SóProvas


ID
404950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com respeito à fisioterapia em pacientes em estado crítico que
necessitem ou não de suporte ventilatório, julgue os itens
seguintes.

Um dos principais indicadores da necessidade de higiene brônquica em pacientes ventilados mecanicamente é a observação da onda em dente de serra gerada pela curva fluxo-tempo.

Alternativas
Comentários
  • Mais duas curvas de monitorização à beira do leito trazem também dados qualitativos sobre a mecânica pulmonar. São as curvas de pressão versus volume e de fluxo versus volume.
    A curva pressão versus volume dinâmica é muito útil para detecção de hiperinsuflação pulmonar por excesso de volume corrente. Ela mostrará, neste caso, uma pressão que ultrapassa o ponto de inflexão superior, mostrando um aumento na variação de pressão em relação ao volume, ou seja, uma queda da complacência ao final da expiração.
    Já a curva fluxo versus volume pode mostrar, como na curva fluxo versus tempo, obstrução ao fluxo aéreo pela presença de uma concavidade para baixo na alça expiratória.
    Além disso, a curva fluxo versus volume pode dar a dica da presença de secreções na árvore respiratória ou no tubo traqueal, mostrando oscilações do fluxo, dando um aspecto em dente de serra nas alças inspiratória e expiratória
  • em nenhum momento ela fala que essa é a unica maneira de verificar isso, mas apenas um dos principais indicadores.
    talvez o erro esteja em fluxo x tempo e deveria ser volume
  • Errada. Curva fluxo x volume.

  • fluxo x volume