SóProvas


ID
4065430
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à preparação da amostra e à realização do exame conhecido como urina tipo I ou sumário de urina ou EAS (elementos anormais e sedimento).

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA; B) ERRADA: A análise físico-química deve ser realizada sempre ANTES da centrifugação devido o processo de sedimentação dos elementos urinários após centrifugação interferirem na análise principalmente da fita que indica a densidade; C) ERRADA: Em caso de teste confirmatório para nitrito positivo, recomenda-se leitura microscópica de bactéria ou ainda posterior cultura bacteriana e não determinação quantitativa de proteinúria, uma vez que presença de nitrito positivo na fita é indicativo de bactérias conversoras de nitrato em nitrito; D) ERRADA: O tempo de leitura da fita após imersão vai depender do fabricante podendo variar de 30 a 120 segundos para cada analito. A imersão e submersão da fita ocorre de forma imediata; E) ERRADA: Normalmente não utiliza-se lugol na alíquota urinária na câmara de neubauer, lugol é comumente utilizado em análise parasitológica de fezes, para análise urinária utiliza-se somente o sedimento urinário (aproximadamente 1 gota) e lamínula. A depender do POP do laboratório.
  • até onde sei Conselheiros (as) são remunerados:

    Art. 134. Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a: 

    I - cobertura previdenciária; 

    II - gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal; 

    III - licença-maternidade; 

    IV - licença-paternidade; 

    V - gratificação natalina. 

    Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar.

    Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares.