SóProvas


ID
4048222
Banca
Aroeira
Órgão
Prefeitura de Palminópolis - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II
    "Tenerá era alto, de uma gordura desajeitada de distrofia glandular, e tinha uma cara enorme de índio tapuia, uma cara vincada e terrosa, de jenipapo maduro. Vestia-se com extravagância de apalache, andava sério e lento, apregoando o Correio do Sul ou algum avulso de propaganda de casa comercial. Afora isso pegava alguns cobres amestrando cães: ensinava um pobre vira-lata a sentar, deitar, carregar coisas, seguir as ordens do dono e até a dançar sobre as patas traseiras."
(BRAGA, Rubem. Lembrança de Tenerá. IN: Casa dos Braga. Rio de Janeiro: Record,1997.p.83.) 

Nos fragmentos: ...“tinha uma cara enorme de índio tapuia, uma cara vincada e terrosa, de jenipapo maduro” e “Afora isso pegava alguns cobres amestrando cães...” estão presentes, respectivamente, as figuras de linguagem: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Metáfora - é quando se faz uma comparação implícita em que uma característica de uma determinada coisa é atribuída a esse elemento metaforizado. "(...) tinha uma cara enorme de índio tapuia, uma cara vincada e terrosa, de jenipapo maduro"

    Metonímia - ela tem a ver com semelhanças. Ela ocorre quando se diz uma característica de algo para se remeter ao todo. Observe aqui que cobre remete a dinheiro “Afora isso pegava alguns cobres amestrando cães...”

    Paradoxo - quando há contradição lógica entre duas ideias na mesma frase. Por ex. "O amor é uma ferida que dói e não se sente"

    Anacoluto - é quando há uma alteração na estrutura da frase, a qual é interrompida por algum elemento inserido de forma "solta". Por ex.: “Umas carabinas que guardava atrás do guarda-roupa, a gente brincava com elas, de tão imprestáveis.”

    Personaficação - também prosopopéia, é atribuir qualidades e características humanas a objetos inanimados ou irracionais

    Litote - ela é utilizada muito na linguagem coloquial. Tem como função abrandar uma expressão por meio da negação do contrário. Por ex.: Eu não estou feliz com a notícia de hoje"

    Gradação - ou climáx, é uma figura de linguagem que propõe a organização das palavras de acordo com uma progressão (ascendente ou descendente) dos conceitos.

    Antítese - ela é parecida com o paradoxo, então cuidado. É o contraste que ocorre quando há o uso de palavras opostas para acentuar a expressividade do período. Por ex.: Não existiria som se não / Houvesse o silêncio / Não haveria luz se não / Fosse a escuridão / A vida é mesmo assim / Dia e noite, não e sim”