SóProvas


ID
404890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.

O sulfametoxazol com trimetoprima é um exemplo de interação farmacodinâmica em que a interação resultante é de sinergia.

Alternativas
Comentários
  • Propriedades Farmacodinâmicas: A associação sulfametoxazol+trimetoprima contém dois componentes ativos agindo sinergicamente pelo bloqueio sequencial de duas enzimas que catalisam estágios sucessivos da biossíntese do ácido folínico no microrganismo. Este mecanismo habitualmente resulta em atividade bactericida in vitro em concentrações nas quais as substâncias individualmente são apenas bacteriostáticas. Adicionalmente, a associação sulfametoxazol+trimetoprima é frequentemente eficaz contra organismos que são resistentes a um dos seus dois componentes. Por causa de seu mecanismo de ação, o risco de resistência bacteriana é minimizado. O efeito antibacteriano da associação sulfametoxazol+trimetoprima in vitro atinge um amplo espectro de organismos patogênicos Gram-positivos e Gram-negativos embora a sensibilidade possa depender da área geográfica em que é utilizado.

  • Interações farmacodinâmicas , são as que acontecem entre dois ou mais farmácos devidos aos mecanismos comuns e isolados de ação .

  • O efeito das duas drogas é sinérgico, pois atuam em passos diferentes da síntese do ácido tetra-hidrofólico (folínico), necessária para a síntese dos ácidos nucléicos. O sulfametoxazol inibe um passo intermediário da reação e o trimetoprim a formação do metabólito ativo do ácido tetra-hidrofólico no final do processo.

     

    Fonte: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo1/sulfonamidas2.htm#

     

    Resumindo: ambos atuam conjuntamente, em processos distintos, para um mesmo objetivo (interação sinérgica).

     

    GABARITO (CERTO)