SóProvas


ID
4065202
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia da participação consolida-se na prática do assistente social, a partir das propostas de Desenvolvimento de Comunidade (DC), sob a influência da ideologia desenvolvimentista. Essa proposta é difundida no continente latino-americano nos marcos das estratégias expansionistas do capitalismo. A ideologia desenvolvimentista vincula-se a uma concepção fundada na teoria da modernização, que explica o subdesenvolvimento como um estágio de transição entre tempos históricos distintos. Sob a influência da ideologia desenvolvimentista modernizadora, a participação redimensiona-se para além de uma atitude inerente ao processo de ajuda, constituindo-se uma esfera programática da intervenção profissional nas

Alternativas
Comentários
  • relações sociais.

  • Falou em CAPITALISMO e INTERVENÇÃO PROFISSIONAL, liguei a Relações Sociais.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Pedagogia da Participação como Prática do Assistente Social

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Em uma abordagem mais tradicional, a Pedagogia da Participação pode ser entendida como uma prática que visa auxiliar o educando a alcançar objetivos instrucionais por meio da participação. O estudante ajuda e é ajudado para o alcance de propósitos educacionais. Nesse sentido, um dos profissionais que atua nessa seara é o Assistente Social. Desse modo, o Assistente Social, considerando a ideia tradicional de Pedagogia da Participação, ajuda o aluno – dentro das competências da Assistência Social – a desenvolver habilidades bloqueadas em virtude de circunstâncias inerentes ao aluno. Tratava-se, portanto, de auxílio em questões individuais, situações emergenciais, a partir de estruturas já consolidadas em relação ao educando.

    Entretanto, o entendimento acima expresso, considerado o desenvolvimento da sociedade moderna, foi progressivamente ganhando outros contornos. Pois a atuação do Assistente Social passa a ir além de uma atitude de ajuda (direcionada especificamente ao aluno), tornando-se uma esfera programática de intervenção profissional nas relações sociais, vale dizer, redirecionou sua atenção do aspecto individual para o coletivo/social.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no exposto, podemos concluir que a única alternativa correta é a “letra A": relações sociais.

    A “letra B" está errada porque o termo Políticas Públicas abarca um conceito mais amplo, podendo abranger diversas áreas que vão além da atuação do Assistente Social. As “letras C, D e E" estão relacionadas a uma ideia tradicional, que não se enquadra com o contexto cobrado pela questão.


    Gabarito do Professor: Letra A.