SóProvas


ID
407131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca das informações obtidas na avaliação da função da orelha média através da imitanciometria para diferenciar perdas auditivas periféricas de perdas auditivas centrais, julgue os itens a seguir.

A pesquisa dos reflexos em lesão de tronco cerebral tem como característica a ausência de reflexos contralaterais e a presença dos ipisilaterais.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa do reflexo, utilizando-se o mesmo ouvido como via aferente e eferente, denomina-se ipsi-lateral, enquanto que quando empregamos um ouvido aferente ( lado do fone) e outro eferente (lado da sonda), do lado oposto como indicador, denominamos de contra-lateral.

    Os autores verificaram que em lesões na altura do tronco cerebral as vias cruzadas se encontram comprometidas. Deste modo não encontramos os reflexos quando pesquisados pelo estimulo contralateral e os mesmos encontram-se presentes quando utilizados os estímulos ipisi-lateral.

  • Nos indivíduos que apresentam reflexo acústico contralateral ausente e ipsilateral presente, suspeita-se de lesão no tronco encefálico devido a problemas no cruzamento das fibras nervosas que compõem o arco reflexo estapediano. Por isso, a importância de pesquisarmos o reflexo acústico ipsilateral, quando o contralateral estiver ausente em uma ou mais das frequências testadas.

    FONTE: http://arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port_print.asp?id=187