SóProvas


ID
4074700
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Joana, 63 anos, foi encaminhada para a clínica de fisioterapia com queixa de incontinência urinária. Refere urgência para ir ao banheiro, acompanhada de perda urinária, fato que a deixa muito incomodada. Relata intervalos médios de 45 minutos entre as micções diurnas. Apresenta alteração do sono em função da necessidade de levantar à noite para urinar. Ao exame, o fisioterapeuta identificou força 3 da musculatura de assoalho pélvico na Escala de Oxford, com PERFECT 3/5/5/4. Como fisioterapeuta de Joana, qual seria a melhor conduta?

Alternativas
Comentários
  • os artigos publicados apresentam baixo nível de evidência e que a EE não apresenta melhores resultados que a cinesioterapia para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

    Indicação de ELETROESTIMULAÇÃO : A EE é indicada para pacientes com IUE, pois promove contração do AP em pacientes incapazes de realizá-la voluntariamente13. Este tratamento também é efetivo, minimamente invasivo e os seus efeitos colaterais são raros

    Artigo : Eletroestimulação intravaginal para o tratamento da incontinência urinária de esforço: revisão sistemática 

    a letra A tbm está correta.

    OBS: em nenhum momento fala que a paciente é incapaz de contrair, ou seja, pra mim, ela pode usar cone e fazer cinesio .

    Grau de força 3 é moderado - sustentada por 3 segundos !.

  • Para o tratamento da IUU é recomendada frequência baixa de estímulo, particularmente de 10Hz . Isso se deve ao fato de o principal objetivo ser de inibição do detrusor e não de reforço muscular.