jurídica diversa das contratantes.

Alternativas
Comentários
  • Na Joint Venture Contratual os sócios tem interesse de apenas combinar recursos ou esforços das respectivas empresas, sem criar uma organização empresarial. Não há interesse em formar um patrimônio separado, sendo certo que os negócios em comum poderão ser comodamente contratados em nome próprio, diretamente pelos sócios. As atividades da "joint venture" são levadas a efeito mediante a utilização da organização e dos ativos já existentes nas empresas associadas, sendo certo que, muitas vezes, o próprio caráter temporário do negócio desaconselha a criação de uma nova empresa. Nesse caso, portanto, não há a constituição de uma sociedade nova, nem surge mais uma personalidade jurídica. Mediante um puro e simples contrato, as partes estabelecem os termos e condições de sua atividade conjunta.
  • Joint Venture = Sociedades controladas em conjunto. Estão sujeitas ao Método da Equivalência Patrimonial - MEP.

    Joint Venture Contratual:

    Uma Joint Venture contratual é um acordo no qual duas partes se reúnem para um determinado projeto de negócios e, como o nome sugere, assinam um contrato descrevendo os termos. Nesta modalidade, ao invés de criar uma entidade jurídica separada para o projeto, as partes envolvidas trabalham em parceria, compartilhando os lucros ou perdas do empreendimento nos termos estabelecidos no próprio contrato de Joint Venture. Joint Ventures contratuais representam uma associação de interesses que visam cumprir objetivos específicos e com a proporcional divisão dos riscos (bônus e ônus são compartilhados). Como não há a criação de uma terceira empresa, esta modalidade não envolve a necessidade de mudanças estruturais para as envolvidas.

    Joint Venture Societária:

    A principal característica de uma Joint Venture Societária é a realização de projeto ou empreendimento comum, com a criação de uma empresa que assume uma nova identidade jurídica. Além disso, Joint Ventures Societárias assemelham-se a uma parceria comercial, mas possuem uma diferença fundamental: enquanto parcerias geralmente envolvem relacionamento comercial contínuo e de longo prazo, Joint Ventures são baseadas em uma única transação comercial.

  • GAB. ERRADO

    Não há uma nova empresa, é apenas colaboração temporária entre duas empresas, que geralmente não são do mesmo ramo, para atingir um objetivo comum.