SóProvas


ID
405037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando os aspectos patológicos, funcionais e de avaliação
do aparelho gênito-urinário de uma paciente com 62 anos de
idade que apresenta incontinência urinária, julgue os itens
seguintes.

A incontinência urinária por hiperfluxo caracteriza-se por perda involuntária de urina associada a uma forte sensação de urgência urinária.

Alternativas
Comentários
  • É caracterizada por qualquer perda involuntária ligada a distensão excessiva da bexiga, onde a urina fica acumulada e tem dificuldade para sair. Normalmente a pressão na bexiga se eleva ultrapassando a pressão uretral e a urina passa em pequenas quantidades, em geral por um movimento de esforço, ate que as pressões se igualem. Isso faz com que tenham um volume residual significativo elevando a pressão novamente. Esse tipo IU pode surgir devido um dano neurológico à inervação da bexiga, uma obstrução, prolapso, constipação (POLDEN e MANTLE, 2005).
  • Não concordo com o gab., não vejo o erro da questão uma vez que na incontinência urinária por hiperfluxo há uma perda involuntária de urina e uma urgência urinária. "A incontinência urinária por hiperfluxo pode ser definida como a distensão 
    excessiva da bexiga, apresentando uma variedade de sinais e sintomas, que inclui o 
    gotejamento freqüente ou constante, bem como sinais de incontinência urinária de 
    esforço e de urgência (SOUZA, 2002)." http://www.uva.br/sites/all/themes/uva/files/pdf/abordagem_fisioterapeutica_incontinencia_urinaria_de_esforco_na_mulher_idosa.pdf
  • ta falsa mas eh verdadeira
  • gabarito errado, a alternativa está correta.

  • O gabarito está correto e a assertiva está errada. A definição acima se refere à incontinência  urinária de urgência. Na IU  de hiperfluxo, a urina fica acumulada com dificuldade para sair, distendendo as paredes da bexiga (aumento da pressão vesical  sobre a pressão uretral), havendo perdas pequenas de urina (até as pressões se igualarem). Não há sensação de urgência urinária.

    "A IU  de hiperfluxo é caracterizada por qualquer perda involuntária ligada a distensão excessiva da bexiga, onde a urina fica acumulada e tem dificuldade para sair. Normalmente a pressão na bexiga se eleva ultrapassando a pressão uretral e a urina passa em pequenas quantidades, em geral por um movimento de esforço, ate que as pressões se igualem. Isso faz com que tenham um volume residual significativo elevando a pressão novamente. Esse tipo IU pode surgir devido um dano neurológico à inervação da bexiga, uma obstrução, prolapso, constipação (POLDEN e MANTLE, 2005)"

  • O que eu entendo é que o erro está na palavra hiperfluxo, pois se há urgência vc faz xixi em gotejamentos, logo seria hipofluxo.