SóProvas


ID
404902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao abuso de drogas, julgue os itens seguintes.

O dissulfiram bloqueia o metabolismo do álcool, resultando no acúmulo de acetaldeído, que produz reação de ruborização com a ingestão do álcool.

Alternativas
Comentários
  • O dissulfiram provoca extremo desconforto em pacientes que consomem bebidas alcoólicas. Esse fármaco tem pouco efeito como única medicação; entretanto, ocorrem rubor, cefaleia pulsátil, náuseas, vômitos, sudorese, hipotensão e confusão em poucos minutos após o consumo de álcool por um indivíduo em uso de dissulfiram. Os efeitos podem durar 30 minutos nos casos leves ou várias horas nos casos graves. O DISSULFIRAM ATUA AO INIBIR A ALDEÍDO-DRESIDROGENASE. POR CONSEGUINTE, O ÁLCOOL É METABOLIZADO NORMALMENTE, PORÉM OCORRE ACÚMULO DE ACETALDEÍDO (logo, está questão deveria ser anulada).

    O dissulfiram sofre absorção rápida e completa pelo trato gastrointestinal, entretanto é necessário um período de 12 horas para que ocorra sua ação integral. A taxa de eliminação é lenta, de modo que sua ação pode persistir por vários dias após a última dose.

    O dissulfiram inibe o metabolismo de muitos outros agentes terapêuticos, incluindo:

    - fenitoína;

    - anticoagulantes orais;

    - isoniazidas.

    O dissulfiram não deve ser administrado com medicações que contenham álcool, incluindo medicações vendidas sem receita médica.

    O dissulfiram pode provocar pequenas elevações nas provas de função hepática. Sua segurança durante a gravidez não foi demonstrada.

    Como a adesão à terapia com dissulfiram é baixa, e como as evidências de sua eficácia a partir dos estudos clínicos realizados são fracas, esse fármaco não é mais comumente usado.

    Farmacologia Básica & Clínica - 12ª Ed. 2014 - Bertram G. Katzung, Susan B. Masters, Anthony J. Trevor

  • O dissulfram bloqueia a oxidação do acetaldeído a ácido acético inibindo a aldeído-desidrogenase. Isso resulta no acúmulo do acetaldeído no sangue, causando rubor, taquicardia, hiperventilação e náusea.
     

  • Marquei errado pq ta incompleto...seguimos

  • DISCORDO DO GABARITO

    DISSULFIRAM Inibe a oxidação do acetaldeído (produto do metabolismo do álcool) e é por isso que a ingestão de álcool durante o tratamento com dissulfiram provoca uma incómoda e desagradável resposta (vómitos, cefaleias, dispneia, sudorese, precordialgias). Seu mecanismo de ação é devido à inibição da aldeído desidrogenase hepática.

    O acetaldeído é responsável pelos efeitos desagradáveis que persistem até que o álcool seja metabolizado, sem interferir na sua eliminação. O dissulfiram é absorvido e eliminado lentamente; os efeitos continuam até uma ou duas semanas depois de ingerida a última dose; não produz tolerância.

    FONTE: https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/dissulfiram/informacao-geral#:~:text=Seu%20mecanismo%20de%20ac%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,sem%20interferir%20na%20sua%20elimina%C3%A7%C3%A3o.