Gab: E
Vamos as demais:
Xantofilas (originalmente filoxantinas) são pigmentos amarelos que formam uma das duas principais divisões do grupo carotenóide. O nome vem do idioma grego xanthos (ξανθός, "amarelo") e phyllon (φύλλον, "folha"), devido à formação de sua banda amarela visto no início de cromatografia dos pigmentos das folhas.
Queratina ou ceratina é uma proteína sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo.
A queratina é sintetizada pelos queratinócitos, células diferenciadas do tecido epitelial. Devido à sua estrutura tridimensional, essa proteína possui propriedades particulares como impermeabilidade à água, alto nível de resistência e elasticidade. A resistência, principalmente, está relacionada às ligações cisteídicas da cadeia.
A suberina é uma cera sintetizada pelas células do súber das plantas vasculares com crescimento secundário. É uma substância altamente hidrofóbica, impermeabilizando as células, protegendo assim o tronco.
A lignina é uma macromolécula tridimensional amorfa encontrada nas plantas terrestres, associada à celulose na parede celular cuja função é de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais.
Bons estudos!