SóProvas


ID
4031902
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas alternativas que seguem, verifique qual NÃO constitui opção de tratamento complementar e disposição final do efluente para os usuários de tanques sépticos, segundo preconizado pela NBR 13969.

Alternativas
Comentários
  • Tratamento complementar dos efluentes de tanque séptico

     

    São eles: 

    Filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente;

    Filtro aeróbio submerso;

    Valas de filtração e filtros de areia;

    Lodo ativado por batelada (LAB);

    Lagoa com plantas aquáticas;

    Cloração.

  • Complementando o comentário do colega Cristiano Ronaldo (24 de Agosto de 2020 às 08:04)

    Disposição final dos efluentes do tanque séptico:

    - Valas de infiltração;

    - Canteiro de infiltração e de evapotranspiração;

    - Sumidouro;

    - Galeria de águas pluviais;

    - Águas superficiais;

    - Reúso local.

  • NBR  13969/1997

  • lodo ativado por batelada, [LAB]: Processo de tratamento essencialmente aeróbio, onde as etapas de depuração e a separação dos flocos biológicos são realizadas em um mesmo tanque, intermitentemente. 

    filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente; filtro anaeróbio: Reator biológico com esgoto em fluxo ascendente, composto de uma câmara inferior vazia e uma câmara superior preenchida de meio filtrante submersos, onde atuam microorganismos facultativos e anaeróbios, responsáveis pela estabilização da matéria orgânica.

    filtro aeróbio submerso: O filtro aeróbio submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microorganismos, imerso no reator, sendo o oxigênio necessário fornecido através de ar introduzido por meio de equipamento. Sua característica é a capacidade de fixar grandes quantidades de microorganismos nas superfícies do meio, reduzindo o volume do reator biológico, permitindo depuração em nível avançado de esgoto, sem necessidade de recirculação de lodo, como acontece com o lodo ativado.

    vala de filtração: O sistema de vala de filtração se diferencia do filtro de areia por não possuir área superficial exposta ao tempo, sendo construído no próprio solo, podendo ter suas paredes impermeáveis

    FONTE: http://acquasana.com.br/legislacao/nbr_13969.pdf