SóProvas


ID
4056967
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Recentemente, na greve dos caminhoneiros no Brasil, vimos a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), criada para atuar nos estados em situação de emergência. No Segundo Reinado (1840-1889), tivemos também a criação da Guarda Nacional Brasileira. Analise as assertivas abaixo no que diz respeito ao objetivo da Guarda Nacional:

I. No segundo Reinado, ao ser reformada a Guarda Nacional, reforçou-se o processo de centralização política do Império, pois sua função era manter a ordem, a defesa dos grupos dominantes, enquanto o exército garantia as fronteiras e a estabilidade do país.
II. A Guarda Nacional e o exército brasileiro tiveram a mesma função nesse período histórico: manter a ordem do país, defendendo as classes menos privilegiadas.
III. Na realidade, nesse período histórico, (Segundo Reinado), em cada capital da província, existia um chefe de polícia, que era nomeado pelo ministério da justiça, portanto, a reformulação da Guarda Nacional objetivou diminuir a concorrência entre o exército. Entretanto, sua função de maior atribuição foi defender a manutenção da ordem e a defesa da elite política dominante do momento.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra D

    Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pública.

    Para formar esse novo braço armado, as autoridades oficiais estipularam que todo o brasileiro, entre 21 e 60 anos de idade, que tivesse amplos direitos políticos, deveria compor os quadros dessa instituição. Ao limitá-la somente aos chamados “cidadãos ativos” (eleitores e elegíveis), o governo excluía qualquer possibilidade de participação de pessoas de origem popular. De fato, temos aí um claro indício de quais interesses a Guarda Nacional deveria verdadeiramente assegurar.

    Outro fator que comprova tal perspectiva pode ser visto na maneira pela qual os quadros dirigentes dessa mesma instituição eram estipulados. A maioria esmagadora dos dirigentes da Guarda comprava o seu título de “coronel” junto ao Estado Brasileiro. Com isso, vários proprietários de terra adquiriram esta patente e foram responsáveis pela organização local das milícias que deveriam, teoricamente, apenas manter a ordem.

    Na prática, os membros da Guarda Nacional representaram mais uma situação histórica marcada pelo abuso das instituições públicas para fim estritamente particulares. Com o passar do tempo, os “coronéis” valiam-se de suas tropas armadas para simplesmente preservar seus interesses econômicos e políticos pessoais. Além disso, serviram como severo instrumento de repressão contra uma população que não se via representada no mando de líderes políticos oriundos das elites.

  • não sabia se a 2 estava correta, mas pensei da seguinte forma, se a função da Guarda Nacional fosse a mesma do exercito, pra que essa diferenciação