SóProvas


ID
4056937
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A anemia é, atualmente, um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalência. Estima-se que, aproximadamente, 90% de todos os tipos de anemias no mundo ocorram por causa da deficiência de ferro. Em relação a esse tipo de anemia, analise as assertivas abaixo:

I. São grupos de risco os indivíduos que se encontram com as necessidades de ferro elevadas, em função da rápida expansão do volume plasmático e pelo crescimento acentuado dos tecidos, como crianças menores de dois anos, adolescentes e gestantes.
II. A anemia por deficiência de ferro é causada pelo desequilíbrio entre a absorção e as necessidades orgânicas desse mineral, decorrente, dentre outros, da alta ingestão de alimentos com fatores inibidores da absorção do ferro dietético, ou seja, que prejudicam a biodisponibilidade do ferro.
III. Dentre as consequências da anemia por deficiência de ferro, está o comprometimento do desenvolvimento motor e da coordenação, prejuízo do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem, alterações de comportamento (fadiga, desatenção, insegurança) e diminuição da atividade física.
IV. A utilização de suplementação medicamentosa com sais de ferro para prevenir e tratar a anemia é um recurso tradicional e amplamente utilizado, sendo a forma oral de administração a preferencial.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Adolescentes não são grupo de risco para deficiência de Fe

  • Grupo de risco para o desenvolvimento de anemias carenciais: Gestantes, Mulheres em idade reprodutiva e crianças menores de 5 anos.

  • QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO PARA ANEMIA POR DEFICIÊNCIA DE FERRO?

    – Indivíduos que se encontram com as necessidades de ferro elevadas, em função da rápida expansão do volume plasmático e pelo crescimento acentuado dos tecidos, como:

    crianças menores de dois anos;

    gestantes.

    A fonte da resposta é o caderno de atenção básica do SUS, base para formulação dessa questão.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_carencias_micronutrientes.pdf

    Pg. 38