SóProvas


ID
4036984
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 1º Distrito Naval
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com Bittencourt (2006), durante as operações contra o Governo do Paraguai ao longo da Guerra da Tríplice Aliança, o Vice-Almirante Joaquim Inácio comandou, em 15 de agosto de 1857, um enfrentamento contra o fogo das baterias de terra dos inimigos e contra os obstáculos no rio, sucedendo com êxito a passagem de dez navios encouraçados. Esse fato ficou conhecido como Passagem Heróica de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA -A.

    A Passagem de Humaitá foi uma operação naval durante a Guerra do Paraguai em que uma força de seis monitores encouraçados brasileiros forçaram a passagem sob fogo da artilharia paraguaia da fortaleza de Humaitá. ... Alguns autores consideram o feito como o ponto de virada ou evento culminante da guerra.

    POR ALGUM MOTIVO O Q CONCURSO COLOCOU A QUESTAO CORRETA SENDO A LETRA E.

  • Passagem de Curupaiti

    Em 15 de agosto de 1867, já promovido a Vice-Almirante, Joaquim Ignácio comandou a Passagem de Curupaiti, enfrentando o fogo das baterias de terra e obstáculos no rio.

    Pelo feito, recebeu, logo depois, o título de Barão de Inhaúma. Participaram da passagem dez navios encouraçados que, em seguida, fundearam um pouco abaixo de Humaitá e começaram a bombardeá-la.

    Fonte: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000008/00000898.pdf

  • Curupaiti foi a maior derrota da tríplice aliança. Acredito que a resposta seja a letra A.

  • a questão diz 1857, com certeza foi anulada pois a guerra começou entre 1864 e 1865
  • O gabarito é letra E.

    Copia e cola do arquivo disponibilizado pela marinha.

  • A Passagem de Humaitá foi uma operação naval durante a em que uma força de seis brasileiros forçaram a passagem sob fogo da artilharia paraguaia da . Foi considerado por observadores como um feito admirável.

    O objetivo da ação era acabar com o fornecimento de provisões pelo rio até a fortaleza e fornecer ao e seus a tão necessária vitória que elevasse o moral. A tentativa ocorreu em 19 de fevereiro de 1868 e foi bem sucedida, tendo os brasileiros alcançado o ponto fraco da fortaleza. Tal feito restaurou a reputação da armada imperial, e fez com que os paraguaios evacuassem a capital . Alguns autores consideram o feito como o ponto de virada ou evento culminante da guerra. A fortaleza, até então totalmente cercada por forças aliadas por terra ou água, foi capturada em 25 de julho de 1868.

    A passagem de Curupaiti foi uma operação naval executada no dia de , sob o contexto da guerra do Paraguai, que tinha por objetivo forçar a passagem dos encouraçados brasileiros contra as fortificações defensivas instaladas no às margens do rio Paraguai. Houve uma segunda passagem no dia 13 de fevereiro de 1868 com uma frota de monitores encouraçados destinados a encontrar a frota que havia atravessado primeiro para formarem a esquadra responsável por forçar a passagem de Humaitá.

    gabarito letra E