A- decreto do Ato Institucional nº 5, que deu poderes absolutos ao governo, dissolveu a liberdade de expressão e os direitos políticos no país e suspendeu os mandatos de todos os parlamentares da oposição.
B- greves dos operários da indústria ocorridas em Osasco e Contagem, que mobilizaram milhares de trabalhadores da indústria metalúrgica, articuladas pelos Sindicatos. - CORRETA
C- logo após o golpe civil-militar, milhares de operários, trabalhadores portuários, ferroviários, metalúrgicos, bancários e funcionários públicos serem presos em seus locais de trabalho, em suas casas ou em seus bairros.
D- manifestações como a “Passeata dos Cem mil”, em que estudantes, religiosos, artistas, caminharam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, em defesa da ditadura do proletariado, motivadas pelas reformas trabalhistas recém-implementadas.
DITADURA MILITAR
Iniciou-se com o Governo castelo Branco
1964-1967
-AI-1 --> Ampliação dos poderes nas eleições indiretas
-Apoio do EUA
-Doutrina de segurança Nacional ( conter o avanço comunista)
-Extinção da lei remessa de lucro
-favorecimento do capital extrangeiro
ESCALADA AUTORITÁRIA
AI-2--> fim dos partidos
AI-3--> indicação de governadores
AI-4--> elaborar uma nova CF
-bipartidarismo
MDB= oposição(lembrem de LULA)
ARENA= a favor do governo (lembrem de Bolsonaro)
-Derrubou o governo João Goulart
AI-5--> pleno poderes ao presidente,cassar poderes,fechar congresso,estabelecer estado de sítio ,eliminou as garantias individuais
GOVERNADORES DA DITADURA 1964-1985
Castelo Branco 64-67
Costa e Silva 67-69
Médici 69-74 ---> milagre econômico /título da seleção ajudou muito na política (A conquista do tricampeonato no México ocorreu no período de maior repressão política da história do Brasil. ... Internamente, o general Emílio Garrastazu Médici, presidente entre 1969 e 1974, usou o sucesso da Seleção Brasileira na Copa como instrumento de propaganda para o governo.
Ernesto Geisel --> 74-79 = Abertura política
Figueiredo--> 79-85--Transição do regime autoritário para o democrático de fora GRADUAL,LENTA E SEGURA
PERDÃO POLITICO,PLURIPARTIDARISMO