SóProvas


ID
404872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação aos antimicrobianos, julgue os itens subsequentes.

O uso inadequado de antimicrobiano de espectro muito amplo pode desequilibrar a microbiota e levar ao surgimento de super infecções por fungos e germes multirresistentes. No paciente neutropênico febril, deve-se optar pela antibioticoterapia de espectro limitado ao invés da de amplo espectro.

Alternativas
Comentários
  • O tratamento antimicrobiano empírico da neutropenia febril deve ser iniciado o mais breve possível, preferencialmente, dentro da primeira hora da suspeita clínica, caracterizando uma urgência médica. A coleta de culturas, caso não disponível de imediato, não deve retardar o início da terapia.

    A premissa de oferecer cobertura empírica inicial para bacilos gram-negativos provenientes de episódios de translocação bacteriana do trato gastrointestinal continua sendo bastante valorizada, apesar do aumento do isolamento de gram positivos nestes pacientes. Assim, a escolha de um agente anti-pseudomônico pela via endovenosa e em regime hospitalar consiste na abordagem terapêutica inicial. Cefepime, Piperacilina+Tazobactam ou um carbapenêmico (meropenem ou imipenem) são opções referendadas (A-I). Pacientes classificados como de baixo risco pelo índice MASCC podem receber a associação Amoxicilina/Clavulanato e Ciprofloxacina pela via oral em tratamento domiciliar.

  • Válido lembrar que neutrófilos são responsáveis por controle de infecção bacteriana. Se o paciente neutropenia (redução de neutrófilos no CS) não faz sentido usar um medicamento de espectro limitado. Eu preciso combater a infecção o mais rápido possível e de modo efetivo.

    Por esse motivo opta-se por um AB de amplo espectro.

    Afirmativa errada.