SóProvas


ID
4072522
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.C., 48 anos, sexo feminino, renal crônica submetida à hemodiálise intermitente ambulatorial há dois anos, foi internada com diagnóstico de pneumonia lobar. Ao realizar o exame físico da paciente, o enfermeiro constatou que a paciente portava fístula arteriovenosa já maturada no antebraço esquerdo. Frente a essa situação, ao prestar assistência de enfermagem, o enfermeiro deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • Dentre outros cuidados orientados aos pacientes, destacam-se: manter o acesso venoso limpo para evitar infecções, evitar o uso do braço da fístula para verificação da pressão arterial ou para coleta de sangue, evitar dormir sobre o braço da fístula, higienizar adequadamente o braço ao chegar no local da sessão e manter o curativo após a sessão de hemodiálise no tempo orientado pela equipe de enfermagem. ⠀

  • O paciente deve ser orientado pela enfermagem e necessita implementar alguns cuidados com a fístula, entre os quais, podemos citar: realizar exercício diário de compressão com bola de borracha por quinze minutos três vezes ao dia ajuda a manter a fístula em funcionamento; observar qualquer alteração no local da fístula, como calor, dor, eritema, e edema, apalpação e percepção do frêmito (vibração perceptível decorrente da mistura do sangue arterial com o sangue venoso), qualquer anormalidade deve ser comunicada as equipes médica e de enfermagem; evitar punções venosas e verificação da pressão arterial no braço da fístula; evitar verificar pressão arterial nesse membro, dormir sobre o braço do acesso e qualquer compressão, não deve remover ou permitir a remoção de pelos e crostas formada na região da fístula. (MANIVA, 2009; FERMI, 2011).

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre exame físico ao paciente renal crônico submetida à hemodiálise intermitente ambulatorial com fístula arteriovenosa.

    A) Incorreto. A coleta de sangue nunca deve ser realizada por punção na fístula arteriovenosa, uma vez que essa é via exclusiva para realização de dialise.

    B) Correto. O membro superior esquerdo não deve ser utilizado para a mensuração da pressão arterial, para não afetar o funcionamento da fistula.

    C) Incorreto. Finalizada a sessão de hemodiálise, não é necessário fazer curativo compressivo no local da punção. É necessário aguardar hemostasia e avaliar após retirada da agulha. 

    D) Incorreto. A ausência de frêmito palpável no local de acesso venoso para a hemodiálise significa que o fluxo sanguíneo está anormal e a fistula necessita de intervenção cirúrgica para verificar possibilidade de retornar o funcionamento.

    E) Incorreto. Não há indicação que o membro superior esquerdo sempre deve ser mantido abaixo do nível do coração. Isso não interfere no funcionamento da fistula.

    Resposta do Professor: B.


  • BBBBBBB