SóProvas


ID
4033804
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A água que se acumula nas depressões do terreno começa a escoar pelas vertentes quando o solo está saturado e as poças não conseguem mais conter a água. Inicialmente o fluxo é difuso e, no estágio seguinte, é linear, quando esse fluxo começa a se concentrar. O desenvolvimento de microrravinas é o terceiro estágio.

                                             (Teresa G. Florenzano. “Introdução à geomorfologia”. In: Geomorfologia, 2008. Adaptado.)


O movimento descrito no excerto é

Alternativas
Comentários
  • Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em  que define o fluxo de  que ocorre na superfície do  quando este se encontra saturado de . Um dos estudos da hidrologia ocorre a respeito do escoamento, por meio do aproveitamento da água superficial que é acumulada, e também por propor medidas que evitem possíveis danos provocados pelo seu deslocamento.

    Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície. A quantidade de água que escoa depende de alguns fatores, como a intensidade da chuva e a capacidade de  do solo. Normalmente se considera como o escoamento superficial a precipitação menos a evaporação real e a infiltração no solo. Segundo a teoria de Horton, se forma quando o acúmulo de água supera a capacidade de absorvência do solo.

  • RESOLUÇÃO:

    O excerto descreve o processo de carreamento do solo provocado pela erosão fluvial que, consequentemente, promove o escoamento superficial das águas gerando ravinas e voçorocas.

    GABARITO:

    (E) o escoamento superficial, responsável pelos processos erosivos.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2018/12/famema-2019-agua-que-se-acumula-nas-depressoes-do-terreno-comeca-a-escoar-pelas-vertentes.html?m=1