Ativo Circulante
I-Caixa
- Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para ser considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor
II-Banco
-PECL duvidoso é redutora da conta disponibilidade
III-Estoque
- Quando o valor de mercado dos estoques de mercadorias for inferior ao seu custo de aquisição, o valor líquido realizável será apurado pela diferença entre o preço de venda e as despesas estimadas com a venda e o respectivo recebimento.
- Uma mercadoria cujo custo de aquisição não possa ser mais recuperável deve ser mensurada a valor realizável líquido até a sua venda definitiva
IV-Despesa Antecipada
-Prêmios de seguro
-Aluguel pago antecipadamente
-Assinaturas de periódicos e anuidades
-Juros sobre descontos de duplicatas: é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. ... Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
-Deverão ser classificados no Ativo Circulante as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Ativo não Circulante
I-Realizável a longo Prazo
II- Investimento
III-Imobilizado
IV-Intangível: o presente Pronunciamento aplica-se a gastos com propaganda, marcas, patentes, treinamento, início das operações (também denominados pré-operacionais) e atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Observações de contas de Ativo.
-INVESTIMENTOS EM COLIGADAS
-Depreciação Acumulada de Máquinas e Equipamentos Retificadora do ativo (Conta que sempre aparece nas provas)
-Participações em Coligadas
-Perda Estimada com Créditos de Liquidação Duvidosa– Curto Prazo Retificadora do ativo
-Prêmios de Seguro a Apropriar – Curto Prazo
-Clientes
-Em regra, Empréstimos a diretores é AÑC REALIZÁVEL A LP. Adiantamentos para Aumento de Capital Empréstimo a sócio Importante independente dos meses mesmo que seja menos de um ano será classificado como ativo não circulante.
Classificação do Balanço Patrimonial
☂ patrimônio líquido,
☂ ativo circulante,
☂ passivo não circulante e circulante,
☂ imobilizado, intangível e investimentos (grupos do Ativo não circulante).
Sobre INVESTIMENTO
-Valorização de capital;
-Não destinado para a manutenção da atividade da companhia.
-IMOBILIZADO
-Destinado a manutenção da atividade da companhia.
-Ativo Não Circulante
A alternativa correta é a letra “a”, que afirma que somente o item I está correto. O gabarito da questão pode ser encontrado no art. 179 da Lei n. 6.404/76. Faço aqui a análise de item por item.
Item I: correto. Literalidade do art. 179, I, da Lei n. 6.404/76: “no ativo circulante – as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte”.
Item II: errado. O que torna o item errado é a sua parte final. Em vez de “(...) desde que constituam negócios relacionados ao objeto da companhia”, o art. 179, II, da Lei n. 6.404/76 fala “(...) que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia”.
Item III: errado. Trata-se do conceito de ativo imobilizado, não de investimentos. Fundamento: art. 179, IV, Lei n. 6.404/76.