SóProvas


ID
4035274
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Coremas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o comportamento humano nas organizações, relacione as vantagens da tomada de decisão individual e coletiva, discutidas por Robbins (2009):
I. Pontos fortes da tomada de decisão individual.

II. Pontos fortes da tomada de decisão coletiva.

( ) Rapidez.
( ) Heterogeneidade.
( ) Responsabilidade final.
( ) Consistência de valores.
( ) Qualidade mais elevada.
( ) Completude de informações

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A questão tratou do tema "Processo de decisão ou Tomada de decisões ".

    De acordo com Robbins (2005), autor utilizado pela banca, são pontos fortes da tomada de decisão em GRUPOS.

    ◾ Geram informações e conhecimentos mais completos; ◾ Trazem heterogeneidade/ diversidade ao processo de decisão; ◾ Há mais abordagens e mais alternativas; ◾ Apresentam desempenho quase sempre maior em comparação com apenas um individuo; ◾ Maior qualidade; ◾ Aumentam a aceitação; ◾ Há mais apoio e estímulo em relação à escolha realizada. (Adaptado de Robbins, 2005)

    Há também os pontos negativos de se realizar um processo decisório em grupos, que pelo contrário, podem ser considerados como aspectos positivos na tomada de decisão individual:

    ◾ Consume muito tempo. Quando feita individualmente tende a ser mais rápida; ◾ Há pressões para conformidade dentro do grupo; ◾ Pode haver o domínio de subgrupos (panelinhas); ◾ Não há responsabilidade pelo resultado final a um membro individualmente (assim como no processo individual)/ Ambiguidade de responsabilidade.

    Analisando as alternativas: I. Pontos fortes da tomada de decisão individual. II. Pontos fortes da tomada de decisão coletiva.

    (I -DECISÃO INDIVIDUAL) Rapidez: O processo de decisão é mais rápido quando feito de maneira individual.

    (II- DECISÃO EM GRUPO/ COLETIVA) Heterogeneidade: A diferença de pensamentos é um aspecto do processo realizado em grupos.

    (I- DECISÃO INDIVIDUAL) Responsabilidade final. É mais fácil responsabilizar um indivíduo do que os membros de um grupo.

    (I- DECISÃO INDIVIDUAL) Consistência de valores. No grupo haverá heterogeneidade, inconsistência, pois há muitas cabeças pensantes e com isso, tende a ocorrer uma divergência de valores.

    (II- DECISÃO EM GRUPO/COLETIVA) Qualidade mais elevada. Esse é um dos pontos fortes de tomada de decisão coletiva, segundo Robbins.

    (II- DECISÃO EM GRUPO/COLETIVA) Completude de informações. Esse é outro ponto positivo para as decisões grupais, de acordo com Robbins.

    Fonte: ROBBINS, Stephen P. "Comportamento organizacional". 11. ed. Pearson Prentice Hall, 2005.

    Portanto a sequência correta é: I, II, I, I, II e II.

    GABARITO: LETRA B.

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !