SóProvas


ID
4031821
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A estratificação de risco da gestante é realizada a cada consulta de pré-natal, é um processo dinâmico de identificação de gestantes que necessitam de tratamento imediato e/ou especializado, de acordo com o potencial de risco, os agravos à saúde ou o grau de sofrimento. São utilizadas cores para definir o nível de atenção em que o pré-natal será realizado. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi classificação de pré-natal por cor, ou ele é de baixo risco ou de alto risco.

    Quem souber de alguma referência oficial do ministério favor compartilhar.

  • Tatiana. é uma resolução que vale para o Rio Grande do Sul RESOLUÇÃO Nº 022/19– CIB/RS.

    As cores são utilizadas para definir o nível de atenção onde o pré-natal será realizado.

    Azul: está relacionada a gestantes sem fatores de risco identificado no momento, neste caso devem realizar o pré-natal na AB e devem ter o risco reavaliado em todas as consultas.

    Verde: gestantes com fatores de risco, mas que não necessitam de encaminhamento ao alto risco,devem receber atendimento pelo pré-natal de risco habitual na AB. O risco deve ser reavaliado em todas as consultas.

    Amarelo: gestantes que não necessitam do pré-natal de alto risco, mas que necessitam de acompanhamento em outros pontos da rede, devido a necessidades clínicas específicas. O alto risco, nestes casos, só será indicado se houver outros critérios de risco que o indiquem.

    Laranja: gestantes que apresentem fatores de risco que necessitam encaminhamento para o pré-natal de alto risco (estima-se que 15% de das gestantes estejam nesta categoria). O encaminhamento será via regulação, conforme fluxo estabelecido a nível municipal, regional ou estadual, em ambulatório especializado (nível secundário ou terciário). O vínculo entre a AB e gestante deve ser mantido durante o pré-natal de alto risco.

    Vermelho: está relacionada a fatores de risco que demandam encaminhamento imediato para emergência ginecológico-obstétrico. Após estabilização, quando houver a alta hospitalar, a AB deve priorizar o atendimento, fazendo assim a avaliação de risco e encaminhamento para o pré-natal de alto risco, se for necessário.