SóProvas


ID
4027270
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um novo estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) na população indígena Yanomami constatou a presença de mercúrio nas amostras de cabelo de 56% das mulheres e crianças da região de Maturacá, no Amazonas, em níveis acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde. “O mercúrio é disseminado pelas águas dos rios e a contaminação de seres humanos se dá, especialmente, por meio da ingestão de peixes contaminados”, afirmou o coordenador da pesquisa, Paulo Basta.

(Filipe Leonel. “Contaminação por mercúrio se alastra na população Yanomami”. www.ensp.fiocruz.br, 16.08.2019. Adaptado.)


A contaminação por mercúrio apresentada no excerto está associada

Alternativas
Comentários
  •  A principal fonte de contaminação por mercúrio na Amazônia é a mineração de ouro artesanal e de pequena escala (MAPE),

  • A contaminação dos recursos hídricos pode ocorrer de três maneiras na mineração:

    - Por meio do alto consumo de água para beneficiamento do minério;

    - Por meio do rebaixamento do lençol freático durante a etapa de extração do minério, diminuindo o fluxo de água dos rios e impactando também a recarga dos aquíferos;

    - Possível contaminação das águas por meio de rejeitos com concentração de substâncias tóxicas que são levadas até os recursos hídricos pelo escoamento superficial das águas ou através do solo, o qual, ao contaminar-se, pode também contaminar os recursos hídricos. As minerações de ferro, areia e granito, por exemplo, podem contaminar e poluir as águas pela lama gerada durante o processo de mineração. Essa lama precisa ser contida por barragens.

  • Alternativas erradas:

    a) A calagem é o processo de correção do solo ácido através da cal virgem (uma base que neutraliza o pH ácido). Foi muito utilizado no período da interiorização brasileira (Região C-O) e durante a ditadura militar para garantir a soberania nacional. Porém, tal processo não tem ligação com o Mercúrio.

    b) O terraceamento é justamente uma técnica agrícola para contenção da erosão, através de "fazer andares" em um morro, diminuindo a velocidade da chuva (logo, menos sedimentos transportados) e aumentando a infiltração.

    c) O Mercúrio é fortemente usado no garimpo, principalmente ilegal, nas regiões de escudos cristalinos (estruturas rochosas onde há possíveis minérios), como na Amazônia para uma liga chamada Amálgama (deixa o ouro mais denso e permite uma penetração mais eficiente, já que o mesmo fica no fundo da peneira)

    d) A laterização ocorre principalmente em climas tropicais. Ela, nada mais é, que um processo de infiltração massiva de águas no solo, "lavando" os minerias e deixando apenas o ferro e o alumínio. Na estação seca, esse solo resseca, estando muito ácido e impermeável.

    e) Os aterros sanitários que não tem impermeabilização liberam chorume e CH4(gás metano, muito poluente e tóxico). Entretanto, não há correlação com o Mercúrio.