SóProvas


ID
4028644
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir sobre o bandeirantismo no Brasil Colônia.


“Fernão Dias Pais, nascido provavelmente em Piratininga, em 1608, é um dos mais famosos bandeirantes. Descendente dos primeiros povoadores de São Vicente, tomou parte de várias expedições de apresamento indígena no Sul do Brasil, na primeira metade do século XVII [...] Foi com a expedição denominada 'bandeira das esmeraldas', iniciada em 21 de julho de 1674, quando tinha 67 anos de idade, que acabou explorando e tornando conhecida grande parte das terras do que seria mais tarde a capitania de Minas Gerais, desde a cabeceira do Rio das Velhas até a Zona do Serro Frio, região que se tornou uma das mais ricas e cobiçadas com a descoberta do ouro. O bandeirante achou somente 'pedras verdes', na verdade turmalinas e não esmeraldas, como buscava e acreditava. Junto com ele, conforme o costume dos 'paulistas', fizeram parte da expedição vários parentes, entre os quais Borba Gato (futuramente descobridor do rico veio aurífero em Sabará), seu genro, e dois filhos, Garcia Rodrigues Pais e José Dias Pais. O último, filho ilegítimo, foi enforcado pelo pai por ter liderado uma conspiração. Durante sete anos, Fernão Dias Pais andou em busca das 'esmeraldas', mas acabou morrendo de febre palustre, no arraial denominado Sumidouro, próximo a Sabará, em 1681.

(VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial).


Apesar da intensa atividade mineradora que envolve os bandeirantes, as expedições ao interior do Brasil têm seu ponto de estímulo inicial marcado:

Alternativas
Comentários
  • GAB A) Pela busca e apresamento de indígenas para a superação da grave crise que se abateu no Sudeste com a queda das exportações do açúcar.

  • O primeiro intuito dos bandeirantes era a caça ao índio. Não só no Sudeste, mas no Sul também.

    '' A primeira bandeira paulista no litoral paranaense esteve por aqui em 1585 para fazer guerra aos carijós, estimulados pela necessidade de mão de obra cativa para 'alargar a terra' .''

    Sérgio Odilon Nadalin.

  • RUMO À PMES!