SóProvas


ID
4035019
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Coremas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iolanda Guerra (2009) A pesquisa para o Serviço Social fornece subsídios à análise do processo de produção e reprodução da vida social sob o capitalismo, no âmbito do qual o Serviço Social se situa, visando a instrumentalização do assistente para a elaboração de projetos de intervenção e para a intervenção propriamente dita. Desse modo assinale as alternativas corretas:

I - A elaboração do plano de pesquisa da avaliação requer a definição de um marco teórico de referência, que deve explicitar a concepção de avaliação orientadora do processo avaliativo.
II - O Assistente Social, ao desenvolver uma pesquisa, deve partir da compreensão de que a metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador.
III – A pesquisa em serviço social qualifica a prática profissional orientando a produção de conhecimento, o planejamento e o gerenciamento de programas de intervenção social. Portanto, a pesquisa propõe um discurso analista.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a III está falsa.

  • Eu tb Caroline
  • Sobre a afirmativa III, a autora considera a importância do tratamento crítico-analítico de forma unificada. Pois se considerarmos apenas o caráter analítico da realidade podem ser criadas compreensões meramente gerencialistas, genéricas ou de cunho positivista.

    De qualquer modo, segue o trecho do texto em que a autora se posiciona sobre o assunto:

    Este perfil de profissional, entre outras exigências, determina a necessidade de um sólido referencial teórico-metodológico, que permita um rigoroso tratamento crítico-analítico, um conjunto de valores e princípios sociocêntricos adequados ao ethos do trabalho e um acervo técnico-instrumental que sirva de referência estratégica para a ação profissional. Daí a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, do padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e funcionalidade das ações instrumentais a este padrão, através da pesquisa, a fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica.

    A dimensão investigativa do exercício profissional, Yolanda Guerra, página 01.