SóProvas


ID
4067890
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 7º Distrito Naval
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Como se denominou a primeira sublevação ocorrida do período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em 1835 com a ocupação da capital da província, Belém?

Alternativas
Comentários
  • Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará 

    LETRA - D

    O NÃO VOCÊ JÁ TEM ! BORA PRA CIMA !

  • RESPOSTA - D

    Balaiada é no nome pelo qual ficou conhecida a importante revolta que se deu no Maranhão do século XIX. É mais um capítulo das convulsões sociais e políticas que atingiram o Brasil no turbulento momento que vai da independência do Brasil à proclamação da República.

    Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório, tendo ocorrido de 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838. Ocorreu na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva.

    Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolta dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, foi uma das revoltas provinciais que aconteceram no território brasileiro durante o . Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração (10 anos), e, além disso, foi uma das que apresentaram maior ameaça à integridade territorial brasileira.

    Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. A rebelião tinha como objetivo a independência da região. Nos anos de 1835-1840, o Império do Brasil vivia o período regencial. Dom Pedro I havia abdicado em favor do seu filho que tinha apenas cinco anos. Por isso, foi instituída a regência para governar o país. Contudo, várias províncias não estavam satisfeitas com o poder centralizado e desejavam ter mais autonomia. Algumas, inclusive, queriam separar-se do Império do Brasil. Insurreições como a Farroupilha, Balaiada e Sabinada, explodiram em todo território brasileiro.

    A província do Grão-Pará compreende os atuais estados de Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia. O Grão-Pará tinha mais contato com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Por isso, foi uma das últimas a aceitar a Independência, só fazendo parte do Império brasileiro em 1823.

    A Revolta da Cabanagem teve um alcance considerável e se espalhou pelos rios Amazonas, Madeira, Tocantins e seus afluentes.

    Curiosamente, o nome deste movimento é um termo pejorativo e se refere às habitações típicas da província, construídas como "cabanas" ou "palafitas".

    Batalha dos Guararapes foi um confronto militar que ocorreu no âmbito da  da independência de Portugal face à Espanha, levando as tropas portuguesas a recuperar os territórios ultramarinos (coloniais) que haviam sido ocupados pelos holandeses durante o domínio espanhol, tal como o Nordeste do Brasil e o Litoral de Angola e Timor por exemplo.

  • principais guerras que ocorreram no período regencial:

    Cabanagem (1835 - 1840) no Pará - o povo se revoltou contra o presidente da província, unindo-se aos fazendeiros e comerciantes, porém, estes queriam apenas participar da administração local, já o povo, vivia na miséria em pobres cabanas construidas às margens dos rios - por isso receberam o nome de cabanos.

    Sabinada (1837 - 1838) na Bahia - foi uma revolta militar apoiada pelas camadas médias da população, onde os militares se revoltaram contra o governo devido ao baixo salário, e também por querer enviá-los para até o sul do país, onde acontecia a Guerra dos Farrapos.

    Balaiada (1838 - 1841) no Maranhão - Neste conflito, três classes sociais (os vaqueiros, os fazedores de balaio - que originou o nome da revolução - e os escravos, se revoltaram contra as explorações dos proprietários rurais e pelos comerciantes, que controlavam o governo local.

    Guerra dos Farrapos (1835 - 1845) no Rio Grande do Sul - os farroupilhas ou revoltosos, queriam reformas econômicas, políticas e sociais para as províncias do Estado, já que estes eram muito prejudicados no comércio local, devido as políticas impostas pelo governo. Estes liderados pelo comandante Bento Gonçalves, conseguiram tomar o poder, e avançar para Santa Catarina, onde foram ajudados pelo italiano Giuseppe Garibaldi e sua esposa Anita Garibaldi, a tomar o poder local.

    Revolta dos Males foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.