SóProvas


ID
4068394
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Lei nº 6.404/1976, os elementos do Ativo e Passivo no Balanço Patrimonial deverão ser avaliados de acordo com alguns critérios. Dadas as afirmativas,


I. O ativo circulante deverá conter as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

II. O ativo realizável a longo prazo deverá registrar os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, desde que constituam negócios relacionados ao objeto da companhia.

III. Deverão ser registrados no grupo de Investimentos os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.


Verifica-se que está(ão) correta(s) 

Alternativas
Comentários
  • Ativo Circulante

    I-Caixa

    - Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para ser considerada equivalente de caixa, uma aplicação financeira deve ter conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa e estar sujeita a um insignificante risco de mudança de valor

    II-Banco

    -PECL duvidoso é redutora da conta disponibilidade

    III-Estoque

    - Quando o valor de mercado dos estoques de mercadorias for inferior ao seu custo de aquisição, o valor líquido realizável será apurado pela diferença entre o preço de venda e as despesas estimadas com a venda e o respectivo recebimento.

    - Uma mercadoria cujo custo de aquisição não possa ser mais recuperável deve ser mensurada a  valor realizável líquido até a sua venda definitiva

    IV-Despesa Antecipada 

    -Prêmios de seguro

    -Aluguel pago antecipadamente

    -Assinaturas de periódicos e anuidades

    -Juros sobre descontos de duplicatas: é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente. ... Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

    -Deverão ser classificados no Ativo Circulante as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

    Ativo não Circulante

    I-Realizável a longo Prazo

    II- Investimento 

    III-Imobilizado

    IV-Intangível: o presente Pronunciamento aplica-se a gastos com propaganda, marcas, patentes, treinamento, início das operações (também denominados pré-operacionais) e atividades de pesquisa e desenvolvimento.  

    Observações de contas de Ativo. 

    -INVESTIMENTOS EM COLIGADAS

    -Depreciação Acumulada de Máquinas e Equipamentos Retificadora do ativo (Conta que sempre aparece nas provas)

    -Participações em Coligadas

    -Perda Estimada com Créditos de Liquidação Duvidosa– Curto Prazo   Retificadora do ativo

    -Prêmios de Seguro a Apropriar – Curto Prazo

    -Clientes 

    -Em regra, Empréstimos a diretores é AÑC REALIZÁVEL A LP. Adiantamentos para Aumento de Capital Empréstimo a sócio   Importante independente  dos meses mesmo que seja menos de um ano será classificado como ativo não circulante.

    Classificação do Balanço Patrimonial

    ☂ patrimônio líquido,

    ☂ ativo circulante,

    ☂ passivo não circulante e circulante,

    ☂ imobilizado, intangível e investimentos (grupos do Ativo não circulante).

    Sobre INVESTIMENTO 

    -Valorização de capital;

    -Não destinado para a manutenção da atividade da companhia.

    -IMOBILIZADO

    -Destinado a manutenção da atividade da companhia.

    -Ativo Não Circulante 

  • A alternativa correta é a letra “a”, que afirma que somente o item I está correto. O gabarito da questão pode ser encontrado no art. 179 da Lei n. 6.404/76. Faço aqui a análise de item por item.

    Item I: correto. Literalidade do art. 179, I, da Lei n. 6.404/76: “no ativo circulante – as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte”.

    Item II: errado. O que torna o item errado é a sua parte final. Em vez de “(...) desde que constituam negócios relacionados ao objeto da companhia”, o art. 179, II, da Lei n. 6.404/76 fala “(...) que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia”.

    Item III: errado. Trata-se do conceito de ativo imobilizado, não de investimentos. Fundamento: art. 179, IV, Lei n. 6.404/76.