SóProvas


ID
4037311
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) São vedadas as concessões ou permissões de quaisquer serviços públicos que contenham cláusula de exclusividade no Município de Maringá.
( ) O plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas de Administração Pública Municipal, Direta, Indireta e Fundacional, abrangendo os programas de manutenção e expansão das ações de governo.
( ) A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá, dentre outros, o orçamento de investimentos das empresas em que o Município, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social, com direito a voto.
( ) Será garantida a participação da comunidade nas etapas de elaboração, definição e acompanhamento da execução plurianual, de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual do município de Maringá.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    I - FALSA - Lei 8.8987/95 - Regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

    Art. 16. A outorga de concessão ou permissão não terá caráter de exclusividade, salvo no caso de inviabilidade técnica ou econômica justificada no ato a que se refere o art. 5o desta Lei.

    II - VERDADEIRA:CF, Art. 165. § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    III - FALSA: CF, Art. 165, § 5º A lei orçamentária anual compreenderá: II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    IV -VERDADEIRA: Trata-se da obrigatoriedade dos municipios disciplinarem em suas Leis Orgânicas sobre o Orçamento Participativo a partir da aprovação do Estatuto da Cidade.

    Como não tenho fonte doutrinaria sobre o assunto, deixo o link do artigo.

    https://jus.com.br/artigos/17559/a-obrigatoriedade-do-orcamento-participativo-no-municipio/2

  • Creio que a justificativa do item I está na LO de Maringá, no art. 14, do ATO DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS:

    Art. 14. As concessões ou permissões de quaisquer serviços públicos, que atualmente tenham cláusula de exclusividade, somente vigorarão até o prazo estipulado para seu término, não sendo permitida, a partir da promulgação desta lei, qualquer prorrogação do respectivo prazo