SóProvas


ID
4071493
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A doença de Wilson é um distúrbio autossômico recessivo causado por mutações no gene ATP7B, uma ATPase transportadora de cobre ligada à membrana. As manifestações clínicas resultam dos efeitos tóxicos do cobre e afetam, basicamente, o fígado e o cérebro. Em relação ao tratamento da doença de Wilson, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Para a terapia clínica inicial dos pacientes com descompensação hepática, recomenda-se um agente quelante mais zinco.

( ) Para os pacientes com hepatite ou cirrose, porém sem evidência de descompensação hepática ou sintomas neurológicos/psiquiátricos, o zinco é a terapia de escolha, embora alguns autores considerem a terapia com trientina.

( ) As pacientes grávidas não devem ser tratadas com zinco ou trientina.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gestantes portadoras da DW PODEM (!!!) ser tratadas com zinco ou trientine durante a gravidez, mas a intensidade do tratamento deve ser rigorosamente monitorada (ver adiante), uma vez que a carência de cobre possui efeitos teratogênicos.

    O que pode ter efeito teratogênico NÃO É O TRIENTINE NEM O ZINCO, mas a possível consequência da exagerado, ou seja, a carência de cobre.