SóProvas


ID
4063876
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:


Em 8 de novembro de 1799, quatro homens foram enforcados e esquartejados em praça pública na cidade de Salvador. Condenados por conspirarem contra a Coroa de Portugal, os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira, e os soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga participaram do movimento, que ficou conhecido como Conjuração Baiana, ou Conjuração dos Alfaiates. Era o fim de um processo deflagrado no ano anterior, quando, em 12 de agosto, a população de Salvador fora convocada, por panfletos afixados em locais públicos da cidade, para uma “revolução”, que instituiria uma “república democrática” no Brasil.

(VALIM, Patrícia. O preço da Liberdade. (2007). Revista de História. Disponível em: . Acesso em 18 set. 2014, às 14h44)


Sobre a Conjuração Baiana e outros movimentos sociais no Brasil em fins do século XVIII é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a Conjuração baiana, conhecida também como Conjuração dos Alfaiates, reclamava, dentre outras coisas, pelo fim da ordem escravista na colônia.

  • A letra B esta correta mas qual o erro da A?

  • Lazaro Mendes de Oliveira, a Conjuração Baiana nao tinha ideias de um separatismo "radical" da coroa.

  • BIZU: A Inconfidência Mineira não foi um movimento abolicionista

  • Acredito que um dos Erros da C é que na alternativa diz: ...severa punição a todos os envolvidos.

    Quando na verdade a Elite teve punições mais brandas e alguns até absolvidos...

    Isso serve pra alternativa D também.

  • Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

  • Qual o sentido das pessoas replicarem, nos comentários, a resposta certa? kkkk, rindo sem entender.

  • Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial. Foram por esses pontos que os revoltosos lutaram na Bahia.

    Fonte: Infoescola

  • a A não tem erro, revolução separatista é revolução separatista, uai! Só por que colocaram ''radical'' estaria errada? não tem nem lógica, passível de anulação.

  • Qual o erro da alternativa A ?