SóProvas


ID
4027234
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder às questão.

    Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.

(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)

A associação das fábricas com “a erosão de padrões de vida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou

Alternativas
Comentários
  • Revolução Industrial é um tema clássico de História do mundo Ocidental. Há uma bibliografia vasta E, obras para a Escola Básica apresentam análises bastante completas e interessantes. A escola inglesa de História, de Thompson, Christopher Hill, Robin Blackburn e Eric Hobsbawm entre outros tem uma rica produção a partir de vários ângulos deste processo histórico. A ou as revoluções industriais trouxeram transformações radicais na vida das pessoas. É mais do que “ produzir mais, melhor, mais barato e mais rápido". 

    Há modificações profundas em conceitos, valores, comportamentos, saberes, modos de vida, religiões, alimentação, saúde, estrutura social e vida política. Vale, talvez, citar o nome de uma obra de Christopher Hill (que não se refere ao tema) como paráfrase deste processo: é um “ Mundo de Ponta Cabeça" O trecho de Thompson destaca a erosão de padrões de vida tradicionais associada à nova maneira de produzir: a fábrica.

    Entre as alternativas é apresentada então um efeito gerado pela industrialização que propicia tal erosão.

    A) INCORRETA- A primeira revolução industrial, a qual Thompson se refere, foi mais do que tudo a inglesa. Ela gera êxodo rural que, no entanto, não é o primeiro da História. Além disso, as grandes metrópoles europeias nem sempre foram geradas pelo processo de industrialização. Há aquelas que, por exemplo, são herdadas da Antiguidade, como Roma.

    B) CORRETA – Com a industrialização o trabalho passa a ser regulado pelas horas de relógio- artificiais – e não pelo caminhar da natureza , dos dias, das noites e das estações do ano. Este fato aliado a outros elementos trazidos pela indústria, trazem mudanças de comportamentos sociais.

    C) INCORRETA- O trabalhador da fábrica não tem conhecimento de todo o processo produtivo exatamente por conta da tecnologia que propicia a divisão do trabalho. O conhecimento da totalidade do processo é característico do trabalho do artesão.

    D) INCORRETA- Há novos comportamentos no cotidiano do trabalhador rural mas decididamente não há leis de proteção ao trabalhador das fábricas.

    E) INCORRETA- A indústria trouxe uma modificação no poder dos antigos senhores feudais. É um grupo social que se reestrutura para permanecer dominante. E, quanto às práticas místicas, ela não são abandonadas primordialmente pelo homem do campo, sendo muitas vezes incorporadas à novas correntes religiosas.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Questão belíssima.

    O termo ''erosão'' = deterioração/ mudança drástica

    De fato! A Revolução Industrial trouxe mudanças abruptas na vida daquelas pessoas, que estavam acostumadas com o ARTESANATO. Essas pessoas faziam o seu tempo de trabalho, trabalhavam em casa perto de sua família.

    Com a Revolução, houve uma disciplinarização ou, até mesmo, uma aculturação aos moldes das fábricas, que colocavam máquinas em lugares distantes das casas dos operários, os quais não ficavam com sua família igual antes, resultando; assim, no modelo MAQUINOFATURA

    LETRA B

    APMBB