SóProvas


ID
4037320
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o artigo abaixo e responda à questão.


Maravilhas da cultura política brasileira


    Se me pedissem para apontar a ideia mais idiota de nossa (in)cultura política, eu diria sem pestanejar: o horror ao liberalismo. No Brasil, mesmo entre as elites cultas, uma quantidade de gente tem urticária só de ouvir a palavra. “Neoliberalismo” então, Deus me livre.

   Esforcemo-nos por entender o conceito.

   Em todas as suas variantes, a base da doutrina liberal é a valorização do indivíduo, de sua autonomia física e moral, e de seu direito de escolher. No aspecto econômico, o liberalismo valoriza o lucro, legitima o enriquecimento, estimula o empreendedorismo e aprova o capitalismo, ressalvando certos papéis que o Estado deve desempenhar. Do ponto de vista político, o liberalismo tem como correlato a democracia política, que por sua vez implica uma pluralidade de partidos, o direito de votar e ser votado em eleições periódicas, limpas e livres, e o pleno acesso à informação, sem o qual o direito de votar perde o sentido.

   Suponhamos que você, leitor, é um antiliberal empedernido. Considerando certas alternativas – por exemplo, quem quer com amigos, fazer ou não fazer uma viagem – você prefere tomar logo suas decisões sem dar satisfação a ninguém ou acha que o Estado deve manter uma agência especializada em aconselhar os indivíduos?

    Você ganha cem milhões na Mega Sena. Sei que você não joga, mas suponhamos, só para argumentar. De uma hora para outra, você ficou rico, mas reprova o enriquecimento. Como vai se livrar dessa grana toda? A duras penas, depois de meditar muito, você resolve montar uma empresa? Mas, e o lucro? Você o aceita com naturalidade ou aceita só o suficiente para pagar os salários e cobrir os demais custos?

    [...]

(LAMOUNIER, Bolívar. Revista Isto É, ed. 2495.)

A respeito da construção do texto e dos argumentos, analise as afirmativas.

I - O texto, estruturado em cinco parágrafos, tem a conclusão expressa no último deles.
II - No primeiro parágrafo, o articulista deixa clara sua posição quanto à rejeição do liberalismo no Brasil.
III - O terceiro parágrafo, dedicado à conceituação do liberalismo, é dispensável, visto que apresentar conceito não constitui argumento.
IV - Desde o segundo parágrafo, o articulista inicia sua argumentação em favor de seu ponto de vista.
V - Nos parágrafos 4 e 5, são apresentados argumentos em forma de situações hipotéticas e questionamentos acerca de atitudes do leitor.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Eu entendo que ele inicia seu ponto de vista desde o primeiro parágrafo.

  • Percebe-se que o texto não tá em sua completude, ou seja, a marca "[...]" indica que foram ocultadas partes e uma delas, possivelmente, é a conclusão que fica, na maioria das vezes, no último parágrafo.

  • Não entendi o porquê da alternativa A está errada.

  • O autor ja inicia e concluiu a opinião no primeiro paragrafo, no ultimo ele usa um argumento que reforça a conclusão do inicio do texto, por isso o ultimo paragrafo não é indispensável, ai o erro da letra A

  •  Você ganha cem milhões na Mega Sena. Sei que você não joga, mas suponhamos, só para argumentar. De uma hora para outra, você ficou rico, mas reprova o enriquecimento. Como vai se livrar dessa grana toda? A duras penas, depois de meditar muito, você resolve montar uma empresa? Mas, e o lucro? Você o aceita com naturalidade ou aceita só o suficiente para pagar os salários e cobrir os demais custos?

    COMO SERIA ALGO EXPRESSO, SE TERMINA EM INTERREGOÇÃO ?

    AINDA TEM "[...]"

  • A conclusão não está no último parágrafo que nos foi apresentado e o texto continua além dele. Sabemos disso pela marca "[...]"

  • Parágrafo deve conter de 4 a 6 linhas.