SóProvas


ID
4029559
Banca
UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No artigo “Gênero e sexualidade na análise do espaço urbano”, de Joseli Maria Silva (2007), é apontada uma série de características da relação entre pobreza, gênero e espaço urbano. Vejamos duas delas:

[...] as mulheres de baixa renda, em geral, possuem uma vivência reduzida do espaço total da cidade, desenvolvem deslocamentos menos extensos e frequentes do que os estabelecidos pelos homens dos mesmos locais. Além disso, os motivos dos deslocamentos estão relacionados com seu papel da maternagem e, fora deste, não há registros de deslocamentos para realizar interesses particulares.

As narrativas das proibições masculinas em relação aos deslocamentos realizados pelas mulheres, ao controle do vestuário, locais e horários são regulares em todas as pesquisas atualmente realizadas […]. Impressionante é a constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres, que promovem, por conta disso, uma autorregulação.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A própria mulher internaliza o controle imposto pelo homem e o pratica inconscientemente.

  • Não entendi nada. Questão ideológica típica de Universidade.

  • A) A justificativa é nula ... Afinal, a própria desigualdade cresce no País porque sempre se busca ignorar e dar desculpas aos problemas.

    B) O texto nos diz que, nesse sentido, não há democratização.

    C) Segundo o texto, há uma vivencia reduzida no espaço total da cidade.

    D) Existe o consentimento ....

    E) Contrário aos argumentos do texto motivador.

  • Interpretação de texto irmãos !!!

    D) O controle masculino da espacialidade do cotidiano feminino exerce-se a partir da própria mulher

    '' Impressionante é a constatação da naturalização dos códigos de honra internalizados pelas próprias mulheres, que promovem, por conta disso, uma autorregulação.''

    Questão baseada no artigo do referido autor, se for levar pelo raciocínio lógico podemos ver da seguinte maneira:

    a) As fortes desigualdades no país, fruto das diferenças de gênero, justificam a necessidade de os homens terem uma vivência mais ampla do espaço total da cidade. NADA JUSTIFICA A DESIGUALDADE, se fosse escrito de uma forma mais chula seria algo como '' há desigualdades entre feminino e o masculino, logo justifica a necessidade de um ter mais espaço. Totalmente errado só por ser um absurdo.

    b) O aumento de famílias monoparentais femininas contribui com a democratização da cidade como espaço de lazer

    Não há democratização

    C) As mulheres que possuem filhos sob seu encargo ampliam sua vivência do espaço total da cidade, por somarem seus interesses aos dos filhos

    No texto diz :  motivos dos deslocamentos estão relacionados com seu papel da maternagem e, fora deste, não há registros de deslocamentos para realizar interesses particulares. Só existe a restrição de uma parte.

    E)O uso do espaço urbano por homens e mulheres de baixa renda é regido pelas mesmas regras sociais, restringindo os deslocamentos de ambos ao cuidado dos filhos.

    Está errada,isso seria um munndo ideal, que por agora é apenas uma luta diária por igualdade, predominantemente é incomum os cuidados dos filhos feito pelo o homem.

  • UFPR quer oficial da PM ou desembargador do estado.

  • INTERPRETAÇÃO DE TEXTO!!!

    GABARITO=D

  • É Portugues em Geografia, coisa de loco

  • Essa UFPR deve se achar a melhor BANCA do brasil, BANCA INFELIZ. .I.