SóProvas


ID
403636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das fundações de obras civis, julgue os itens a seguir.

As estacas do tipo Franki são pré-moldadas de concreto, cravadas no terreno com a utilização de bate-estacas.

Alternativas
Comentários
  • Errada
    estacas do tipo Franki
    As principais características do processo são:
    A base alargada:
    A existência da base alargada aumenta consideravelmente a capacidade de carga da estaca ou, reciprocamente, permite obter uma mesma capacidade de carga com profundidades sensivelmente menores se comparadas com estacas sem base alargada. Este acréscimo de capacidade de carga não resulta simplesmente de um aumento da seção da base mas sobretudo, de uma melhoria das características mecânicas do solo fortemente compactado em torno da base.
    Grande Energia de Cravação:
    A elevada potência de cravação posta em jogo é obtida pela grande altura de queda do pilão pesado. A altura pode variar entre limites bastante afastados e é, assim, adaptada à resistência das camadas intermediarias a atravessar. Matações e outros obstáculos encontrados no solo podem ser atravessados ou afastados.
    Concretagem a seco:
    A concretagem do fuste da estaca é executada sem que a água ou o solo possam se misturar ao concreto.
    Resistência do Concreto:
    A dosagem do concreto utilizado varia de 300 kg a 450 kg de cimento por metro cúbico de concreto. O adesamento desse concreto, por apiloamento enérgico resulta em um concreto muito compacto e homogêneo de elevada resistência a compressão. O σc28 está sempre acima de 200 kg/cm².
  • Este tipo de estaca é moldada "in loco", com base alargada e com tubo recuperado ou não, é obtido pela introdução de material granular ou concreto através de golpes de um pilão. Não é pré-moldada.
  • ERRADO

    As estacas do tipo Franki são executadas através da cravação de um tubo por meio de sucessivos golpes de  um pilão em uma bucha seca de pedra e areia aderida ao tubo.

    Atingida a cota de apoio, procede-se a expulsão da bucha, execução de base alargada, instalação da armadura e execução do fuste de concreto apiloado com a simultânea retirada do revestimento.

    A execução da estaca pode apresentar alternativas executivas em relação aos procedimentos da estaca padrão como, por exemplo: perfuração interna (denominado cravação a tração), fuste pré-moldado, fuste encamisado com tubo metálico perdido, fuste executado com concreto plástico vibrado ou sem execução de base alargada.  FONTE: NBR 6122:2010.

    Por tanto, via de regra, as estacas tipo franki são de concreto apiloado, mas tendo como uma alternativa executiva, dentre outras, a opção de fuste premoldado.