Questão retirada do Livro de Administração do Chiavenato, Adm. Geral e Pública, p. 318-319:
"Além do mais, a organização - como um sistema aberto - precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência, a saber:
a. Homeostasia. É a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo inalterado o seu status quo interno.
b. Adaptabilidade. É a mudança do sistema no sentido de ajustar-se aos padrões requeridos em sua interação com o ambiente externo, alterando o seu status quo interno para alcançar um equilíbrio frente a novas situações."
Esse é justamente o teor da alternativa C, que é o GABARITO.
Quanto às outras assertivas:
a) Errada: variáveis conhecidas e controláveis não combinam muito com o que a questão aborda, que é o ambiente externo, com muitas variáveis desconhecidas e não controláveis;
b) sistema aberto determinístico não existe, não é mesmo?! (vide comentário anterior)
d) sempre evitar a permeabilidade da organização é o mesmo que isolá-la do mundo, o que não faz sentido; e
e) creio que resiliência não significa o mesmo que adaptabilidade, o que torna a assertiva não correta, apesar de que acredito que a resiliência pode ajudar a empresa no contexto geral.
a. Homeostasia. É a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo inalterado o seu status quo interno.
b. Adaptabilidade. É a mudança do sistema no sentido de ajustar-se aos padrões requeridos em sua interação com o ambiente externo, alterando o seu status quo interno para alcançar um EQUILIBRIO frente a novas situações."
creio que haja um equivoco, visto que as palavras podem não ser sinônimas, mas dizer que são antagônicas? Mais correto seria dizer que são complementares.