Segundo o historiador Eric Hobsbawn, a explosão demográfica nos países que se tornaram independentes foi o fato central para que estes países lutassem e conquistassem a sua independência. Estes movimentos conseguiram apoio da população e foram de naturezas distintas.
Os países como a Índia, Camarões e Senegal, por exemplo, foram regiões às quais os países imperialistas concederam a liberdade paulatinamente, preservando influência política e econômica. Na Indochina e na Argélia ocorreram conflitos violentos. Já as colônias portuguesas tiveram uma independência considerada violenta e tardia- década de 1970 - em função das ações do regime ditatorial de Salazar.
Durante a Segunda Guerra Mundial parte dos territórios africanos e asiáticos teve a presença pelos Aliados que eram potências imperialistas.
Os italianos e alemães estiveram presentes no Norte da África e os japoneses invadiram a Ásia. As populações colonizadas pegaram em armas para defender seu território e essa participação na guerra causou um sentimento de pertencimento ao território. Isso garantiu o incentivo necessário que faltava para enfrentar os seus colonizadores com sucesso, já que as reações contra o colonialismo existiam desde que começou a haver o colonialismo.
O candidato para responder a questão deve ter conhecimento sobre o processo de descolonização dos territórios africanos e asiáticos. Além disso, o aluno estar ciente acerca dos elementos formadores da estrutura geopolítica no pós Segunda Guerra Mundial. A sugestão de leitura para o assunto é o livro “A Era dos Extremos" de Eric Hobsbawn.
A) INCORRETA –. Os partidos comunistas que ascenderam foram China e Cuba, após as suas respectivas Revoluções. Os territórios que formaram estados eram aqueles da antigas colônias.
B) CORRETA – Os povos coloniais cujos territórios foram invadidos pelos países do Eixo (Itália, Japão e Alemanha) precisaram lutar ao lado de suas metrópoles. Tal fato fez com que a população local passasse a ter consciência mais aguda acerca da sua capacidade de lutar contra os países que os dominavam. As tensões da Guerra Fria também colaboravam para as independências, pois tanto os Estados Unidos como a União Soviética apoiavam os governos independentes para ganhar maior influência política.
C) INCORRETA – Os movimentos de independência tiveram a natureza pacífica, violenta ou tardia, ou até mesmo as três características alternadamente . Os países que seguiam o capitalismo continuavam se desenvolvendo até com auxílio das ex -metrópoles, já os países com a economia socialista sofriam embargos econômicos.
D) INCORRETA – A Índia é o maior exemplo de que existiram movimentos pacíficos de independência e neste país a orientação para o movimento deste tipo foi de um advogado pertencente da mais alta casta social. E os confrontos militares entre as superpotências deu força à população local para pegar em armas e defender das ofensivas aliadas em um primeiro momento e das ofensivas colonizadores até a emancipação completa.
E) INCORRETA – A Segunda Guerra Mundial fez com que os dominados lutassem pelo seu território contra as forças de ocupação. Isso despertou o pertencimento nacional e assim lutaram e/ou demandaram as suas respectivas emancipações. Já as potências europeias enfraqueceram após os anos de enfrentamento na Guerra.
Gabarito do Professor: Letra B.