SóProvas


ID
4065958
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O comércio internacional tem apresentado crescimento acelerado desde as duas últimas décadas do século XX, concentrando ainda mais os fluxos de riqueza em alguns países. De um modo ou de outro, os países integraram-se em busca de vantagens em um mundo marcado pela divisão internacional do trabalho. Sobre esse tema, assinale o que for correto

Atualmente, tem-se estabelecido entre os países uma nova Divisão Internacional do Trabalho, destacando-se três grupos de países: os industrializados centrais, os industrializados semiperiféricos (também chamados de emergentes) e as economias periféricas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO- destacando-se três grupos de países: os industrializados centrais, os industrializados semiperiféricos (também chamados de emergentes) e as economias periféricas.

    Nova DIT, anos 70: as multinacionais dos países desenvolvidos mandam suas empresas para os subdesenvolvidos. Isso gera a desconcentração industrial, pois os custos nos países subdesenvolvidos são menores, motivos para isso: mão de obra barata, incentivos fiscais, leis ambientais/trabalhistas fracas. 

    • Países desenvolvidos: enviam capital (empréstimos para os emergentes e subdesenvolvidos- Royalties: aluguel de tecnologia (FMI)) e alta tecnologia para os emergentes e subdesenvolvidos. 
    • Países emergentes: manufaturas com baixa tecnologia (industrias) e comodities. 
    • Países subdesenvolvidos: comodities. 
    1. Exemplo: tigres asiáticos (na sua antiga configuração) que produzem para exportar (plataforma de exportação) 

  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

     A transição de um Brasil agrário para um país urbano foi uma consequência direta do processo de industrialização que tomou grande impulso na década de 30 do século passado, durante o governo de Getúlio Vargas.

    [...]

    HISTÓRIA

    O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.

    Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.

    [...]

    HOJE EM DIA

    Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global.

    • Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.

    O país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.

    [...]

    QUESTÕES:

    Quanto mais tecnologia de ponta, entre ela as máquinas, menos empregos são gerados no setor secundário (industrial), além disso, o setor dominante nos últimos anos é o Terciário (Comércio e Serviços). CERTO ☑

    R: No Brasil, NÃO há grande variedade no desenvolvimento de patentes que envolvem tecnologia de ponta e, mesmo que tivesse, isso NÃO geraria mais empregos no setor industrial, muito pelo contrário!

    [...]

    ↳ Um dos fatores que promoveram a concentração espacial foi a disponibilidade de capitais financeiros fornecidos pela cafeicultura. CERTO ☑

    R: O desenvolvimento do complexo cafeeiro em São Paulo lançou as bases para a industrialização do país e para a concentração industrial no Sudeste, sobretudo em São Paulo. O capital gerado pelo café foi investido em infraestrutura, indústrias e ferroviais. Com o fortalecimento econômico, bancos ligados ao sistema global se instalaram na região.

    Com o tempo, a região tornou-se o polo da economia do país e o estado de São Paulo, o polo da economia regional. O estado cresceu em um ritmo muito mais rápido do que os demais, o que promoveu a concentração espacial da indústria brasileira no Sudeste.

    [...]

    ↳ O espaço geográfico urbano, nos centros industriais, caracterizou-se por uma nítida segregação socioespacialCERTO ☑

    R: Segregação socioespacial refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. Estes se concentram muitas vezes em aglomerados subnormais (Favelas)

    • Ex: (RJ) Copacabana x Roçinha

    [...]

    Logo, Gabarito: Certo.

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Mundo Educação; Questões da CESPE; Colegas do QC.