SóProvas


ID
4029556
Banca
UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A identificação das maiores aglomerações de população no País tem sido objeto de estudo do IBGE desde a década de 1960. A necessidade de fornecer conhecimento atualizado desses recortes impõe a identificação de formas urbanas que surgem a partir de cidades de diferentes tamanhos, em face da crescente expansão urbana não só nas áreas de economia mais avançada, mas também no Brasil como um todo. As mudanças tecnológicas e de comunicações promoveram o surgimento de formas complexas de urbanização. Um exemplo é o arranjo populacional, que é o agrupamento de dois ou mais municípios, onde há uma forte integração populacional devido aos movimentos pendulares para trabalho ou estudo, ou devido à contiguidade entre as manchas urbanizadas.

(Adaptado de: IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.)

Com base no texto acima, que trata da proposta elaborada pelo IBGE quanto à identificação de arranjos populacionais no território brasileiro, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    ----> O erro da questão tá em dizer que " os arranjos populacionais revelam o esgotamento das ideias de conurbação e metropolização "

  • Na alternativa D), fala em "reestruturação produtiva global'. Os arranjos populacionais não seriam apenas no âmbito regional?

  • Questão passível de anulação.

  • Marca a errada

    fica com dúvida na certa

    desmarca a certa

    marca a errada

    kkkkkk

  • Uma palavra fez a diferença , esgotamento . Quando na verdade revelam um aumento.

  • O termo arranjo populacional é utilizado para se referir a uma ligação funcional entre dois ou mais municípios. Essa ligação ocorre pelo fluxo diário entre moradores que transitam entre esses municípios por questões de trabalho ou estudos, ou até pela contiguidade de manchas urbanas.

    Ou seja: ARRANJO POPULACIONAL = MIGRAÇÃO PENDULAR .

  • Para o STJ feminicídio é de ordem objetiva.