SóProvas


ID
407611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos modelos de gestão das organizações
contemporâneas que emergem no cenário global, julgue os itens
a seguir.

O mapeamento dos pontos fortes e fracos das organizações e dos seus concorrentes é instrumento básico para a eficácia da gestão estratégica.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Tratase
    de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.

    Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão (DAYCHOUW, 2007).

    A analise da Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho organizacional.
    http://www.aedb.br/seget/artigos11/26714255.pdf




    análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de
    ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma
    organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa
    no ambiente em questão (DAYCHOUW, 2007).
    A analise da Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é
    através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e
    fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma
    com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e
    melhor o desempenho organizacional.  
  • Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.


    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.


  • O mapeamento dos pontos fortes e fracos das organizações e dos seus concorrentes é instrumento básico para a eficácia da gestão estratégica. Resposta: Certo.

    Comentário: o "E" é uma conjunção aditiva e nessa situação o mapeamento dos concorrentes realmente é básico para a gestão estratégica de uma organização.