-
Na pesquisa qualitativa alguns cientistas optam pelo método clínico, procurando descrever o homem em um dado momento, em uma dada cultura. O objeto da pesquisa e o sujeito-observador não são um dado inerte e neutro. A abordagem qualitativa na pesquisa parte do fundamento de que há uma relação entre o sujeito e o mundo real dando significado a suas ações. A que tipo de modelo de pesquisa esta corrente se posiciona de forma contrária quando adota métodos e técnicas diferentes? Ao modelo experimental.
-
"A dimensão ideológica se relaciona às escolhas do pesquisador. Quando definimos o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar, estamos fazendo escolhas que são, mesmo em última instância, ideológicas. A neutralidade da investigação científica é um mito. Não estamos, é certo, nos referindo a uma visão maniqueísta, onde o pesquisador reconstrói a realidade com "segundas intenções políticas". Estamos, sim, falando de uma característica intrínseca ao conhecimento científico: ele é sempre histórico e socialmente condicionado. O pesquisador opera escolhas (mesmo sem ter a percepção clara disto), tendo como horizontes sua posição social e a mentalidade de um momento histórico concreto." (Mynaio, 2001)
-
Na pesquisa qualitativa NÃO HÁ NEUTRALIDADE, sujeito e objeto se relaciona dialéticamente.
-
GABARITO: ERRADO
→ Na pesquisa qualitativa, o objeto pesquisado é inerte e neutro.
→ O objeto pesquisado está em constante modificação, não é neutro e sim dinâmico, em constante modificação.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Cespe 2011
Na pesquisa qualitativa, exige-se distanciamento do pesquisador do objeto de pesquisa para garantir neutralidade e cientificidade. Errado