SóProvas


ID
4024537
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os conceitos fundamentais da contabilidade social emanaram-se a partir da obra do economista Keynes, publicada em 1936. Outros autores como Leontief, Stone e Kusnetz os aprimoraram, definindo, a partir da década de 40, os agregados macroeconômicos. No início dos anos 50, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) formulou uma proposta de unificação e personalização padrão para ser utilizada nos países. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O Valor Bruto da Produção (VBP) inclui o produto líquido e o consumo intermediário, compreendendo a soma dos valores brutos de bens e serviços produzidos em uma economia num determinado período de tempo.

( ) O produto nacional compreende a soma dos bens e serviços produzidos nacionalmente em um país, num determinado período de tempo.

( ) O Produto Nacional Líquido (PNL) equivale ao Produto Nacional Bruto (PNB) mais a depreciação.

( ) A absorção interna, em uma economia fechada sem governo, equivale à soma do investimento mais a poupança.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  •  Valor Bruto de Produção ( VBP ) : expressão monetária da soma de todos os bens e serviços produzidos em determinado território econômico, num dado período de tempo. Incorre no chamado erro de "dupla contagem", pois soma os produtos finais com os insumos usados em sua elaboração. - Definição da questão, portanto correta.

    Produto Interno Bruto ( PIB ): expressão monetária dos bens e serviços finais produzidos dentro dos limites territoriais econômicos, independentemente da origem dos fatores de produção.

    Destaco que o PIB prioriza o fator TERRRITORIAL.

    Produto Nacional Bruto ( PNB ): expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.

    PNB prioriza a ORIGEM do bem ou produção.

     "Produto Nacional Líquido (PNL) equivale ao Produto Nacional Bruto (PNB) mais a depreciação." O erro da questão está no MAIS a depreciação. Para calcular o valor bruto, sempre é Produto bruto, menos as necessárias deduções, nesse caso MENOS a depreciação.

    Absorção Interna = C (consumo) + I (investimento) + G (governo). Se formos desconsiderar o fator governo, ficará C (consumo) + I ( Investimento). Poupança não tem interferência no cálculo de Absorção interna ou doméstica.