SóProvas



Questões de Planejamento Estratégico, Tático e Operacional


ID
14761
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento de recursos humanos a relação entre o número de horas perdidas e o número de horas planejadas para o processo produtivo denomina-se índice de

Alternativas
Comentários
  • índice de absenteísmo (ausências no trabalho): mede a diminuição da carga total de horas de trabalho
  • Engraçado essas questões, o item c) produtividade, pode induzir o candidato ao erro, pois a falta ao trabalho dos empregados (absenteísmo) influi diretamente na produtivaidade da empresa.
  • QUESTÃO CAPCIOSA QUE REQUER INTERPRETAÇÃO HOLISTICA DO CANDIDATO. 1 - ABSENTEÍSMODuração do tempo de trabalho não-utilizado pelos funcionários.Ex. atrasos, faltas, ausências, etc.ÍNDICE DE ABSENTEÍSMO =(Nº DE PESSOAS/HORAS AUSENTE) / (Nº TOT DE PESSOAS/HORA TOT TRABALHO)
  • Concordo com o colega Big. Deve-se prestar atenção mesmo nesse tipo de questão pois tende a levar-nos ao erro. Tb me confundi com produtividade.Aqui vão alguns esclarecimentos sobre o Absenteísmo:O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja porfalta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. Asausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso detrabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal conseqüência. O oposto doabsenteísmo é a presença. Está relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.O absenteísmo ou ausentismo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho,seja ela por falta ou algum motivo de atraso.Bons estudos!
  • Para quem ficou em dúvida com relação a produtividade:

    A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados.

    A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade (índice de produtividade).

    A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros fatores necessários para produzir os resultados pretendidos.

    O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.

    No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área. Exemplo kg/ha = kilogramas por hectare.

    Em economia, produtividade é a capacidade dos fatores de produção para criar produto.

    É comum utilizar a expressão "produtividade", associada à produtividade do trabalho, ou seja a quantidade de produto que se obtêm, utilizando uma unidade de fator trabalho.

    Bons estudos!!


     

  • Aos não assinantes:

    GABARITO: B

  • Questão tranquila.

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Absenteísmo é quando o colaborador falta do trabalho ou se atrasa, seja por problemas pessoais, do trabalho ou por motivos de saúde. Todo o tipo de ausência (exceto as férias) é considerado absenteísmo, voluntário ou involuntário como: advertência ou suspensão do funcionário, faltas legais como licença maternidade, afastamentos pelo INSS e atestados médicos, assim como os motivos particulares e não justificados.

    Logo, o índice ou taxa de absenteísmo é o indicador que avalia se esse número é alto ou baixo e serve também para identificar possíveis problemas que acontecem dentro da empresa, que possivelmente, não seriam diagnosticados caso não houvesse uma forma de medir por meio das faltas.

    FONTE: https://blog.solides.com.br/aprenda-a-calcular-o-absenteismo/


ID
64201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS e as programações de tempo de espera para cada caso, visando à melhoria da qualidade do serviço de atendimento, é exemplo de planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, o planejamento estratégico está em um nível mais alto. Na questão parece mais coerente pensar em um plano tático e/ou operacional.
  • Está descartado planejamaneto estratégico. Definição: O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.Nesta questão temos o PLANEJAMENTO TÁCITO devido a relaciona-se a objetivos de mais curto prazo (da empresa) e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa.
  • O Planejamento Estratégico é o de longo prazo, normalmente direcionado pela alta administração da Organização, tendendo a ser sintético e abrangente. O planejamento Tático ou operacional é o ligado a tarefa, detalhado e específico: atividades ajustadas dia-a-dia. O primeiro diz aonde e como chegar e o segundo vai no passo a passo.
  • Visão geral e rápida:Planejamento Estratégico - longo prazoPlanejamento Operacional - curto prazoExemplificando para melhor explicar:Planejamento Estratégico - Longo prazo- Para passar em um concurso público devemos objetivar a área de atuação e focar os concursos correlatos. Devemos fazer um planejamento de longo prazo, de forma abrangente. Por exemplo, meu filho está estudando para concurso na área bancária. Desta forma foi possível traçar seu planejamento estratégico para 1 ano.Planejamento Operacional - curto prazo- Para passar em um concurso público devemos ajustar todas as disciplinas e controlar os estudos e atividades de forma bem detalhada e especificada, todas relacionadas a um curto prazo de tempo.Por exemplo, meu filho estuda as disciplinas correlatas, detalhando as atividades, estudos e questões passo a passo, controladas diariamente e semanalmente.
  • Mas no fundo esta questão está na disciplina errada. Deveria estar em ADMINISTRAÇAO e não em DIREITO ADMINISTRATIVO.
  • Concordo!Isto é assunto de administraçao Geral
  • Não confunda os planejamentos:

    ESTRATÉGICO: de longo prazo que define as diretrizes  - mais amplo.

    TÁTICO: de médio prazo que define as prioridades -  menos amplo.

    OPERACIONAL: de curto prazo que define os processos que se subdividem em tarefas e atividades - específico.

     

    abraço!

     

     

     

  • ERRADO

    RECEPÇÃO , PROGAMÕES DE TEMPO , SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESTÃO LIGADOS A PROCESSOS DIÁRIOS E ROTINEIROS DO DIA A DIA DA ORGANIZAÇÃO , OU SEJA , SÃO ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL E NÃO ESTRATÉGICO COMO DIZ O ÍTEM !
  • Um dos tipos de planejamento OPERACIONAL é o PROGRAMA, plano que correlaciona o tempo às atividades que devem ser realizadas.
  • Um estudante de logística errando una questão dessas .... Só eu mesmo ...
  • Gente, esse assunto vai cair na prova de Técnico de 2016?

  • Acho que cai :( 

     

    REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O
    servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público
     

  • ESTRATÉGICO = PORQUE E QUANDO?

    TÁTICO= ONDE E COMO?

    OPERACIONAL= O QUE?

  •  procedimento de recepção ...rotineiros ..Operacional

  • ERRADO!

    neste caso estamos diante do planejamento operacional. CURTO PRAZO / TAREFAS ROTINEIRAS, DIÁRIAS

  • Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS... O planejamento estratégico iria abranger toda a autarquia!

  • Um plano que abranja o procedimento de recepção de segurados do INSS e as programações de tempo de espera para cada caso, visando à melhoria da qualidade do serviço de atendimento, é exemplo de planejamento estratégico. 

     

    Na minha concepção refere-se ao planejamento Tático/Funcional, pois o Operacional viria no sentido de 'EXECUTAR' Um plano que abranja (...)

    #Bora

  • procedimento = operacional 

  • Gabarito: errado

     

    Planejamento operacional.

  • PROCEDIMENTO/PROTOCOLO = OPERACIONAL 

  • Planejamento operacional

     


ID
73195
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um plano é a tradução formal de um planejamento organizacional. Ele pode variar em termos de abrangência e respectivo nível organizacional.

Assinale a alternativa que apresente uma característica de nível operacional de um plano.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Chiavenato os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização.
  • O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com ''o que fazer'' e com o ''como fazer'' as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente as tarefas e operações realizadas a nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o sistema operacional está voltado para a otimização e maximização dos resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados satisfatórios. O planejamento operacional é constituido de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que possa alcançar seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis intermediário e institucional da organização.

    Apesar de serem heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem ser classificados em quatro tipos a saber:

    Procedimentos - são os planos relacionados com métodos; Orçamento - São os planos operacionais relacionados com dinheiro; Programas ou programações - São os planos operacionais relacionados com tempo; Regulamentos - São os planos operacionais relacionados com o comportamento das pessoas.

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública.

  • CORRETA: C

    O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É FOCADO NO CURTO PRAZO E NA ROTINA, ASSEGURANDO QUE TODOS EXECUTEM AS TAREFAS E OPERAÇÕES DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS PELA ORGANIZAÇÃO. TEM-SE SUA PREOCUPAÇÃO COM O ALCANCE DE METAS ESPECÍFICAS VISANDO AS TAREFAS ROTINEIRAS, QUE DEFINE PROCEDIMENTOS E PROCESSOS DETALHADOS E É CONSTANTEMENTE ADAPTADO. 

     

    QUE DEUS CONTINUE A NOS OLHAR ATRAVÉS DE SUA MISERICÓRDIA!

  • LETRA D

     a) Objetivos gerais - Planejamento estratégico (Planeja para Organização como um todo).

    b) Forte orientação externa - Planejamento estratégico (analisa o ambiente interno e externo).

    c) Foco em unidades ou departamento de uma organização - Planejamento tático (focado para os departamentos).

    d) Foco em tarefas rotineiras - Planejamento operacional (foco nas atividade/ tarefas)

    e) Definição das principais ações a serem empreendidas em cada unidade organizacional - Planejamento tático.

  • Gabarito: d

    --

    Objetivos gerais. ( planejamento estratégico )

    Forte orientação externa. ( planejamento estratégico )

    Foco em unidades ou departamento de uma organização. ( planejamento tático )

    Foco em tarefas rotineiras. ( planejamento operacional )

    Definição das principais ações a serem empreendidas em cada unidade organizacional. ( planejamento tático )

  • [GABARITO: LETRA D]

    Existem TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, O TÁTICO E O OPERACIONAL.

    ESTRATÉGICO ↪ Genérico, sintético e abrangente ↪ Longo prazo ↪ Aborda a empresa como uma totalidade.

    ↳ É presente na Alta Administração/ Cúpula/ Institucional.

    ↳ Visão da Empresa.

    ↳ Forte orientação externa.

    • É o planejamento mais amplo abrange toda a organização.

    TÁTICO

    • É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.

    ↪ Menos genérico e mais detalhado que o Estratégico.

    ↪ Médio prazo.

    ↪Aborda cada departamento, unidade da empresa separadamente.

    ↳ Gerente/ Gerencia.

    ↳ Visão por unidades de negócios ou departamentos.

    ↳ Definições das principais ações por departamentos.

    OPERACIONAL ↪ Detalhado, específico e analítico ↪ Curto prazo ↪ Aborda cada tarefa ou operação.

    • É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.

    ↳ Visão por tarefas rotineiras.

    ↳ Definições de objetivos e resultados bem específicos.

    MEU RESUMO TIRADO DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.

  • Planejamento operacional ''bate'' em cima das tarefas, operações, atividades - Então, considera, de de forma mais específica, o planejamento tático e, por consequência, as prescrições gerais do planejamento estratégico.

  • NÍVEL OPERACIONAL DE PLANO É: TAREFA ROTINEIRA


ID
77359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado, de modo criativo, alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Questão grande, porém fácil encontrar o erro (ele pede o item que não se coaduna com as modernas práticas de gestão de pessoas).

    Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos e salários no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização, em termos de remuneração, ocorrem em função de seu tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição, principalmente para aqueles que possuem o perfil para assumir posições gerenciais.
  • Vantagens por tempo de serviço é só no Serviço Publico viu gente.... bons estudos!!


ID
77491
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

. No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado, de modo criativo, alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Questão grande, porém fácil encontrar o erro (ele pede o item que não se coaduna com as modernas práticas de gestão de pessoas).

    Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos e salários no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização, em termos de remuneração, ocorrem em função de seu tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição, principalmente para aqueles que possuem o perfil para assumir posições gerenciais.
  • Atualmente a pessoa deverá ser avaliada pelo seu desempenho e por suas competências, o que influencia em sua carreira na empresa.

    e não presa na velha hierarquia ou em seu valor por tempo de serviço.
  • ... e frase nominal não tem verbo.


ID
83047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em um município, o seu gestor público, depois de
dois anos de governo, firmou alianças entre esferas de poder de
elites políticas locais, de modo a garantir recursos necessários para
a realização de determinados projetos urbanos.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca
do empreendedorismo governamental, das novas lideranças no setor
público e de gestão estratégica.

A inexistência de recursos oriundos dos órgãos públicos para realização dos projetos constitui um ponto fraco dessa gestão, sob a ótica do planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Há uma relação entre o planejamento e orçamento público, pois é pelo programa que ambos se ligam. Ao fazer o plano estratégico, definem-se vários programas. Aí termina o plano e começa o orçamento. Ou seja, o orçamento público começa com o programa, com a definição de despesas ou receitas previstas, de acordo com classificações de funções e subfunções programáticas (por ex., função de educação, subfunção de educação de ensino infantil). O Planejamento governamental, definido em um plano anual, começa com a visão estratégica, identificação do problema ou oportunidade que se deseja solucionar, a definição dos programas e orçamentos dos programas, as ações do programa, através de projetos (quando se deseja aperfeiçoar ou expandir uma ação de governo) ou atividades (quando se deseja apenas manter uma ação de governo), objetivos, metas e produtos (com indicadores de realização). Nós podemos dizer que a estratégia governamental segue um plano formal seguindo a estratégia. Sobre a questão proposta, não houve garantia de recursos necessários paraa realização de determinados projetos urbanos, o que quer dizer que faltou planejamento pelo gestor público.
  • Saindo um pouco do foco do comentário abaixo (planejamento e orçamento público) e voltando-se para a área de planejamento estratégico. Inexistência de recursos é algo negativo e interno da organização. Por isso, na ótica do planej. estrat., uma fraqueza (ou ponto fraco).
  • Um pequeno acrescimo: Esta relacionado com SWOT ou FOFA (em portugues) Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças.
  • Questão simples: como diz o colega ai abaixo, trata-se de questão que requer o minimo de conhecimento sobre SWOT ou FOFA (Forças, oportunidades, fraquesas, ameças).

    Só acrescento ao que o colega disse os seguintes pontos:  1º)A questão trata-se sim!!! de Planejamento Estrategico, mais especificamente de SWOT que é uma das ferramentas de elaboração do Planejamento Estratégico, assim como o BSC (Balanced Socorecard) que é uma ferramenta administrativa-gerencial de implementação do Planejamento estratégico. Acrescento ainda que Planejamento Estrategico está contido em Gestão Estrategica!!!Ou seja, se um edital de concurso constar apenas: Planejamento estratégico e/ou Gestão Estrategica, ele esta autorizando-se a cobrar qualquer conteúdo relacionado à Gestao Estratégica. A formula seria a seguinte em relação à distribuição dos assuntos: Gestão Estratégica ={Planejamento Estrategico:(Sowt/FOFA + BSC dentre outras ferramentas...)}

    2º) Falando de Swot/FOFA: Sempre q a questão falar em coisas internas à organização, se forem boas ou ruins... serão, necessariamente e somente, FORÇAS OU FRAQUESAS - que na análise sowt são aspectos CONTROLAVEIS, bastante atenção a isso!!! - (a depender do tipo de aspecto organizacional q a questao trazer). Agora, se a questão falar em OPORTUNIDADES OU AMEAÇAS, ta falando de coisas Exteriores à organização, de questões do ambiente e portanto de coisas NÃO CONTROLAVEIS por essas organização!!!(Bastante atenção a esse joguinho: Forças/Fraquesas=Internas + Controlaveis E Oportunidades/Ameaças= extenas + Incontroláveis, com essas formulas responde-se 95% das questões desse assunto!!!!!!!!!!!!)

  • Claro! A falta de CASH nas contas para se realizarem projetos constitui um ponto fraco. Brabo é ficar pedindo "penico" (dinheiro) para os outros.....

    Gabarito CERTO


  • Análise SWOT - Aplicação prática

    Estas análises de cenário se dividem em:

    Ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos Padronização dos Processos Eliminação de redundância Foco na atividade principal

    Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Fiabilidade e Confiança nos dados Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica Redução de erros

    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.


  • Ambiente Interno

    1.  Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

    2.  Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

    Ambiente Externo

    1.  Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

    2.  Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

    O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

    Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.


  • A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças, irá facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

    Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.

    Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

    A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita.

    A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização.

  • Correto, resumindo:

    A questão refere-se (baseio-me em SANTOS,2006 para comentar a questão) às etapas do planejamento estratégico, dos quais como ponto de partida temos a definição das missões, análise do ambiente externo ( ameaças e oportunidades), análise do ambiente interno ( pontos fracos e pontos fortes), delimitação das estratégias, comparação das estratégias e execução. 


  • A questão se refere a ferramenta, análise de SWOT utilizada na fase de Diagnóstico do planejamento estratégico que identifica: 

    Variáveis internas e controláveis: Forças (competências) e fraquezas (deficiências) e as variáveis externas e não controláveis: oportunidades (que podem vir a ser benéficas) e ameaças (podem ser prejudiciais)  

  • Uma das premissas do planejamento estratégico é assegurar a sobrevivência das organizações no longo prazo. No momento de sua constituição estabelece-se missão (sua razão de ser), a visão (um ponto no futuro que se deseja alcançar) além dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

    Todos esses elementos somados à análise SWOT, à definição da estratégia, dos mecanismos de controle, entre outros constituem-se na tentativa dos administradores de racionalizar as incertezas ambientais e definir um rumo, um caminho a ser trilhado pela organização.

    Fundamentalmente, está intrínseco nesse processo um planejamento adequado dos recursos a serem utilizados sejam de ordem financeira, patrimonial, de infraestrutura e até mesmo os recursos humanos disponíveis. Essa concepção lógica vale tanto para as organizações públicas quando para as privadas. O planejamento dos recursos disponíveis, de maneira efetiva, estabelece as diretrizes de mudança e crescimento em uma organização.

    Portanto, constitui um ponto fraco de qualquer gestão, seja de organizações públicas ou privadas não considerar a importância de um plano efetivo dos recursos a serem utilizados a ponto deles serem inexistentes para a realização dos projetos e programas.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
  • O gestor público, depois de dois anos de governo, não dispunha de recursos oriundos dos órgãos públicos, para realização de determinados projetos urbanos. Por causa disso, teve que firmar alianças entre esferas de poder de elites políticas locais, o que caracteriza um ponto fraco da sua gestão, sob a ótica do planejamento estratégico.

  • RECURSOS = PLANEJAMENTO OPERACIONAL


ID
132235
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa está realizando o seu planejamento de RH e aplica um modelo que consiste em: i) escolher um fator estratégico cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de pessoal; ii) estabelecer os níveis históricos e futuros para cada fator estratégico; iii) determinar os níveis históricos da mão de obra para cada unidade; e iv) projetar os níveis futuros de mão de obra para cada unidade por meio da correlação com a projeção dos níveis do fator estratégico correspondente. Assinale a alternativa que corresponde ao modelo cujas características foram aplicadas pela empresa.

Alternativas
Comentários
  • MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH   1. Modelo baseado na procura estimada do produto: relaciona o número de pessoas com o volume de procura do produto;      2. Modelo baseado em segmentos de cargos: projeta os níveis futuros de mão-de-obra para cada área funcional, correlacionando-os com o fator estratégico correspondente;   3. Modelo de substituição de postos-chave: projeta as futuras substituições em função do status dos candidatos internos – promovabilidade e desempenho atual;   4. Modelo baseado no fluxo do pessoal:baseado nas informações passadas de pessoas que deixam a organização eque são promovidas, permitindo predizer quantas pessoas deverão seradmitidas, para manter a estabilidade;   5. Modelo de planejamento integrado:leva em consideração o volume de produção planejado, mudançastecnológicas, condições de oferta e procura no mercado, planejamento decarreiras.  
  • O planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo. Existem diferentes formas de planejar as atividades de recrutamento:
    Baseada na procura estimada por produto ou serviço - O raciocínio é que quando se aumentam os níveis de produtividade podem reduzir o número de pessoas envolvidas no processo produtivo. Com isso os custos diminuem e, consequentemente, o preço dos produtos. A demanda pelos produtos aumenta e é necessário recrutar novos incrementos no quadro de pessoal para atender essa demanda.
    Baseado em segmento de cargos - O foco é a camada operacional  e  consiste em escolher componentes organizacionais como volume de vendas, de produção, dentre outros, mas que tenham reflexo direto sobre as necessidades de pessoal, e fazer uma análise histórica de forma a projetar os níveis de recursos humanos daquele componente para o futuro.
    Substutuição de postos-chave - A ideia é realizar estudos de recrutamento de promoção e substuição de postos-chave na organização, mediante características de fomação acadêmica, experiências anteriores, aspirações e avaliações de desempenho.
    Baseado no fluxo de pessoal - baseado no fluxo de pessoal, bem como promoções e remanejamentos. Focada no curto prazo.
    Planejamento integrado - Considera uma ótica sistêmica dos seguintes elementos: volume planejado da produção, evoluções e mudanças tecnológicas que impactem sobre as necessidades de pessoal, plano de carreiras, cenários de merecado de trabalho relacionados a oferta e procura de oportunidades.
  • Alternativa C

     

    Quando se fala em  níveis históricos e futuros da mão de obra  o enuciado refere aos cagos existentes e cargos a serem criados.

  • 30_05-2019 Errei

    Gab C

  • PROJETAR NÍVEIS FUTUROS: Modelo baseado em segmentos de cargos!

    Gab:. C


ID
154702
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um assunto de crescente interesse é o controle estratégico. De acordo com Mintzberg et al. (2000), grande parte do que tem sido chamado de planejamento estratégico é, na realidade, controle estratégico. Os autores citam um livro escrito por Goold e Campbell (1987) em que o controle estratégico é tratado como um dos três estilos para criação de estratégias à disposição da direção central de uma empresa diversificada. Em um desses estilos, a direção central é envolvida em muitas das decisões estratégicas-chave dos negócios individuais (pelo interesse da corporação como um todo). O segundo estilo é definido pelo envolvimento mínimo da direção central na formação da estratégia. A responsabilidade é devolvida aos negócios da corporação. Já o terceiro é um estilo híbrido, que envolve a autonomia das unidades de negócios e também a promoção dos interesses corporativos. A responsabilidade pela estratégia fica com a divisão, mas as estratégias devem ser aprovadas pela direção central.

As denominações específicas desses estilos são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • (D)


    Os estilos são : planejamento estratégico, controle financeiro e controle estratégico.

  • Não entendi ABSOLUTAMENTE NADA

  • PEGARAM UMA VISÃO DE GOOLD E CAMPBELL, QUE NÃO HÁ NEM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS E COLOCARAM PARA ERRO DO CANDIDATO, NÃO LEVE ISSO COMO REGRA GERAL!

    É APENAS PARA GOOLD E CAMPBELL!!!

    USARAM MINTZBERG PARA FAZER MAIS CONFUSÃO AINDA.

    GAB:. D

  • Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010)18, o controle estratégico é meio de revisar e

    aceitar as estratégias propostas, proporcionando maior grau de autonomia às unidades de

    negócios. Três estilos podem ser usados:

    1. Planejamento estratégico: estimula a criação de estratégia de negócios mais ambiciosas e é

    mais eficaz em organizações com práticas participativas e bons níveis de comunicação interna;

    2. Controle financeiro: caracteriza-se por exercer influência por meio de um controle orçamentário

    de curto prazo, no qual as metas são claras e inequívocas, com retorno de investimento

    no curto prazo, e sistema de acompanhamento de desempenho efetivo; e

    3. Controle estratégico: concilia a visão de oportunidade e construção da organização do planejamento

    estratégico, com a determinação para a maximização de desempenho do controle

    financeiro, estabelecendo um equilíbrio nas práticas (estilo híbrido onde há autonomia estratégica,

    porém, a promoção dos interesses corporativos são aprovadas pela direção central).

    Fonte . Gran


ID
156871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão estratégica pressupõe, em sua implementação, o alinhamento da gerência de recursos humanos, principalmente no que tange à alocação de pessoas ajustadas, capacitadas e comprometidas com as atribuições previstas nos cargos da organização. Considerando esse assunto bem como as técnicas de gerência de recursos humanos e gestão estratégica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A implementação de uma estratégia organizacional que demande suscitar saudável competição entre os recursos humanos existentes poderia se utilizar do recrutamento externo para preenchimento de um cargo vago em gerência média. ERRADO - o recrutamento que promove uma saudável competição é o RECRUTAMENTO INTERNO.
        b) A implementação de uma estratégia organizacional que demande a criação de novos cargos poderá se utilizar da técnica de incidentes críticos, a qual possibilita que se descreva um cargo apontando-se apenas os principais erros cometidos pelos seus antecessores. ERRADO - a técnica de incidentes críticos aponta 2 extremos - principais erros e principais acertos.
      c) No alinhamento da gestão estratégica e da gerência de recursos humanos, o treinamento será sempre benéfico para a organização, ainda que não focalize nenhuma de suas necessidades específicas. ERRADO - o treinamento sempre deve focar as necessidades da organização.
    d) O desenho de cargos, que consiste em sua análise e descrição, é estratégico para os demais processos da gerência de recursos humanos.CORRETO - com base na descrição destes cargos, com os seus conteúdos, é que será feita a organização, contratação, e demais processos.
    e) O sucesso da seleção de recursos humanos está calcado na responsabilidade estratégica exclusiva da gerência de recursos humanos, que deverá atentar para o perfil do cargo e para o próprio processo seletivo. ERRADO - Para o sucesso na seleção, a responsabilidade não é EXCLUSIVA do RH, que cabe também ao gerente da área.
  • desenho de cargos = análise de cargos + descrição de cargos


ID
160918
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Definir os atributos e os procedimentos associados a um cargo, assim como o seu nível de responsabilidade dentro de uma organização são atividades relacionadas

Alternativas
Comentários
  • Desenho de Cargos Envolve-se a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas: - Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará; - Quais são os métodos e processos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas; - A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato; - Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados.
  • Desenho de cargo: É criar um cargo, dentro da estrutura organizacional, especificando o conteúdo, os métodos de trabalho e 
    as relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, sociais, pessoais e organizacionais
    de seu ocupante.

    ABRAÇOS!
  • D. é a alternativa que mais se aproxima.

    Porém pouquíssimas bancas conhecem a diferença entre "Desenho do Cargo" e "Descrição do cargo" .

    Em resumo: Definir os atributos e os procedimentos associados a um cargo é Descrição
    Trabalhar com fatores que vão inserir motivação e qualidade a um cargo como Autonomia, Significado da tarefa, Variação da tarefa, Identidade da Tarefa e Feedback é o que realmente caracteriza um Desenho do cargo para a doutrina majoritária.

  • Aos não assinantes:

    GABARITO: E

  • desenho de cargos = análise de cargos + descrição de cargos

  • Letra E

    DESENHAR UM CARGO é descrever o seu papel na organização (objetivo); como essas tarefas deverão ser desempenhadas (métodos e processos de trabalho); a quem o ocupante do cargo deve se reportar (responsabilidade); quem o ocupante do cargo deverá dirigir ou supervisionar (autoridade).

  • Desenho de cargos é o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específicoDesenho de cargos envolve o conteúdo do cargo, as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização.

     

    LETRA E


ID
179383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

O sistema de informações gerenciais de uma organização deve ter independência em relação à organização, sem submissão ou alinhamento ao planejamento estratégico da organização.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de informação gerencial (SIG) é um sistema planejado para obter, processar, organizar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos e pelos especialistas de GP.  As necessidades de informação gerencial em uma organização são amplas e variadas e exigem participação de especialistas de GP, dos gerentes de linha e dos colaboradores.

    O SIG ocupa importante papel no desempenho dos gerentes na condução de suas equipes. Para montagem do SIG, a primeira providência é saber exatamente quais as informações que os usuários precisam para assumir a responsabilidade de linha de cuidar de seus colaboradores. A segunda providência é ajustar o sistema às necessidades dos usuários. A terceira é verificar quais as informações que devem ser prestadas através de relatórios escritos ou virtuais e quais as que devem ser apenas acessadas nos terminais de computadores.

    Gabarito: errado.

  • ERRADO

    O colega abaixo equivocou-se ao mencionar GABARITO CORRETO. 

    A resposta está corretíssima, apenas no que tange ao gabarito é necessário considerar como ERRADO.

    :)

     

  • A FUNÇÃO PRIMORDIAL DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS É EMBASAR AS DECISÕES DO GERENTE DE LINHA, E ESTE TEM A INCUMBÊNCIA DE AJUSTAR AS COMPETÊNCIAS DE SEUS SUBORDINADOS AOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.

  • O sistema de informações gerenciais(SIG), além de ser uma ferramenta poderosa de mineração de dados(data mining), deve servir como sustentáculo à tomada de decisões em nível técnico, tático e operacional.

  • ERRADO

    Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são poderosas ferramentas para empresas de todos os niveis, especialmente as de medio e grande porte. o SIG faz parte o nivel Gerencial e é um sistema de planejamento a curto prazo e está subordinado ao Sistema de Informações Executiva  (SIE) que é no nivel mais alto da organização para planejamento a médio e longo prazo.

     

  • Na verdade, o sistema é que tem que se submeter as regras de negócios de cada empresa.

    Resposta: Errado


ID
179386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

O administrador que segue um planejamento estratégico otimizante e analítico adota uma política de recursos humanos voltada para assegurar reação adequada a frequentes mudanças.

Alternativas
Comentários
  • Existem três orientações do Planejamento Estratégico, a saber:

    -Gestão Conservadora e Defensiva => Foco na estabilidade / Manutenção => Ambiente Previsível e Estável => Objetivo de Assegurar a continuidade do Sucesso.

    -Gestão Otimizante e Analítica => Foco na Melhoria / Inovação => Ambiente Dinâmico e Incerto=> Objetivo de Assegurar reação adequada as frequentes mudanças.

    -Gestão Prospectiva e Ofensiva => Foco no futuro => Ambiente Mais Dinâmico e Incerto=> Objetivo de Antecipar eventos que possam ocorrer e identificar ações apropriadas

     

    Gabarito Correto

  • Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de obter os melhores resultados visíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado empenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de memorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

  • Planejamento otimizante e analítico;
    • Planejamento para a melhoria Inovação
    • Ambiente dinâmico e incerto
    • Assegurar reação adequada ás freqüências mudanças
     

  • GAB. CERTO

     

    AS TRÊS ORIENTAÇÕES DO PLANEJAMENTO

     

    PLANEJAMENTO CONSERVADOR 

    - Planejamento para estabilidade. Manutenção;

    - Ambiente previsível e estável;

    - Assegurar continuidade do sucesso;

     

    PLANEJAMENTO OTIMIZANTE

    - Planejamento para a melhoria. Inovação;

    - Ambiente dinâmico e incerto;

    - Assegurar reação adequada às mudanças frequentes

     

    PLANEJAMENTO ADPTATIVO

    - Planejamento para a contingência. Futuro;

    - Ambiente mais dinâmico e incerto;

    - Antecipar-se a eventos que possam ocorrer e identificar ações apropriadas.

     

    Fonte: Chiavenato

  • Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:

    ▸Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

    ▸Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

    ▸Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes


ID
179389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

A organização que adota uma política de remuneração baseada em relações internas e busca eminentemente o equilíbrio interno se pauta no planejamento estratégico prospectivo/ ofensivo.

Alternativas
Comentários
  • Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento estratégico:

    - Planejamento conservador: é o planejamento visando a estabilidade e manutenção da situação vigente. Sua preocupação é identificar e corrigir problemas sem buscar novas oportunidades no ambiente.

    - Planejamento otimizante: é o planejamento que visa a adaptabilidade e inovação da organização. Preocupa-se com a melhora das práticas vigentes na empresa. Tem a pretensão de melhorar continuamente as operações.

    - Planejamento prospectivo: é o planejamento voltado para o futuro da organização. Sua preocupação é adaptar-se as novas demandas do ambiente.

     

    Planejamento estratégico nada mais é do que a tomada de decisão hoje que terá efeito ou consequência no futuro.

    Gabarito: errado.

  • Resposta : Errado

    A assertiva quando mencionou a busca do equilíbrio interno remete ao planejamento conservador no qual se busca assegurar a continuidade

    do comportamento atual em um ambiente previsível e estável

  • Planejamento conservador, é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

  • O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível e estável. Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento a fim de assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos que possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente ocorrerem. Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento

  • Se refere ao:

    Planejamento conservador e defensivo;
    • Planejamento para a estabilidade Manutenção
    • Ambiente previsível e estável
    • Assegurar continuidade do sucesso

    Agora quanto ao:

    Planejamento prospectivo e ofensivo.
    • Planejamento para a contingência Futuro
    • Ambiente Mais dinâmico e incerto
    • Antecipar eventos que possam ocorrer e identificar Ações apropriadas
     

     

     

  • Gabarito : ERRADA

    Defensiva = recrutamento interno, ou seja,
    na promoção de pessoas, e não na contratação.


    Ofensiva = contratar profissionais novos, utilizando o
    recrutamento externo.

  • O planejamento prospectivo ou ofensivo é o contrário do planejamento retrospectivo que procura a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é a aderência ao futuro, no sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.


ID
211456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Treinamento pode ser definido como qualquer procedimento, de
iniciativa organizacional, com o objetivo principal de ampliar a
aprendizagem dos membros da organização. Considerando a
importância do treinamento para o sucesso organizacional, julgue os
itens que se seguem.

Na etapa de planejamento instrucional, decide-se a forma de desenvolvimento do treinamento e selecionam-se as pessoas da organização que dele participarão.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento instrucional é o processo para obter uma seqüência de ações que permita consistência, coerência e continuidade no processo ensino/aprendizagem.

    Pode ser dividido em dois níveis:

    • planejamento de conteúdo (o que aprender): seleciona o conteúdo para alcançar um determinado objetivo instrucional
    • planejamento da apresentação (como aprender): constrói uma seqüência (ótima) de interações entre o tutor e o aluno

    QUESTAO ERRADA

  • Na etapa de planejamento instrucional, decide-se a forma de desenvolvimento do treinamento e selecionam-se as pessoas da organização que dele participarão.

    A parte acima riscada não faz parte do planejamento, mas sim da parte de execução do treinamento.

  • Discordo do último comentário.

    Selecionar as pessoas da organização que dele participarão - essa fase é justamente a primeira, levantamento de necessidade.

    1. Levantamento de necessidade.

    2. Programação (fase do planejamento instrucional).

    3. Execução.

    4. Avaliação.
  • Olá pessoal achei a questão complicada...  Achei algo na internet, se alguém souber de algum autor (a) que trata do assunto por favor me indiquem...
    *
    *
    Vamos lá:

     
    Planejamento Instrucional:  capacidade de decisão que um professor deve ter durante a interação com um aluno ou grupo de alunos.
     
     Decisões instrucionais podem ser:
     
    • Selecionar o próximo problema ou exercício para o aluno resolver 
    • Selecionar o próximo tópico a ser aprendido
    • Planejar como interagir com o aluno durante: 
    (1) a apresentação de um conteúdo ou teoria 
    (2) uma demonstração ou explicação  
    (3) a correção da solução do aluno 

    Planejamento instrucional: é o processo para obter uma seqüência de ações que permita consistência, coerência e continuidade no processo ensino/aprendizagem.


     Pode ser dividido em dois níveis:
     
     planejamento de conteúdo (o que aprender): seleciona o conteúdo para alcançar um determinado objetivo instrucional,
     planejamento da apresentação (como aprender): constrói uma seqüência (ótima) de interações entre o tutor e o aluno.


    FÉ E DETERMINAÇÃO!!
  • Na etapa de planejamento instrucional, decide-se a forma de desenvolvimento do treinamento e selecionam-se as pessoas da organização que dele participarão. (Errada)
    *
    *
    Pelo que consegui entender o
    planejamento instrucional é algo distinto da fase de seleção e treinamento, aquele está relacionado com a política de provimento onde se agregam pessoas na organização, já este é um processo da política de desenvolvimento, então não tem como falar que o planejamento instrucional decide a forma de desenvolvimento e treinamento e seleção, pois esses correspondem a politícas diferentes dentro do contexto organizacional.

    *  Alguém sabe me dizer se o planejamento instrucional ocorre durante o processo de mentoring ou coaching??!!



    FÉ E DETERMINAÇÃO!!


  • Questao errada.
    Na etapa de planejamento instrucional, decide-se a forma de desenvolvimento do treinamento(CERTO) e selecionam-se as pessoas da organização que dele participarão.(ERRADO)
    De acordo com CHIAVENATO, existem quatro etapas de treinamento:
    1.Diagnostico/Levantamento de necessidades;
    2.Programacao/Desenho/Planejamento instrucional;
    3.Implementacao/Execucao;
    4.Avaliacao.

    Conforme explicacao da professora Andreia Ribas,  o levantamento de necessidades de treinamento deve fornecer informações para que se possa traçar a programação de treinamento. A identificação de quem necessita de treinamento(selecao das pessoas que participarao do treinamento) e em que (descrição dos CHAS) ocorre na fase de diagnóstico das necessidades de treinamento e não na fase de planejamento instrucional.
    Em síntese, o processo de planejamento instrucional é constituído por seis etapas básicas:
    1 – Redação de objetivos (transformar necessidades em objetivos)
    2 – Escolha da modalidade de ensino (presencial, a distância, semi-presencial a partir da análise do perfil dos aprendizes)
    3 – Estabelecimento da seqüência de ensino (definir a seqüência do conteúdo)
    4 – Criação e escolha das estratégias e meios de ensino(escolher meios e recursos)
    5 – Definição de critérios de avaliação de aprendizagem (criar medidas de avaliação de aprendizagem)
    6 – Teste do Plano Instrucional (é feita em uma amostra de aprendizes (cliente alvo) para ajuste do Plano)
    - O QUE deve ser ensinado?
    - QUEM deve aprender? Apenas identifica o publico alvo. Ex.: O treinamento eh para os gerentes ou o treinamento eh para os tecnicos administrativos.
    - QUANDO deve ser ensinado?
    - ONDE deve ser ensinado?
    - COMO se deve ensinar?
    - QUEM deve ensinar?  
    Portanto, no planejamaneto instrucional identifica-se o publico alvo, mas a selecao de quem participara do curso acontece na fase de levantamento de necessidades.

  • Qualquer ato executório (ex: seleção das pessoas) acontecem depois do planejamento, simples assim.

  • No processo de TD&E você não seleciona no planejamento instrucional,
    você já deveria ter selecionado as pessoas na etapa anterior.
    .
    Afinal, como é que você espera planejar uma boa estratégia de aprendizado se você nem sabe quem você vai treinar??
    (As pessoas aprendem diferente e possuem necessidades de educacionais diferentes)

  • A identificação de quem precisa de treinamento e das competências que precisam ser treinadas ocorre na etapa de diagnóstico das necessidades de treinamento , e não na etapa de planejamento !

    Planejamento: nessa fase o planejamento instrucional é elaborado .constam a elaboração da redação dos objetivos , a escolha das modalidades,estabelecimento da seqüência ,a escolha dos procedimentos de capacitação , definição dos critérios de avaliação e teste do desenho.

  • Como dito pelos colegas, há um erro quanto às fases.

    A forma do desenvolvimento do treinamento é realizada na etapa de planejamento. Nessa fase, constam a elaboração da redação dos objetivos, a escolha da modalidade, estabelecimento da sequência e escolha dos procedimentos de capacitação. Ou seja, a primeira etapa é transformar as necessidades de treinamento em objetivos instrucionais.

    Por outro lado, a seleção das pessoas para participarem das atividades de desenvolvimento de treinamento é realizada na etapa de diagnóstico organizacional, mais precisamente na análise do desempenho do indivíduo. Nessa etapa, acontece a identificação dos colaboradores que apresentam discrepâncias de desempenho e a escolha do tipo de treinamento de que eles necessitam.

    A.RIBAS

  • Na etapa de planejamento instrucional, decide-se a forma de desenvolvimento do treinamento e selecionam-se as pessoas da organização que dele participarão. Resposta: Errado.

    Na fase do planejamento instrucional ocorre o levantamento das competências necessárias, porém a escolha das pessoas que participarão do treinamento ocorrerá na fase do diagnóstico organizacional, momento em que serão levantadas as competências disponíveis.

  • Planejamento define o que é necessário. A escolha é feita na fase de diagnóstico.


ID
219913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização está reformulando sua antiga área de recursos
humanos. Pretende-se que a nova área, cujo foco deve ser em
gestão de pessoas, atue de forma estratégica. Considerando as
medidas que devem ser tomadas pela organização para que a
atuação dessa área seja realmente estratégica, julgue os itens a
seguir.

O planejamento deve focar-se no curto prazo para atender as demandas imediatas, devendo as perspectivas das relações de trabalho basearem-se na equipe.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Para mim, atuação estratégica remete-se a um planejamento no LONGO PRAZO.

  • Planejamento ESTRATÉGIO - longo prazo

    Planejamento TÁTICO - médio prazo

    Planejamento OPERACIONAL - curto prazo

  • Pois é.

    Pra quem não leu o texto relacionado à questão, sugiro que leia. No texto, há menção expressa no sentido de que uma nova área atue de forma estratégica.

    Lembrando os velhos conceitos já trazidos pelos colegas nos comentários acima, quando se fala em atuar de forma estratégica, refere-se aos planos de longo prazo.

    Eis, portanto, o erro da questão.

    Bons estudos a todos! ;-)
  • ERRADO 

    A questão não especifíca qual planejamento .
    Existem 3 níveis de planejamento : 

    1º ESTRATÉGICO = LONGO PRAZO
    2º TÁTICO = MÉDIO PRAZO 
    3º OPERACIONAL = CURTO PRAZO
  • O planejamento deve focar-se no curto prazo para atender as demandas imediatas, devendo as perspectivas das relações de trabalho basearem-se na equipe.

    O CORRETO É LONGO PRAZO


ID
241180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao processo organizacional, julgue os itens
subsequentes.

A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.

Alternativas
Comentários
  • Errado: O 1º Passo é a definição dos objetivos.

    Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá

    ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje ações

    necessárias para melhor enfrentar os desafios de amanhã.

    O Processo de planejamento:

    São seis os passos do processo de planejamento:

    1- Definição dos objetivos: Para onde queremos ir?

    2- Qual a situação atual?: Onde estamos agora?

    3- Quais as premissas em relação ao futuro?: O que temos pela

    frente?

    4- Quais as alternativas de ação?: Quais os caminhos possíveis?

    5- Qual a melhor alternativa?: Qual o melhor caminho?

    6- Implemente o plano escolhido e avalie os resultados: Como

    iremos percorrê-lo?

  • Penso que a questão também está errada porque menciona que o plano é a parte mais importante do processo de planejamento, o que isso não é verdade, pois todas as etapas descritas pelo colega abaixo são importantes e necessárias.

  • O erro, ao meu ver, se encontra no final da questão: "a partir de novas informações e decisões". 
    O planejamento é focado no futuro, mas é necessária a avaliação de dados e informações do passado, para que não  permaneçam os mesmos erros e se mantenham os acertos.
  • Acho que o coleguinha Gelson se confundiu... a Primeira etapa do processo de planejamento é a ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL, depois vem as ANÁLISES DOS AMBIENTES EXTERNOS E INTERNOS, em quarto DEFINI-SE OS OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS, em seguida a IMPLEMENTAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA OU DO PLANO, e por último vem o MONITORAMENTO E O CONTROLE. 
  • Ívna, o coleguinha Gerson está correto. As etapas do planejamento são:

    -Definir os objetivos/metas: PARA ONDE QUEREMOS IR?
    -Diagnósticos: SITUAÇÂO ATUAL (SWOT)
    -Desenvolver premissas/estabalecer estratégias: O QUE TEMOS PELA FRENTE?
    -Analisar as alternativas de ação: QUAIS CAMINHOS POSSÍVEIS?
    -Escolher um curso de ação: QUAL O MELHOR CAMINHO?
    -Implementar o plano e avaliar os resultados: COMO IREMOS PERCORRÊ-LO?
    O erro da questão é dizer que o "coletar e processar"  (DIAGNÓSTICO) seja uma tarefa posterior as etapas do planejamento, ou seja, não está inserida dentro do contexto  planejamento mas sim uma fase destacada. 


    Eu particularmente achei a redação muito mal feita.




  • A função de planejar dentro do processo administrativo consiste em:

    - definir objetivos
    - verificar onde as coisas estão hoje
    - desenvolver premissas sobre condições futuras
    - identificar meios para alcançar os objetivos
    - implementar os planos de ação necessários

    Diante do exposto, verifica-se que a questão inverteu a sequência, tendo como inicial a coleta e processamento de dados a partir de informações e decisões, a identificação dos meios para alcançar os objetivos e, finalmente, a implantação dos planos de ação.


    valeu e bons estudos!!!
  • Galera, sugiro a todos colocar embasamento teórico para validar seus comentários, pois há muitas divergências de informações e isto só se resolve infornamendo alguma referência. Obrigada!

  • A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões. --> errada...

    Ao começar um planejamento o correto é começar pelo começo, mas onde é o começo? Tudo começa no planejamento estratégico por onde a empresa começa para alcançar os objetivos propostos, ele é global e visa longo prazo, é composto pelas seguintes fases:

    *Formulação dos objetivos.
    * Análise interna --> pontos forte e fracos.
    *Análise externa --> oportunidades e ameaças.
    *Formulação das alternativas estratégicas.

    Dessa forma a questão é errada quando afirma que o primeiro passo do planejamento estratégico é definir um plano, sendo que a primeira tarefa é definir um objetivo...

    Bons estudos!!
    Pedi, e vós será dado. Lucas (11,9).
  • ITEM ERRADO
    Aqueles que estudam há algum tempo já sabem que a bibliografia sobre as etapas do planejamento estratégico é bastante divergente sobre a sequência. Djalma Rebouças de Oliveira diz que o diagnóstico é a primeira etapa, já Idalberto Chiavenato fala que a formulação dos objetivos organizacionais é o primeiro ponto.
    Resolvendo questões do CESPE sabemos que a banca usa bastante o Chiavenato então lá vai a sequência de acordo com esse autor.


    1-Formulação dos objetivos organizacionais
    2- Análise Externa do ambiente
    3-Análise interna da empresa/organização
    4- Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada

    5- Desenvolvimento do planos táticos e operacionalização da estratégia.

    A questão peca ao dizer que a primeira tarefa é definir um plano.

    CHIAVENATO, I. 
    Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo.
  • Perfeito o comentário do Diogo do Ybiti.
    Não existe uma única metodologia, mas algumas mais utilizadas/conhecidas e que as bancas adotam como "corretas".
    Obrigada Diogo do Ybiti.
  • No momento em que ele diz "A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. ", ele fala da primeira tarefa do planejador e nao do processo administrativo, dentro do meu conhecimento sobre plano essa afirmartiva está correta, porem, acredito que o erro ocorreu no momento em que ele diz "Em seguida, ele deve coletar e processar..." pq dentro do processo não tem começo e fim definidos.  

  • E, O autor Djama Rebouças define as seguintes fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico:

    1º. Diagnóstico Estratégico (Visão, Valores, Análise externa, Análise Interna, Análise dos concorrentes)

    2º Missão da Empresa (Missão; Propósitos atuais e potenciais; Estruturação de cenários; Estabelecimento de Macro estratégias e Macro Politicas).

    3º Instrumento Prescritivos e Quantitativos (Estabelecimento de objetivos, desafios e metas; Estabelecimento de projetos e planos ade ação);

    4º Controle e Avaliação ( Avaliação de desempenho; Ações corretivas)
  • [Questão Errada] A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.
    A primeira tarefa do planejador é definir os objetivos. Em seguida, ele deve verificar qual é a situação atual em relação aos objetivos, avaliando a situação atual e o que precisa ser feito.
    O processo de planejamento, Segundo Chiavenato é constituído de uma sequência de 6 passos:
    1. Definir os objetivos (o que se pretende alcançar, deve servir de direção)
    2. Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivos (verificar onde se está e o que precisa ser feito)
    3. Desenvolver premissas quanto às condições futuras
    4. Analisar as alternativas da ação
    5. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas
    6. Implementar o plano e avaliar os resultados
  • Existe o Processo de Planejamento que são seis e também tem o Processo Organizacional que são quatro. O CESPE já fez esse tipo de questão no MPU e ABIN, é um pega.
     
    O Processo de planejamento (seis)
     
    1-Definir os objetivos/metas: PARA ONDE QUEREMOS IR?
    2-Diagnósticos: SITUAÇÂO ATUAL (SWOT): “Coletar e processar”
    3-Desenvolver premissas/estabelecer estratégias: O QUE TEMOS PELA FRENTE?
    4-Analisar as alternativas de ação: QUAIS CAMINHOS POSSÍVEIS?
    5-Escolher um curso de ação: QUAL O MELHOR CAMINHO?
    6-Implementar o plano e avaliar os resultados: COMO IREMOS PERCORRÊ-LO?

    O Processo Organizacional (quatro)
     
    1- Planejamento;
    2- Organização;
    3- Direção;
    4- Planejamento.
     
     
    A QUESTÃO DIZ: Com relação ao processo organizacional, julgue os itens subsequentes.
     
    A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.
     
    NESTE CASO O CESPE ESTÁ PEDINDO: (Planejamento, Organização, Direção e Controle) e não apenas sobre o Processo de Planejamento.
    1ª Etapa realmente é do planejar que é definir um plano; em seguida quem vai implementar é a organização. A questão está dizendo quem deve implementar o plano é o processo de planejamento, e na verdade seria a organização.
     
     
    SE A QUESTÃO PEDISSE ASSIM:
    Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.
     
    A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.
     
    Neste caso estaria correto.
     
    FONTE: EU VOU PASSAR, ADMINISTRAÇÃO GERAL, Professora: Giovanna


  • Fato é que a formulação do Plano só acontece depois do diagnóstico estratégico, portanto, questão errada. Até hoje não conheci nenhum autor que falou o contrário. rs

    A máxima da administração: "Só é possível gerenciar aquilo que é possível medir".
  • O Processo Adiministrativo é formado por 4 FUNÇÕES Administrativas, quais sejam:

    Planejamento - Organização - Direção - Controle
    • Planejamento:
    1. Definir missão
    2. Formular objetivos
    3. Definir planos para alcançá-los
    4. Programar atividades
    • Organização
    1. Dividir o trabalho
    2. Designar as atividades
    3. Agrupar as atividades em órgãos e cargos
    4. Alocar
    • Direção:
    1. Designar as pessoas
    2. coordenar os esforços
    3. Comunicar
    4. Motivar
    5. Liderar
    6. Orientar
    • Controle:
    1. Definir padrões
    2. Monitorar o desempenho
    3. Avaliar o desempenho
    4. Ação corretiva
  • Galera, para o Cespe não tem essa de primeira e última etapa/ tarefa/ ação...

    Vejam a questão Q199571 . - O processo administrativo, que consiste em planejamento, organização, direção e controle, está em constante evolução, é contínuo, e não tem começo e fim definidos. - GABARITO DA BANCA = CERTO!)

    Cespe é Cespe! 

    Vamos que vamos... pois fácil é desistir!

  • A QUESTÃO ESTÁ FALANDO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO:

    FASES DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

    1- COLETA DE INFORMAÇÕES;

    2- ELABORAÇÃO DE PLANOS;

    3- IMPLEMENTAÇÃO;

    4- AVALIAÇÃO DOS PLANOS.

    BONS ESTUDOS!


  • Em síntese, o planejamento estratégico abrange a organização como um todo, está orientado para o longo prazo e apresenta objetivos amplos e genéricos. A elaboração do planejamento estratégico envolve as seguintes etapas:

     definição da missão, da visão e dos valores;

    diagnóstico institucional/estratégico – a FCC entende que o diagnóstico ocorre antes da definição da missão, da visão e dos valores, divergindo da teoria predominante e das demais bancas;

     definição de questões, objetivos e estratégias;

     desmembramento dos planos;

     implementação;

     avaliação.

    Fonte: estratégia concursos

    • Planejamento:
    1. Definir missão
    2. Formular objetivos
    3. Definir planos para alcançá-los
    4. Programar atividades

  • ERRADA. O planejador lida com o planejamento. Lembremos que todo o planejamento é estabelecido em cima de algum objetivo.

  • Primeiro, estabelece-se um OBJETIVO, após, toma-se DECISÃO, e, depois, ELABORA PLANOS.

  • ERRADO!

    O processo administrativo envolve quatro funções administrativas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

    O primeiro passo do planejamento consiste na definição dos objetivos para a organização. Objetivos são resultados específicos almejados, os quais são estabelecidos para cada uma das subunidades da organização, com suas divisões ou departamentos etc. Uma vez definidos, são criados programas para que os objetivos sejam alcançados de forma sistemática e racional.

    Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro, definir objetivos e o que deverá ser feito, elaborar bons planos que ajudem a empresa a enfrentar melhor os desafios do amanhã. O planejamento constitui a função inicial da administração, e esta precisa planejar, isto é, determinar os objetivos e os meios necessários com os quais irá alcançá-los.

    Portanto, o item está errado quando afirma que a 1ª tarefa "do planejador" é definir um plano.

    Fonte: Chiavenato

  • O Sistema de Planejamento começa com a produção e obtenção de informações sobre uma situação passada, presente ou que ainda está por acontecer, passando para a segunda etapa, que consiste na análise das informações prodzidas e obtidas.  Por último, temos a etapa de definição (elaboração) de planos.

    A questão está errada, pois, a definição de planos é considerada a última etapa dentre as tarefas de um planejador.

  • ERRADO

    A primeira tarefa do planejador é o diagnóstico, após isso, o estabelecimento dos objetivos e metas (coletar e processar dados relevantes) após isso, a implementação/execução das estratégias, ou seja, o plano de ação.

    O erro está em afirmar que a definição do plano é a primeira etapa, quando na verdade, o plano de ação é consequência do diagnóstico e do estabelecimento de objetivos.

  • O PLANO DE AÇÃO É FEITO DEPOIS DA COLETA DE DADOS (diagnóstico).

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ESTRATÉGIA CONCURSOS:

     

    o    Alguns autores acreditam que o planejamento inicia-se com a definição dos objetivos [DEFINIÇÃO DE METAS].

     

    o    Já outros postulam que o planejamento começaria com a análise do ambiente interno e externo [DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO].

     

    o    O CESPE ADOTA O ENTENDIMENTO DE QUE A FIXAÇÃO DE METAS É O PRIMEIRO PASSO DO PLANEJAMENTO;

     

    Q335302 - O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização. CERTO!

  • QUESTÃO CESPE: No processo de planejamento, as etapas entrada, processamento e elaboração de planos podem envolver, respectivamente, a busca de informações, a criação de alternativas e a determinação dos objetivos. Resposta: Certo. 

     

    Ou seja, para a  CESPE vem levantamento, apontamento, indicação e definição de várias coisas antes do plano propriamente dito 

  • ERRADO

    A PRIMEIRA TAREFA DO PLANEJADOR É REALIZAR O DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO:

    o Identificação Da Visão

    o Identificação Dos Valores

    o Análise Externa (Oportunidades e Ameaças)

    o Análise Interna (Forças e Fraquezas)

    o Análise Dos Concorrentes


ID
309964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo.

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo.
    A respeito do anterior relato do colega, digo: a banca não disse que o diagnóstico estratégico não permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis controláveis oriundas do ambiente interno.  (é apenas uma pegadinha do malandro).
    Força nos estudos galera....
  • Diagnóstico Estratégico é a fase do Planejamento Estratégico na qual a instituição realiza duas análises - uma interna e outra
    externa. A análise interna foca-se nos elementos presentes na própria instituição, mapeando e analisando seus pontos fortes e seus
    pontos fracos. A análise externa, focada nas interações entre a instituição e seu ambiente exterior, visa enumerar as oportunidades e
    as ameaças que, de alguma forma, produzam efeito sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.
  • É por isso que eu odeio Administração:
    Se fosse possível fazer um "diagnóstico estratégico" não haveria ninguém pobre nesse mundo!
    Se a ciência administrativa renomeasse para "prognóstico estratégico", onde o gestor poderia fazer uma "previsão estratégica" para poder tirar algumas "deduções das variáveis sistêmicas" talvez eu acertaria a questão. Agora dizer que o gestor faz um (diagnóstico estratégico e consegue obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis)... Afff... Esse gestor deve ser um profeta!!!!
    Maldita ciência Administrativa repleta de subjetividade!!!!!!

    Desculpem-me!
    Vamos aos estudos. . . 
  • "O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo."

    Ricardo, toda vez que faço questões de concurso sentia-me como você, agora entendo(com restrições,rss)  que a Banca é bastante "cega",  "ditadora", e quando responde o recurso, é basicamente "Ok- o texto mostrou-se confuso..rs" ; "Não, gabarito mantido";  de início as questões eram bastante literais ( CF, e como os vestibulares, indicavam bibliografia ), depois vieram os entendimentos da doutrina, depois julgados dos STJ/F,  agora resolveram que uma dissertação de mestrado, também pode compor questões de banca,  algumas bancas conseguem até colocar textos advindos de Blogs, como se blogueiro fosse fonte confiável de conhecimento..., os que são confiáveis, na sua maioria é tão antiquada que fica longe do teclado...
    Eu admito que Doutrinas e Julgados, merecem credibilidade, mas hoje, com certeza exageraram..

    Não sou administrador, portanto tenho muita dificuldade de assimilar o entendimento de administração da banca.
    Mas vamos ao que interessa: A questão pode ser bem respondida se você entender a ferramenta SWOT:
    Ameaças e Oportunidades são relacionados ao ambiente EXTERNO, portanto fora do controle da organização.
    Forças e Fraquezas são relacionadas ao ambiente INTERNO da organização portanto ESTÁ na EMPRESA a decisão de atuar sobre um ponto fraco da empresa ou aproveitar-se de um ponto FORTE da mesma.
    INTERNAS ou EXTERNAS, se você não quer ver tais fatos, fica difícil IR À LUTA, ou DEFENDER-SE, porque, impossível melhorar o que não se mede, nem defender-se se você não souber o que tem e o que pode VIR.
    Para traçar um plano, você primeiro tem que fazer um DIAGNÓSTICO do que tem(Forças/fraquezas da corporação ) , ié INTERNO.
    Segundo é DIAGNOSTICAR o mundo EXTERNO( apesar de poder considerar forças / fraquezas,  normalmente se chamam OPORTUNIDADES ( vulnerabilidades externas - vácuo de atuação ) e AMEAÇAS( empresas melhor estruturadas com pontos fortes acentuados ) - ISTO responde parte da assertiva 
    "diagnóstico do ambiente Externo",
    "O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo."
    O resto é decorrência disto, não se controlam variáveis externas (exceto por sabotagens,rss), e visão sistêmica por ser macro, sem detalhamento.


    Algo importante é , rever o conceito de DIAGNÓSTICO - diferente- de PREVISÃO. O FUTURO é por definição incerto, fazer um diagnóstico é analisar passado e presente e projetar UM ou MAIS possibilidades futuras; partindo de um número limitado de possibilidades, você se prepara para estes futuros(lógico - os mais prováveis ), ainda assim não será certeza - apenas como dizem uma diminuição "pequena" de possibilidades.


    Espero ter te ajudado.
    []s
  • CERTA

    Elas podem até ser incontroláveis, mas eu posso conhecê-las, combatê-las. O diagnóstico é o primeiro passo pra isso.

    Prof. Vinicius Oliveira


  • Chore menos e estude mais.

    Saia da zona de conforto.

    Um bom exemplo de estudo é a nossa Constituição Federal! Ali é gostoso viu! Repleta de "objetividade", contém somente normas de eficácia plena...melhor ainda estudar as súmulas vinculantes?! ô delícia!

  • Mas é fodaaaaaaa! Quando saber se a banca quer a definição completa ou só meia definição? Porque se levarmos em consideração muitas outras questões que estavam certas e a banca considerou incorreta por estarem incompletas, esta também deveria estar!!!!!
  • Repletos Subjetivismos

    Que profissão essa minha ai ai!

  • GAB: CERTO.

    O diagnóstico estratégico permite ao gestor obter uma visão sistêmica das variáveis incontroláveis oriundas do ambiente externo.

    Um exemplo para fazer o diagnóstico estratégico é a ANÁLISE SWOT.

  • Valeu Lucas pelo exemplo!


ID
319597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Conselho Curador da Fundação Frederico Macedo (FFM) deliberou, em sua última reunião, acerca da criação de um escritório de projetos, da implantação de um sistema ERP e da utilização do BSC. O referido conselho decidiu, ainda, iniciar tais ações por um processo clássico, formal e sistemático de gestão estratégica, embasada na Escola de Planejamento, cujas etapas e modelos conceituais são bem conhecidos.

Com relação a situação hipotética descrita acima e de acordo com a Escola de Planejamento, a FFM deve

Alternativas
Comentários
  • O enunciado informa " ... por um processo clássico, formal e sistemático de gestão estratégica, embasada na Escola de Planejamento, ..."

    Na escola do planejamento, o planejamento é tocado por toda uma equipe de planejadores, especializados, que buscam estruturar todos os dados possíveis de forma a montar a estratégia da organização. Assim, acaba a simplicidade. O planejamento se torna um processo elaborado e detalhado. A responsabilidade pelo planejamento - em teoria - continua com o executivo máximo. Mas, como o processo é extremamente complexo na prática quem monta a estratégia acaba sendo a equipe de planejadores - o executivo apenas aprova ou não.

    Resposta certa:

    c) conduzir a formulação das estratégias a partir de um departamento de estratégia que responderá diretamente ao presidente, por meio de um processo com indicadores e controles.

    Fonte: aulas do Estratégia.

  • Palavra-chave da Escola do Planejamento = Formal. A partir disso, é possível eliminar uma a uma as outras.

    [PRESCRITIVAS]

    Design = Concepção

    Planejamento = Formal

    Posicionamento = Analítico

    [DESCRITIVAS]

    Empreendedora = Visionário

    Cognitiva = Mental

    Aprendizado = Emergente

    Poder = Negociação

    Cultural = Coletivo

    Ambiental = Reativo.

    [CONFIGURAÇÃO]

    Configurativa = Configuração


ID
319882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que planejamento estratégico consiste no processo de elaboração das estratégias a serem seguidas por uma organização para o alcance de suas metas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo CHIAVENATO (2006): 


    Características do planejamento estratégico

    O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:58

    • O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está, portanto, sujeito a incertezas no que se refere aos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.

    • O planejamento estratégico é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo. É mais voltado para os problemas do futuro do que para aqueles de hoje: a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam pro­vocar, em relação a um lugar no futuro que se deseja alcançar.

    • O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter sinergia das capacidades e potencialidades da organização, com vistas a obter um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

    • O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Em face da diver­sidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, esse planejamento oferece um meio de atender a eles na direção futura que melhor convenha a todos.

    • O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o pla­nejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.

    • O planejamento estratégico contribui para a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações da organização. As ações realizadas devem maximizar os resultados positivos com vistas ao pleno alcance dos objetivos estabelecidos.


    Gabarito E.

  • A - ERRADO - No planejamento estratégico, compreende-se o diagnóstico do ambiente externo à organização e pretere-se o ambiente interno. PRETERIR É A MESMA COISA QUE PRESCINDIR, OU SEJA, DISPENSAR. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VAI HARMONIZAR O AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO NO QUAL ESTÁ INSERIDA.

     

    B - ERRADO - A implementação de estratégia em uma organização ocorre por meio de ações definidas pelo departamento de recursos humanos. AS ESTRATÉGIAS SÃO DEFINIDAS NA CÚPULA ADMNISTRATIVA, PELOS DIRETORES, E NÃO PELOS DEPARTAMENTOS. 

     

     

    C - ERRADO - O planejamento estratégico proporciona à empresa uma previsão limitada de seu futuro, principalmente em relação às dificuldades que poderá enfrentar, visto que, na maioria das vezes, elas são imprevisíveis. PLANEJAMENTO NÃO FAZ PREVISÃO DO FUTURO. APREVISÃO ESTÁ RELACIONADA À AVALIAÇÃO DO APROVISIONAMENTO DOS RECURSOS EM FUNÇÃO DO FUTURO.

     

     

    D - ERRADO - A despeito de serem passíveis de observação, as metas organizacionais não podem ser mensuradas, pois são indicadores qualitativos. AS METAS SÃO INDICADORES QUANTITATIVOS E MENSURADOS. DE FORMA MAIS DIDÁTICA: METAS SÃO PEDACINHOS DE UM OBJETIVO.

     

    E - CORRETO - O planejamento estratégico é um procedimento formal, por meio do qual se reproduzem resultados articulados, na forma de um sistema integrado de decisões. FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS E DEFINIÇÃO DE MEIOS PARA ALCANÇÁ-LOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • GABARITO

    E

     

     

    ESTUDO MUITO ESSA DISCIPLINA E CONTINUO ERRANDO. AFFF

  • Qual o erro da letra C ? ?

     

     

    Q254570 Administração Geral   Gestão Estratégica

    Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Analista Administrativo

    Gestão estratégica compreende o modo de gerir uma organização com foco em resultados tangíveis, muito bem estruturados e predeterminados. Na prática, é planejar estrategicamente os passos da organização, definindo metas e objetivos, antevendo de certa forma o futuro, de modo a se prevenir e poder aplicar o quanto antes as ações corretivas necessárias.

    Gabarito certo.


ID
319894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das concepções das escolas de planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Segundo Igor Ansoff, as estratégias empresariais classificam-se nas seguintes categorias: penetração no mercado, desenvolvimento financeiro e diversificação. - ERRADO

    A matriz tem duas dimensões: produtos (ou serviços) e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: penetração de mercado / desenvolvimento de mercado / desenvolvimento de produtos / diversificação

    b) Os comportamentos descritos por Raymond Miles e Charles Snow defensivo, analítico e de alienação consistem em estratégias de adaptação destinadas às organizações. ERRADO

    d) Na escola da aprendizagem, alicerçada na cognição, a formulação da estratégia restringe-se ao alto escalão da organização.  - ERRADO

    A formulação e a implementação de estratégias são indissociáveis. Não só o líder aprende, mas todo o sistema coletivo aprende a formular e implementar estratégias. O aprendizado é emergente, surgindo de todos os tipos de lugares. O papel da liderança é gerenciar o processo de aprendizado estratégico, não de deliberar estratégias

    e) De acordo com as ideias da escola cultural, a estratégia consiste em um processo social fundamentado nas instâncias de poder. - ERRADO

    A formulação da estratégia ocorre como um processo coletivo de integração social, baseado nas crenças e nas interpretações comum dos membros das organizações. Os indivíduos adquirem as crenças por meio de um processo de aculturação e socialização, sendo este tácito. É um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações dos membros.

  • Gabarito: LETRA C

    Justificativa da B e comentário extra da E:

    B) Miles e Snow propõem a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa:

    Estratégia Defensiva. Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.

    Estratégia Prospectora. Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.

    Estratégia Analítica. Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Pode ser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.

    Estratégia Reativa. Utilizada pelas organizações em que os administradores frequentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura. 

    E) A alternativa menciona a Escola do Poder. 

    Escola Poder (Negociação): formulação caracterizada por um processo de negociação. As referências são o poder e a política tanto no ambiente interno tanto nas relações da empresa com o ambiente externo.

  • escola do design - análise swot ( forças, fraquezas, ameaças e oportunidades )

  • LETRA C

     

    ESCOLA DE DESIGN (PRESCRITIVA)

    PROCESSO: CONCEPÇÃO/ADAPTAÇÃO
    ESTRATÉGIA: AJUSTE (FORÇAS/FRAQUEZAS) COM (AMEAÇAS/OPORTUNIDADES)- SWOT

     

    ESCOLA CULTURAL (PRESCRITIVA/DESCRITIVA)

    PROCESSO: COLETIVO
    PROCESSO SOCIAL/INTERATIVO = INFLUENCIADO PELA CULTURA DA ORG.

     

    ESCOLA DE APRENDIZAGEM (DESCRITIVA)

    PROCESSO: APRENDIZAGEM (EMERGENTE - QUE SURGE)

  • Sobre a letra C, Análise SWOT realmente pertence à escola do Design.

    Fiz um mnemônico com palavras-chave pra vê se não esqueço mais disso.

    A 1ª sigla é o nome da escola, a segunda, principal palavra-chave.

    Prescritivas = DPP CFA

    Design - Concepção

    Planejamento - Formal

    Posicionamento - Analítico

    Descritivas = ECAPCA VMENCR

    Empreendedora - Visionário

    Cognitiva - Mente

    Aprendizagem - Emergente

    Poder - Negociação

    Cultural - Coletivo

    Ambiental - Reativo

    Configurativa = Configuração

  • A) Segundo Igor Ansoff, as estratégias empresariais classificam-se...

    • ............................................................PRODUTOS
    • ......................|..............EXISTENTES..............|............................NOVOS...........................|
    • ..MERCADOS....|..............................................|............................................................|
    • EXISTENTES....|............PENETRAÇÃO.............|...........DESENVOLVIMENTO(PRODUTO)|
    • ....................|...............................................|............................................................|
    • NOVOS.........|........DESENVOLVIM. (MERC)...|...............DIVERSIFICAÇÃO...................|
    • ....................|...............................................|............................................................|
    • Penetração - NADA NOVO
    • Diversificação - TUDO NOVO
    • Desenvolvimento de Produtos - PRODUTO NOVO
    • Desenvolvimento de Mercado - MERCADO NOVO

    B) Os comportamentos descritos por Raymond Miles e Charles Snow...

    1. Estratégia Defensiva: estabilidade - isolar uma parcela do mercado para criar um domínio estável.
    2. Estratégia Ofensiva (prospectora): agressiva que busca novas oportunidades de produtos e mercados.
    3. Estratégia Analítica: estratégia dual e híbrida.
    4. Estratégia Reativa: a organização reage intempestivamente. Constitui um sinal de fracasso.

    C) escola do design... D) da aprendizagem E) cultural...

    • A) Prescritiva: (faça dessa forma)
    • 1.Design: a estratégia como um processo de concepção; ANÁLISE SWOT
    • 2.Planejamento: a estratégia como um processo formal; decomposto em passos, sustentado por técnicas de orçamentação, programas e planos operacionais;
    • 3.Posicionamento: a estratégia como um processo analítico, se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises das situações.

    • B) Descritiva: JOGA EM CAMPO
    • 5.Cognitiva: a estratégia como um processo mental, desenvolvido nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.
    • 6.Aprendizado: a estratégia como um processo emergente em toda a organização através de seus membros.
    • 4.Empreendedora: a estratégia como um processo visionário - intuição e visão dos líderes.
    • 8. Cultural: a estratégia como um processo coletivo – cultura organizacional -, voltada para os interesses comuns e integração dentro da organização;
    • 9. Ambiental: a estratégia como um processo de reação a um ambiente que estabelece diretrizes
    • 7.Poder: a estratégia como um processo de negociação - barganha, persuasão, confrontação e alianças entre os atores que dividem o poder, tanto na empresa quanto no mercado.

    • C) Integrativa (integra várias visões)
    • 10. Configuração: a estratégia como um processo de transformação. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração (certas características) para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia

ID
326983
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao planejamento, como função administrativa.

Alternativas
Comentários
  • B)

     

    Planejar é um processo contínuo, composto de várias etapas, que visa estabelecer um
    estado futuro desejado e um delineamento dos meios efetivos para torná-lo realidade.
    Apresenta os seguintes princípios gerais, segundo Oliveira (2011, p. 6 a 10):
    Contribuição aos objetivos: hierarquizando-os, para alcançá-los em sua totalidade;
    • Precedência sobre as demais funções: realizando-o antes da organização, direção e
    controle;
    • Promove maiores influência e abrangência: provocando modificações nas pessoas, tecnologia
    e sistema;
    • Promove maiores eficiência, eficácia e efetividade: maximizando resultados e minimizando
    deficiências.
    Os princípios específicos são (Oliveira, 2011, p. 6 a 10):
    • Participativo: realizado pelas várias áreas;
    Coordenado: interligado em todos os aspectos;
    • Integrado: envolvendo todos os escalões da empresa;
    • Permanente: atendendo às turbulências do ambiente, pois não mantém a utilidade
    com o tempo.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. A questão pediu a alternativa que traga uma correta associação à função planejamento. Para isso, é importante conhecermos as demais funções:

    1.  Planejamento é a função que precede as demais funções. nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
    2. Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. 
    3. Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. ela dinamiza e promove ação na organização.
    4. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.

     Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    A- INCORRETA. É seguida pela função organização.

    B- CORRETA. Planejar é estabelecer uma ação futura.

    C- INCORRETA. A alocação de pessoas e posições é feita pela função organização e não pela função planejamento.

    D- INCORRETA. Refere- se à função organização.

    E- INCORRETA. Os padrões são estabelecidos no próprio controle.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
327685
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Podem ser consideradas características da organização matricial, exceto:

Alternativas
Comentários
  • ultilização de alta tecnologia é a Organização em Rede.

  • GABARITO: D

     

    A Estrutura Matricial é um tipo específico de estrutura organizacional utilizada nas organizações, que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas. Para isso, a par da divisão da organização por projectos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projecto, dependentes de um director de chefes de projecto. Para cada um dos projectos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projecto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando).

    Vantagens e desvantagens da Estrutura Matricial:

    As principais vantagens deste tipo de estrutura são a grande orientação para os resultados, mantendo a identificação por especialidade.

    Como principais desvantagens destacam-se a possibilidade de conflitos entre os diversos comandos, obrigando a uma permanente comunicação com os gestores de topo. Para minimizar o risco de conflitos, é imprescindível uma clara definição das áreas de autoridade de cada linha de comando sobre os subordinados.

     

    __________________________________________________________________________________________________

    http://inovacaomarketing.com/2006/10/31/organizacoes-em-rede/

    Bons estudos!

  • Sinceramente não vejo respaldo algum para esse gabarito.

    Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes"

  • Para a ESAF, o gabarito foi a letra C

ID
327709
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São características das organizações que aprendem, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)

     

    As organizações que aprendem são formadas por pessoas que expandem, continuamente, a sua capacidade de criar os resultados que desejam, onde se estimulam padrões de comportamento novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade, e as pessoas exercitam-se, continuamente, em aprender juntas. Essas organizações só podem ser construídas quando entendermos que o mundo não é feito de forças separadas e que, no mundo de hoje, a capacidade de aprender contínua e rapidamente é a única vantagem competitiva sustentável.

  • Complementando...

    Na comunicação assimétrica, ocorre a transmissão de informações entre interlocutores que não possuem o mesmo status, o mesmo papel, o mesmo nível de informações e de conteúdos, as mesma funções. Assim, o receptor fica num papel passivo diante do emissor da mensagem. Essa não é uma características de uma organização que aprende. Nela, a comunicação é aberta e de mão dupla. A comunicação cria conhecimento e ele é replicado, melhorando e alterado pelo próprio conteúdo que o receptor possui. É, basicamente, criação de conhecimento[...].

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. E]

    bons estudos


ID
328840
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o planejamento de pessoal, o modelo integrado é um modelo sistêmico e total de planejamento de pessoal quando interligado a:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão já fala mais ou menos a resposta que a questão deseja. Se não vejamos: quando fala de um modelo sistêmico e total ( redundante, pois o planejamento sistêmico pos sí, já é total) engloba todos os processos de planejamento de uma organização. Por isso, a resposta correta é a letra A. Auditoria está no subsistema de controle. As outras respostas apresentam fases de subsistemas, porém não de todos ficando assim, as respostas incorretas.
  • No planejamento integrado o foco se concentra em uma síntese entre o planejamento empresarial e o planejamento de RH; os gerentes de linha e os profissionais de RH trabalham como parceiros para garantir a ocorrência de um processo integrado de planejamento de RH; e o resultado é um plano que destaca as práticas de RH prioritárias para a obtenção de resultados empresariais.

    Na prática, esse modelo é um modelo sistêmico e um pouco mais abrangente de planejamento de pessoal que permite um diagnóstico razoável para a tomada de decisões sobre a força de trabalho.

    Fonte: Chiaventato - Gestão de Pessoas
    1. Modelo de planejamento integrado: ocorre simultaneamente ao planejamento da organização. É um modelo mais amplo e abrangente.

    Do pontode vista de provisão de insumos humanos, o planejamento integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes a saber:

    a)  Volume de produção planejado pela organização;

    b)  Mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal;

    c)  Condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela;

    d)  Planejamento de carreiras dentro da organização.


    Do ponto de vista do fluxo interno, leva em consideração:

    a) A composição mutável da força de trabalho da organização, acompanhando as entradas e saídas de pessoas, bem como a sua movimentação dentro da organização.


    FONTE: CHIAVENATO


ID
331378
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Emrelação ao planejamento é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E)

    4.2. Planejamento estratégico
    O planejamento corresponde à primeira das quatro funções administrativas (planejar, organizar, dirigir e controlar), e consiste num processo para estabele­cer objetivos e definir a maneira adequada para alcançá-los. É um processo que congrega princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas que auxiliam as organizações a mudar uma situação com vistas a alcançar algum objetivo futuro.
    O planejamento trata de decisões e ações presentes e futuras, e também questiona e avalia os resultados dessas ações e decisões.
    O planejamento é inerente ao trabalho do administrador e não se restringe ao presente, mas projeta-se para o futuro, por isso as decisões do administrador voltadas para o futuro devem resultar de um processo que sintetize e apresente, de forma organizada, as principais informações da organização, tanto internas quanto externas.
    De acordo com o Dicionário Aurélio (2003), planejamento é o ato ou efeito de planejar. Pode ser definido como um processo articulado de definição de objetivos e de escolha dos meios para atingi-los. O planejamento é um processo de análise e decisão racional que antecede e acompanha a ação da organização na procura de solução para os problemas, ou com vistas a aproveitar as oportunidades, com eficiência, eficácia e constância.

  • A questão tratou sobre: os três tipos de habilidades defendidos por Katz, processo administrativo e planejamento.

    Sobre as habilidades, Chiavenato (2014) cita que:

    Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".

    ➡ Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.

    Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."

    ➡ As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.

    Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".

    ➡O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) INCORRETA. "as habilidades técnicas têm maior influência no planejamento tático".

    ➡ A influência é maior no planejamento operacional.

    B) INCORRETA. "as habilidades humanas têm maior influência no planejamento institucional".

    ➡Tem maior influência no nível tático em relação às demais habilidades nesse mesmo nível.

    C) INCORRETA. "quanto menor o nível de abrangência na organização, mais duradouro deve ser o planejamento".

    ➡ Quanto menor, mais curto será. O planejamento operacional, por exemplo, é de curto prazo.

    D) INCORRETA. "quando tático, programa as atividades de longo prazo e é aplicado no nível institucional".

    ➡ Isso ocorre "quando institucional (estratégico)

    E) CORRETA. "no processo administrativo deve estar integrado diretamente a todas as demais funções".

    ➡ Perfeito! O processo administrativo é composto pela interação das seguintes funções:

    ◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.

    ◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. 

    ◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização.

    ◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA "E".


ID
345127
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que Paulo tenha sido contratado pela Tecelagem ZZZ Ltda. para desenvolver o planejamento estratégico da empresa para o período 2010-2012. Como pro?ssional experiente, Paulo sabe que deve começar por conhecer o ambiente das empresas e suas variáveis.

Com relação aos tipos de ambientes que Paulo deverá avaliar, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – O Ambiente Interno é o nível ambiental que contém componentes com amplas implicações em longo prazo na gestão empresarial, pois afetam diretamente o dia a dia da organização. Suas principais variáveis são a economia, a política, as leis e a cultura.

II – O Ambiente Operacional é o nível de ambiente externo de uma organização que contém componentes em geral com implicações relativamente especí?cas e imediatas para a gerência organizacional. Suas variáveis são concorrentes, fornecedores, clientes, etc.

III – O Macroambiente é o nível ambiental com implicações mais imediatas e especí?cas no planejamento. Em termos amplos, inclui o marketing, as ?nanças e a gestão de pessoas. De um ponto de vista mais especí?co, inclui as atividades de planejar, organizar, executar e controlar dentro da organização.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
345133
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabe-se que uma das principais atividades do planejamento é a formulação de estratégias. Essa fase do planejamento exige a utilização de ferramentas bastante conhecidas, tais como o Modelo de 5 Forças de Porter e a Matriz de Crescimento e participação BCG.

Sobre essa última ferramenta, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A

    MATRIZ BCG / Escola do Posicionamento: Modelo do Boston Consulting Group (BCG) – O BCG é uma empresa de consultoria estratégica que montou um modelo de posicionamento estratégico para atender aos seus clientes corporativos. O modelo BCG parte da premissa de que a organização precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações de mercado. O modelo está baseado em quatro tipos de produtos que determinam o fluxo de caixa do produto:

    a. Vacas Leiteiras – São produtos com alta participação de mercado e crescimento lento. Produzem grandes volumes de caixa, acima do reinvestimento necessário para manter a participação. Gera fundos para o crescimento da empresa.

    b. Vira-Latas (ou bichos de estimação ou Abacaxis) – São produtos com baixa participação de mercado e baixo crescimento. Podem acrescentar lucro contábil, mas o lucro precisa ser reinvestido neles para manter sua participação, nada sobrando em caixa. São evidências de fracasso e desnecessários ao portfólio, pois não têm valor, exceto em liquidações. Todos os produtos acabam se tornando vacas leiteiras ou vira-latas.

    c. Crianças-problema (ou Pontos de Interrogação) – São produtos de baixa participação de mercado e alto crescimento. Quase sempre exigem mais dinheiro do que podem gerar. Se não for aplicado, eles irão cair e morrer. São produtos que podem ser convertidos em estrelas com os fundos adicionais.

    d. Estrelas – São produtos de alta participação e alto crescimento. Quase sempre apresentam lucro, mas podem ou não gerar todo o seu próprio caixa. São produtos que garantem o futuro.

  • A matriz BCG (matriz de portfólio) refere-se a uma análise de portfólio através dos seguintes aspectos: crescimento de mercado X participação de mercado.

    _______________________________-_____________PARTICIPAÇÃO

    ____________++_(Grande)_____________________________<______________________.(Pequena)

    ....______________________________.Estrelas....__________ ____Pontos de Interrogação 

    CRESCIMENTO .------

    .._________________ ._____________Vacas leiteiras.___________ Vira-latas ou abacaxi.....(

    ..__________++_(Pequeno)__

    _

    ◾ Os produtos "pontos de interrogação" contam com pequena participação e necessitam muitos investimentos para participar de um mercado em crescimento.

    ◾ Os produtos "estrelas" possuem grande participação em um mercado crescente.

    ◾ As "vacas-leiteiras" estão em um mercado desenvolvido sem expectativas de maior crescimento mas com grande participação. Não precisam de grandes investimentos. Pode representar o futuro dos produtos "estrelas".

    ◾ "Vira-latas" são os produtos que estão com os dias contados pois não conseguem sobreviver por si só pois não há participação nem mercado suficientes.

    *UENs: Unidades Estratégicas de Negócio.

    Analisando as alternativas, temos:

    A- CORRETA.

    A questão traz corretamente os passos iniciais no uso da matriz BGC.

    B- INCORRETA.

    Está correto: "Estrelas são UENs que têm grande participação em um mercado que cresce ligeiramente".

    A parte da geração de recursos refere-se às vacas leiteiras e não as estrelas.

    C- INCORRETA.

    Vacas leiteiras têm grande participação em mercado, mas baixo crescimento.

    D- INCORRETA.

    Abacaxis têm pequena participação e baixo crescimento. Ponto de interrogação é a mesma coisa de "abacaxi" .

    Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Juspodivm. Salvador. 2019 (pág. 460- 461)

    GABARITO DA MONITORA LETRA A


ID
349033
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração é uma ciência que estuda a organização e os elementos utilizados para a sua estruturação e gestão visando à eficácia e eficiência de suas atividades, produtos ou serviços e processos. Os fundamentos da Teoria Geral da Administração deram origem à chamada Escola Clássica da Administração.
Com base nesse preceito, é correto dizer que a Escola Clássica da Administração cobre duas áreas distintas da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  •  os planos estratégicos devem;

    • envolver esforços de toda ou grande parte da organização ou empresa;
    • incorrer em riscos, já que lidam com variáveis externas incontroláveis e geralmente imprevisíveis;
    • mobilizar grande parte dos recursos disponíveis e até aqueles que não estão disponíveis no momento, mas deverão ser captados;
    • se comprometer com o futuro da organização.

     

    Os planos táticos devem;

    • ser derivados do plano estratégico, garantido assim o alinhamento de suas ações;
    • envolver partes da organização e não a organização como um todo;
    • lidar com recursos departamentais, limitados, portanto sua abrangência é menor tanto em relação ao envolvimento organizacional quanto ao volume de recursos mobilizados;
    • tratar de riscos igualmente limitados;
    • funcionar como elos de ligação entre a estratégica e a operação;
    • ser realizados em médio prazo, já que não podem levar tanto tempo quanto o próprio plano estratégico e tão pouco podem ser realizados em prazos muito curtos, já que envolvem ainda partes consideráveis da organização.

     

    planos operacionais;

    • derivados dos planos táticos;
    • de menor risco, já que cada um dos planos envolve uma tarefa um ou conjunto limitado de ações pontuais;
    • normalmente fáceis de serem monitorados e avaliados em termos de processo e resultado, eficiência e eficácia;
    • detalhados, já que descrevem cada tarefa a ser realizada;
    • menos abrangentes, já que envolvem as menores ações dentro da empresa, suas atividades operacionais;
    • de curto prazo, já que cada tarefa deve ser realizada num prazo menor que o próprio plano tático que a originou, muitas tarefas podem, inclusive, serem realizadas no prazo de um ou poucos dias.

  • GABARITO C

     

    PONTOS A SE CONSIDERAR:

     

    A BANCA TRATOU DE "ESCOLA CLÁSSICA" COMO SINÔNIMO DE "ABORDAGEM CLÁSSICA" .

    O CESPE TAMBÉM JÁ FEZ ISSO, DAÍ VOCÊ RESPIRA FUNDO E PROCURA A RESPOSTA QUE FAZ MAIS SENTIDO:

     

    Na vida real, a abordagem clássica de divide em 2 escolas:

     

    A Escola Cientifica de Taylor: que enfatiza nas Tarefas (operacional);

     

    A Escola Clássica de Fayol: que enfatiza na estrutura organizacional.

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Materiais/Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Gabarito: C

  • Teoria Clássica = Fayol = ênfase na estrutura

    Gabarito: C


ID
349036
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na Administração, se reconhece o PLANEJAMENTO como a primeira função administrativa, em função da importância que essa função tem para o bom desempenho organizacional. Segundo Maximiano (2005), o planejamento pode ser classificado em três tipos de acordo com a sua abrangência em relação à organização. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Planejamento estratégico é aquele elaborado no âmbito institucional envolvendo toda a organização, definindo os rumos que a organização deve tomar nos anos seguintes.

II. Planejamento tático traduz os planos estratégicos em ações rotineiras, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis e eficácia dos resultados.

III. Planejamento operacional: é um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Estratégico
    São os meios utilizados para atingir as metas de longo prazo, que são de grande importância para a empresa, envolvendo o ambiente interno e externo no qual se insere. Define: o negócio que está sendo empregado na organização, como deve ser e qual sua influência no ambiente interno e externo, ajudando no desenvolvimento do longo prazo. O mais alto nível da empresa (diretores e assessores) é responsável por ter grande conhecimento da empresa e sempre deve estar atento ao que ocorre no ambiente externo.
    Planejamento Tático
    No planejamento tático, as pessoas envolvidas têm o objetivo do desdobramento da estratégia, como, por exemplo, criando metas e buscando condições adequadas para que elas sejam realizadas (esse nível está entre o nível estratégico e operacional). Geralmente os ocupantes são coordenadores, supervisores, gerentes e eles buscam cuidar dos processos dos recursos, das pessoas envolvidas alinhando as decisões estratégicas.
    Planejamento Operacional
    Segundo Fayol, é uma função gerencial que busca especificar os recursos que devem estar disponíveis para cada produto e fornece cronogramas.
    Esse planejamento pode ser anual, bienal, mensal, semanal ou trimestral, especificando quais recursos estão disponíveis para os serviços ou produtos, e utilizando esses cronogramas. O planejamento operacional está ligado à eficiência.

     

  • Ações rotineiras é Planejamento Operacional e não Tático.

    Bons Estudos

  • Gabarito: B

  • I. Planejamento estratégico é aquele elaborado no âmbito institucional envolvendo toda a organização, definindo os rumos que a organização deve tomar nos anos seguintes.

    II. Planejamento tático traduz os planos estratégicos em ações rotineiras, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis e eficácia dos resultados. Ações rotineiras fazem parte do planejamento operacional.

    III. Planejamento operacional: é um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização.

  • gab:B

    o comentário do Edvaldo Junior já esta completo.

  • Gab B.

    Ações rotineiras é Planejamento Operacional e não Tático.


ID
349066
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos tipos de planos nas organizações, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D - O erro está em dizer que os planos estratégicos têm forte orientação interna. Quando na verdade, tem forte orientação externa.

  • Gab. D

    Planejamento Estratégico: é o planejamento elaborado pelo nível mais alto da organização

    (presidência e diretorias). Nele, toda a organização é englobada (ambiente interno), incluindo a sua interação

    com o ambiente externo. Está relacionado com os objetivos de longo prazo, bem como à

    eficácia e à efetividade da organização. Nesse nível, há a presença do controle estratégico.

    Espero ter ajudado!


ID
360793
Banca
FDC
Órgão
FUNASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando se deseja resolver problemas que envolvem questões importantes da empresa, como missão, novos produtos e sobrevivência a longo prazo, utiliza-se o seguinte tipo de sistema de informação:

Alternativas
Comentários
  • "Quando se deseja resolver problemas que envolvem questões importantes da empresa, como missão, novos produtos e sobrevivência a longo prazo, utiliza-se o seguinte tipo de sistema de informação"

    - Longo prazo: planejamento estratégico

    - Médio prazo: planejamento tático

    - Curto prazo: planejamento operacional

    GABARITO: C

  • A questão versa sobre os planejamento das organização em relação ao seu nível organizacional.

    Do topo da pirâmide até a sua base, temos os níveis: Estratégico, Tático e Operacional e as suas principais características são:

    Planejamento Estratégico:

    • Visão: sistêmica, global; 
    • Prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro);
    • Assunto: genérico;
    • Risco: maior risco;
    • Exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.

    Planejamento Tático

    • Visão: por unidades/setores/departamentos;
    • Prazo de execução: médio prazo; 
    • Assunto: setorial;
    • Risco: médio risco;
    • Exemplos: planos funcionais: marketing, financeiro, RH e produção.

    Planejamento Operacional:

    • Visão: específico por operação;
    • Prazo de execução: curto prazo (dia a dia);
    • Assunto: específico;
    • Risco: baixo risco;
    • Exemplos: procedimentos, orçamentos, programas, regras e regulamentos.

     Logo, o planejamento a longo prazo, o que abrange o estabelecimento da missão e das estratégias organizacionais são realizados no planejamento estratégico.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
360805
Banca
FDC
Órgão
FUNASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento, a consolidação das informações e atividades desenvolvidas e que apresenta uma visão estática da decisão em relação a custos e benefícios constitui o seguinte documento:

Alternativas

ID
361882
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo o autor Masakazu Hoji, em sua obra Administração Financeira e Orçamentária: Matemática Financeira Aplicada, Estratégias Financeiras e Orçamento Empresarial, o princípio específico de planejamento no qual os objetivos da organização são escolhidos pelos escalões superiores e os meios para atingi-los são fornecidos pelos escalões médios e inferiores, é definido como planejamento

Alternativas
Comentários
  • Meu deus!!! Essa foi a referência mais difícil de encontrar, até hoje nos meus estudos. Mas é essa aí!!!!

    Enquanto não regulamentarem os Concursos, com normas para formulação dos editais e exigência de especificação da base teórica, os estudantes de administração terão problemas.

    Boa sorte à todos!!! Vamos em frente!!!


    OS 4 PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO PLANEJAMENTO:


    Planejamento participativo: O principal benefício do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é, simplesmente elabora-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo;


    ·Planejamento coordenado: Todos aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto;


    ·Planejamento INTEGRADO: Os vários escalões de uma empresa - de porte médio ou grande – devem ter seus planejamentos integrados. nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de cima para baixo e os meios para atingi-los, de baixo para cima, sendo este último fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir a seus membros;


    ·Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente,pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.


    Fonte: OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Conceitos, Metodologia e Práticas. Editora Atlas. 31ª Edição. 2013.


ID
389092
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao elaborar um plano estratégico, um dos aspectos mais importantes é relacionado às consequências de sua implementação junto aos grupos de interesse, ou stakeholders. De forma geral, os grupos de interesse podem ser classificados em duas categorias básicas – primários e secundários. A característica que permite diferenciar os grupos secundários dos primários é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Stakeholders primários: são indivíduos ou grupo que exercem impacto direto sobre a empresa. É o público tradicional que aparece nas primeiras análises das relações de stakeholders com a organização. São formados basicamente pelos empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários. Stakeholders secundários: são indivíduos ou grupos que não estão diretamente ligados às atividades econômicas da empresa, porém podem exercer influência  considerável sobre ela ou podem afetar seriamente suas operações Exemplo: governo, imprensa, comunidade, instituições financeiras, etc.

    Após a definição acima, podemos concluir que quanto mais os stakeholders podem impactar as empresas, mais também podem sofrer impactos com a implantação de um plano, ou seja, a amplitude das consequências de implantação de um plano será maior para os stakeholders primários, já que estão mais próximos da organização.

    (se alguém tiver um fundamento melhor, me avise!) 
    • Stakeholders primários: são aqueles que exercem influência direta e têm poder de interferência direta dentro de qualquer empresa.

    • Stakeholders secundários: não são diretamente ligados às atividades econômicas da organização, mesmo podendo mobilizar a opinião pública.

    Dessa forma, podemos concluir que os stakeholder primarios "sofrem" mais com as consequencias de um plano, ou seja, a diferença entre eles é amplitude de atingimento de implementação de um plano estratégico


ID
407605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos modelos de gestão das organizações
contemporâneas que emergem no cenário global, julgue os itens
a seguir.

Os planejamentos estratégicos das organizações contemporâneas são desenvolvidos a partir das contribuições dos trabalhadores das empresas, e o envolvimento da alta direção não é mais necessário em um primeiro momento.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

    O erro é afirmar que a alta direção não é responsável, em um primeiro momento, pelo planejamento estratégico.

    Segundo Paludo (2012), esse planejamento exige forte comprometimento e participação da cúpula da organização em todas as fases.

ID
407608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos modelos de gestão das organizações
contemporâneas que emergem no cenário global, julgue os itens
a seguir.

Estratégia pode ser conceituada como a criação de uma posição diferenciada, única e de valor, envolvendo um conjunto de atividades.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    Porter define estratégia como a criação de uma posição única e de valor envolvendo um diferente conjunto de atividades (KOTLER, 2000).
    http://www.ead.fea.usp.br/semead/10semead/sistema/resultado/trabalhosPDF/310.pdf
  • Sei que a questão foi de 2009, mas caberia recurso;
    O conceito de estratégia é um plano de ação e processos que visam conseguir VANTAGEM COMPETITIVA,ai sim: VC é a criação de uma posição diferenciada,única(difícil de ser copiada) e que agregue valor ao produto.
    Portanto a questão está ERRADA porque o que foi dito são OBJETIVOS e não CONCEITOS..
    CONCEITO = IDEIA = CONCEPÇÃO, está no plano imaterial,intangível
    OBJETIVO = ALVO = FINALIDADE,está no plano material,concreto.
  • ESTRATÉGIA É UMA MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS RECURSOS DA EMPRESA NO ÂMBITO GLOBAL VISANDO ATINGIR OS OBJETIVOS NO LONGO PRAZO. QUANDO SE CONSTRÓI UMA ESTRATÉGIA, NÃO SE PRETENDE TOMAR DECISÕES SOBRE O FUTURO, MAS TOMAR HOJE DECISÕES TENDO EM MENTE O FUTURO.

     

    A ESTRATÉGIA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM SEUS PLANOS TÁTICOS: ESTRATÉGIA NÃO É SÓ INOVAÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO OU PLANEJAMENTO FINANCEIRO, MAS O CONJUNTO DISSO DIRIGIDO A OBJETIVOS A LONGO PRAZO QUE SE PRETENDE ATINGIR.

     

    A ESTRATÉGIA NÃO É UM FIM EM SI MESMA, MAS APENAS UM MEIO. DEVE SER REAVALIADA E REAJUSTADA CONSTANTEMENTE EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
407611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos modelos de gestão das organizações
contemporâneas que emergem no cenário global, julgue os itens
a seguir.

O mapeamento dos pontos fortes e fracos das organizações e dos seus concorrentes é instrumento básico para a eficácia da gestão estratégica.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Tratase
    de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.

    Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão (DAYCHOUW, 2007).

    A analise da Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho organizacional.
    http://www.aedb.br/seget/artigos11/26714255.pdf




    análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de
    ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma
    organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa
    no ambiente em questão (DAYCHOUW, 2007).
    A analise da Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é
    através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e
    fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma
    com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e
    melhor o desempenho organizacional.  
  • Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.


    ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.


  • O mapeamento dos pontos fortes e fracos das organizações e dos seus concorrentes é instrumento básico para a eficácia da gestão estratégica. Resposta: Certo.

    Comentário: o "E" é uma conjunção aditiva e nessa situação o mapeamento dos concorrentes realmente é básico para a gestão estratégica de uma organização.


ID
407614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A adoção de uma abordagem estratégica no ambiente
organizacional encontra sua missão maior na arte de gerar
excedentes, de condicionar a organização a ganhar mais do que
gasta ou a aprender a explorar o seu diferencial. Entre os
objetivos da abordagem estratégica incluem-se

identificar e maximizar ameaças.

Alternativas
Comentários
  • A questão está ERRADA em dizer que um dos objetivos da administração estratégica é maximizar ameaças.
    As ameaças fazem parte do ambiente externo da organização, portanto não podem ser controladas, o máximo que a empresa pode fazer é tentar minimizar seus efeitos, maximizar não tem lógica alguma.
  • Uma das ferramentas mais usadas, ao realizar o planejamento estratégico, é a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades). Tanto as ameaças quanto as oportunidades são fatores externos à organização, isto é, variáveis incontroláveis. As ameaças, nesse caso, devem ser consideradas para que a empresa procure  identificá-las e minimizá-las evitando que a organização  se torne vulnerável diante do futuro incerto.

    Sendo assim, não há que se falar em maximizar as ameaças, mas, sim, as oportunidades e pontos fortes!

    Bons Estudos!
  • IDENTIFICAR E REDUZIR/ERRADICAR AMEAÇAS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • minimizar


ID
407617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A adoção de uma abordagem estratégica no ambiente
organizacional encontra sua missão maior na arte de gerar
excedentes, de condicionar a organização a ganhar mais do que
gasta ou a aprender a explorar o seu diferencial. Entre os
objetivos da abordagem estratégica incluem-se

sustentar posições conquistadas e expandir.

Alternativas
Comentários
  • É COMO EM UMA ESCADA: VOCÊ SÓ SOBE OU PERMANECE, POR UM DETARMINADO TEMPO, EM UM DEGRAU PARA PROGREDIR. MAS, NÃO RETROCEDE.

     

     

    GABARITO CERTO


ID
423142
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No enfoque do Quadro Lógico ou Logical Framework Approach,

Alternativas
Comentários
  • c) o objetivo superior orienta a atuação do projeto dentro do contexto da organização, está ligado à sua missão e pode ser considerado um objetivo estratégico. 


    Características do Quadro Lógico por Resultados

    Apresenta a estrutura lógica de um projeto;

    tem foco nos resultados e não nas atividades;

    facilita o monitoramento de alcance dos resultados e do uso prudente dos recursos; 

    facilita a elaboração de relatórios e documentos baseados nos resultados alcançados e nas lições aprendidas.


    http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fQuadro_logico.pdf



ID
445963
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os modelos de planejamento de pessoal, o modelo vegetativo e conservador, adequada para organizações estáveis e sem planos de expansão, capaz de predizer as conseqüências de contingências, como a política de promoções da organização, aumento da rotatividade, entre outros, é o modelo:

Alternativas
Comentários
  • se alguem tiver algum material sobre este tema, eu agradeço se me enviar! obrigada!

  • "Modelos de Planejamento de RH

    Vários são os modelos de planejamento de RH encontrados no mercado. Alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades da instituição. Seguem abaixo três modelos aplicados ao contexto educacional:

    Modelo baseado no fluxo de pessoal – É fundamentado na análise histórica dos movimentos de entrada, saída, promoções e transferências internas, permitindo uma previsão de curto prazo das necessidades de pessoal da instituição. Esse modelo é normalmente e comumente aplicado aos profissionais técnico-administrativos da IES.

    Modelo baseado na procura do serviço – é influenciado pela relação entre duas variáveis: a quantidade de profissionais e a procura pelos serviços. No contexto educacional esse modelo é mais impactado na contratação de docentes, que sofre alteração semestral. Por exemplo, um curso que em determinado período/semestre necessita de o dobro de professores em relação ao semestre anterior, devido a um aumento na demanda.

    Modelo de planejamento integrado – É um modelo mais amplo, abrangente e leva em conta alguns fatores como:

    O volume de alunos planejado pela instituição.

    As reestruturações acadêmicas no âmbito das matrizes curriculares, dos projetos pedagógicos e das metodologias de ensino e aprendizagem.

    As condições de procura e oferta das vagas dos diversos cursos na região de abrangência.

    O planejamento de carreira docente e técnico-administrativo da IES."

    Fonte: http://www.hoper.com.br/bussola_educacional/outubro2012/news_destaque.html

    Portanto, o nosso gabarito é a letra "C".

  • Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço

    Baseia-se no conceito de que as necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do produto ou do serviço. A relação entre as duas variáveis – número de funcionários e procura do produto/serviço – é influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização. Qualquer acréscimo de produtividade decorrente de mudança na tecnologia poderá trazer uma redução das necessidades de pessoal por unidade adicional de produto/serviço ou uma redução do preço do produto/serviço, de tal maneira que resulte em um aumento de vendas e, conseqüentemente, aumento das necessidades de pessoal. Este modelo está voltado predominantemente para o nível operacional da organização. Não considera possíveis fatos imprevistos, como estratégias dos concorrentes, situação do mercado de clientes, greves, falta de matéria-prima etc. É extremamente limitado porque se reduz a aspectos quantitativos: quantas pessoas serão necessárias nos vários postos de trabalho para produzir determinada quantidade de produto ou serviço oferecido pela organização.

    Modelo baseado em segmentos de cargos

    Também está restrito ao nível operacional da organização. É o modelo de planejamento de pessoal operacional utilizado por empresas de grande porte. O modelo consiste em:

    Algumas empresas, como a IBM, preferem calcular suas necessidades totais de pessoal operacional com base em projeções relacionadas apenas com certos segmentos de cargos se sua força de trabalho que apresentam variações maiores. Suas limitações são similares ao modelo baseado na procura estimada do produto/serviço.

  • Modelo de substituição de postos-chave

    É um modelo que recebe os nomes de mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento para o planejamento de funcionários. Trata-se de uma representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma possível vaga futura dentro da organização. A montagem do sistema requer um organograma com informações fornecidas pelo sistema de informação gerencial. Cada retângulo do organograma apresenta o nome do funcionário com algumas informações para tomada de decisão. Cada funcionário é classificado em três alternativas de promovabilidade:

    1.    Funcionário pronto para promoção imediata

    2.    Funcionário que requer maior experiência no cargo atual

    3.    Funcionário com substituto já preparado

    Além disso, o desempenho de cada funcionário é avaliado da seguinte maneira:

    1.    Desempenho excepcional

    2.    Desempenho satisfatório

    3.    Desempenho regular

    4.    Desempenho fraco

    Cada retângulo do organograma de substituição apresenta o nome e idade do funcionário no segmento superior e, no segmento inferior, o nome dos possíveis substitutos, co os nomes e idades, antecedidos pela classificação de promovabilidade e avaliação do desempenho. Algumas organizações incluem também programas de preparação e desenvolvimento das pessoas para melhorarem sua promovabilidade.

    O desempenho atual é obtido através das avaliações de desempenho, opiniões dos demais gerentes, pares e subordinados. A promovabilidade futura é baseada no desempenho atual e nas estimativas de sucesso futuro nas novas oportunidades. Na verdade, esse modelo funciona como um plano de carreiras.

  • Modelo baseado no fluxo de pessoal

    É um modelo que mapeia o fluxo das pessoas para dentro, através e para fora da organização. A análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização, se não houver mudanças no contexto. Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano.

    Número inicial Desligamentos (-) Transferências para (-)Promoções (+)Admissões (+)Número final (=)

    Diretores 4 0 0 0 0 4

     

    Gerentes 11 0 0 1 0 12

     

    Supervisores 34 4 4 8 0 34

     

    Funcionários 360 12 0 1 11 360

     

    Modelo de planejamento integrado

    É um modelo mais amplo e abrangente. Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes, a saber:

    1.    Volume de produção planejado pela organização

    2.    Mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade do pessoal

    3.    Condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela

    4.    Planejamento de carreiras dentro da organização

    Do ponto de vista do fluxo interno, o planejamento de RH leva em conta a composição mutável da força de trabalho da organização, acompanhando as entradas e saídas de pessoas, bem como a sua movimentação dentro da organização.

    Na prática, o modelo integrado é um modelo sistêmico e um pouco mais abrangente de planejamento de pessoal que permite um diagnóstico razoável para a tomada de decisões sobre a força de trabalho.

    Contudo, a maioria dos modelos anteriormente apresentados funciona como esquemas quantitativos e numéricos, tratando as pessoas como ativos tangíveis, deixando de lado aspectos intangíveis importantes, como habilidades, conhecimentos, competências, atitudes, comportamentos, etc.

    Tratam as pessoas como quantidades que devem ser preservadas na organização sem se importar como elas deveriam ser caracterizadas em termos de capital humano ou capital intelectual. A figura da ideia das principais questões de planejamento de RH para efeito de um diagnóstico mais profundo das necessidades de aporte humano à organização.

    fonte:https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVBMAF/gestao-pessoas?part=4


ID
457882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Planejamento pode ser definido como o processo consciente e
sistemático de tomar decisões relacionadas a objetivos que uma
organização pretende atingir. A esse respeito, julgue os itens que
seguem.

Entre os tipos de planejamento, o planejamento operacional é o que apresenta menor alcance em termos de tempo e menor foco em termos de atividades organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Pois o planejamento operacional é o que em menor tempo é executado por isso a associação ao menor alcance, e é o que menos abrange as atividades da organização como um todo sendo um trabalho focado na tarefa em si.
  • PLANEJAMENTO OPERACIONAL


    Menor Alcance --> apenas atividades/processos no Curto Prazo

    Menor Foco --> abrange menos da organização 


  •  

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL

     

      - MENOR ALCANCE --> Elaborado para CURTO prazo.

      - MENOR FOCO --> Foco de atuação nas TAREFAS (menor parte desempenhada por um indivíduo).

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Estranha tb já que o maior foco de planejamento operacional é nas ATIVIDADES. As pessoas estão colocando FOCO como se fosse sinônimo de AMPLITUDE

  • GAB: C

    É um planejamento de curto prazo e que focaliza o imediato e o presente.


ID
457885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do impacto do ambiente nas organizações.

Aspectos demográficos, políticos, legais e tecnológicos são variáveis do ambiente competitivo ou setorial que promovem impactos positivos ou negativos nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Mas o que é que tem de errado com essa questão? No Cespe só tem gente doente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Acredito que o erro deve ser devido a "setorial".
    Trata-se de variáveis do ambiente externo.
  • Ambiente externo:
    Ambiente geral: demográfico, econômico, sociopolítico, tecnológico

    Ambiente setorial: Análise da Indústria, As cinco forças competitivas.
    fonte

  • O ambiente competitivo ou setoria envolve o ambiente operacional e relaciona-se com os critérios de definição de setor e os fatores que afetam a maioria dos concorrentes nesse ambiente.

    O ambiente geral ou macroambiente caracteriza-se por ter uma área mais abrangente e complexa de influência, sendo representado pelos fatores mais amplos que interagem com todas as organizações e interferem profundamente em seus funcionamentos.

  • ANÁLISE EXTERNA – AMEAÇAS E OPORTINIDADES – VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS


    MACROAMBIENTE - AMBIENTE INDIRETO, CONCEITUAL OU GERAL: 
      - EX.: POLÍTICO; ECONÔMICO; SÓCIO/CULTURAL; TECNOLÓGICO; AMBIENTIAS E LEGAIS...
    INFLUENCIA INDIRATAMENTE NO NEGÓCIO - DE MODO GERAL.


      

    MICROAMBIENTE - AMBIENTE DA TAREFA, AMBIENTE DIRETO, OPERACIONAL OU SETOR DE NEGÓCIOS/SETORIAL:
      - EX.: FORNECEDORES; CLIENTES/CONSIMIDORES; USUÁRIOS; CONCORRENTES; AGÊNCIAS REGULADORAS...
    INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO NEGÓCIO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

    Aspectos demográficos, políticos, legais e tecnológicos são variáveis do ambiente geral.

    Ambiente Operacional/competitivo/ setorial/ imediato>>>influenciam a organização de maneira DIRETA. Exemplos: clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras.

  • Aspectos demográficos, políticos, legais e tecnológicos são variáveis do ambiente geral. O ambiente competitivo (setorial ou operacional) é formado por componentes que influenciam a organização de maneira direta, como clientes e fornecedores, por exemplo. Gabarito: errada. 

    Estratégia C.

  • Tem que ser muito corajoso para marcar errada a questão.

  • Aspectos demográficos, políticos, legais e tecnológicos são variáveis do ambiente competitivo ou setorial que promovem impactos positivos ou negativos nas organizações. QUESTÃO ERRADA!

    ** ESTAMOS FALANDO DE AMBIENTES ORGANIZACIONAIS

    Ambiente Operacional: Também chamado de ambiente competitivo, setorial, ou imediato, é formado por componentes que influenciam a organização de maneira direta. São os participantes que estão mais “próximos” da organização. Exemplos: clientes, fornecedores..

    Ambiente Geral: É composto por participantes que não sofrem interferência da organização, todavia influenciam a organização de maneira indireta. Exemplos: aspectos legais, econômicos,políticos, tecnológicos e demográficos. 


ID
491881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Estabelecer os objetivos empresariais e definir os recursos necessários ao seu alcance e os meios para controlar as atividades e os recursos são responsabilidades do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os re­cursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decor­rência do planejamento estão os planos.Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Além disso, os planos funcionam como guias ou balizamen­tos para assegurar os seguiintes aspectos:
    1. Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
    2. Os planos servem pára integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
    3. Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consis­tentes com os objetivos definidos. Eles dão racionalidade ao processo. São racio­nais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
    4. Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente mo­nitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitira ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.

    Adm. Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, p.341
  • SE FALOU DE DEFINIR ALGO, ENTÃO É PLANEJAMENTO!

     

     

    GABARITO CERTO

  • Quadrix 2019

    Em relação à função de planejamento, julgue o item.

    Na administração por objetivos, o estabelecimento dos objetivos é fixado pelos gerentes e pelos subordinados, que identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

  • Gab: CERTO

    DEFINIR recursos = Planejamento.

    ALOCAR recursos = Organização.


ID
493621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que tratam dos procedimentos
administrativos em uma organização.

Os procedimentos administrativos realizados nas áreas-meio têm por objetivo dar suporte às atividades realizadas nas áreas-fim da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!

    Área fim: é o negocio da organização (ex: no comércio a área fim é a venda ao cliente e não o RH)...
    Áreas meio: não constituem o negócio, diretamente, da organização, mas dão suporte para que este aconteça... (ex; rh recruta vendedores para vender mercadorias aos clientes... )...


    Bons estudos!
  • Ex.: os serviços auxiliares de um técnico e analista do MPU ( atividade-meio ) dão suporte aos membros do MPU ( atividade-fim ) para realizarem suas atividades.

     

    --

     

    Gabarito: certo

     


ID
501874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As pessoas que fazem parte de uma organização representam sua fonte primária de vantagem competitiva. Nesse contexto, a administração de recursos humanos tem papel essencial na busca
e no desenvolvimento dos talentos humanos da organização, os quais deverão trabalhar da forma mais eficiente e eficaz possível, para o alcance das metas organizacionais. Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A administração estratégica de recursos humanos baseia-se em três pilares: atração, recrutamento e seleção da força de trabalho.

Alternativas
Comentários

  • Veja que atrair, recrutar e selecionar são atividades operacionais da gestão de pessoas. Qdo você fala em administração estratégica de recursos humanos, vc precisa abrir o horizonte e pensar em coisas maiores como: planejamento da força de trabalho necessária, políticas de remuneração, como reter talentos, como desenvolver, treinar e capacitar, etc. O escopo é bem mais amplo.

  • A colega acima matou a questão.  Só colocando um pouquinho de doutrina, porque o Cespe curte uns autores.

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

    O planejamento estratégico de uma empresa depende da missão, da visão, dos objetivos organizacionais e da própria estratégia organizacional. A definição desses elementos-chave é de suma relevância para definir para onde a organização vai direcionar as pessoas no sentido de se comprometerem com os resultados esperados. Nesse aspecto, reside o papel mais relevante da gestão de pessoas, que é fazer com que os colaboradores saibam o real sentido do esforço conjunto para atingir os objetivos organizacionais e, assim, serem beneficiados. O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização.

    O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos indivi­duais dos funcionários.


    Consulta: RIBAS e SALIM (2014)

  • Complementando...

    A Administração Estratégica de recursos humanos engloba todos os seus macroprocessos, desde agregar pessoas até monitorar pessoas. Além disso, o objetivo do recrutamento é atrair as pessoas para trabalharem na organização. É errado dizer que "atração" é uma coisa e recrutamento é outra. Fazem parte da mesma atividade, isto é, atrair pessoas é recrutamento.
  • ERRADO

     

    Recrutar e atrair são sinônimos.

  • E a MOTIVAÇÃO fica onde??? o colaborador vai trabalhar desmotivado ...

  • RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO. Acredito que seriam estas

  • Macro processos

    1 – Atrair/Agregar pessoas

    Visa atrair talentos para a empresa, incluindo o recrutamento e seleção

    2 – Aplicar pessoas

    Visa desenhar as atividades que as pessoas deverão executar. Incluindo análise e descrição de cargos, e avaliação da performance. 

    3 – Recompensar pessoas

    Visa incentivar as pessoas. Inclui-se as recompensas, remuneração, benefícios, bônus etc, tanto atrativos monetários como os não financeiros.

    4 – Desenvolver pessoas

    Visa desenvolver habilidades das pessoas para execução das atividade. Envolve treinamento, Cursos, Orientação de carreira etc

    5 – Manter pessoas

    Visa reduzir o índice de turnover. Tentar manter satisfação e bom desempenho nas atividades

    6 – Monitorar pessoas

    Visa acompanhar e controlar performance


ID
501880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As pessoas que fazem parte de uma organização representam sua fonte primária de vantagem competitiva. Nesse contexto, a administração de recursos humanos tem papel essencial na busca
e no desenvolvimento dos talentos humanos da organização, os quais deverão trabalhar da forma mais eficiente e eficaz possível, para o alcance das metas organizacionais. Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O objetivo único do planejamento de recursos humanos é a seleção de pessoas para as vagas já existentes na organização.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, o planejamento estratégico de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de um determinado período de tempo. Trata-se de definirantecipadamente qual a força de trabalho e os talentos necessários para a realização da ação organizacional futura.

  • O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos indivi­duais dos funcionários.


ID
501937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.

Embora a pesquisa de mercado possa ser utilizada para se conhecer o que os consumidores desejam, os dados por ela obtidos são inadequados à realização da segmentação do mercado por características socioculturais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento.

    Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.

    O estudo de mercado, portanto, surge como uma ferramenta essencial para minimizar riscos e identificar oportunidades em qualquer estágio de vida de uma empresa.


ID
502081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.

Assim como as atividades de planejamento, os níveis de influência da estrutura organizacional dividem-se em operacional, tático e estratégico.

Alternativas
Comentários
  • certo

    Costuma-se observar uma Estrutura Organizacional dividindo-a por níveis de influência de uma sobre as outras. São três os níveis de influência da Estrutura Organizacional: estratégico, tático e operacional.

    http://www.cin.ufpe.br/~tg/2005-1/rss3.pdf

  • bem sequinha essa

  • CERTO.

     

    Processo de Planejamento,

     

    Níveis de Influência:  ESTRATÉGICO, TÁTICO, OPERACIONAL.

     

  • "O instantâneo colocado no data warehouse normalmente contém vários componentes. Um componente é a unidade de tempo que marca a ocorrência do evento. Normalmente (não necessariamente sempre) a unidade de tempo marca o momento da captura do instantâneo. componente do instantâneo é a chave que identifica o instantâneo. O terceiro componente normal de um instantâneo do data warehouse são os dados primários que se relacionam com a chave. Por fim, um componente opcional de um instantâneo são dados secundários que foram acidentalmente capturados desde o momento da captura do instantâneo e colocado no instantâneo. Conforme mencionado, às vezes esses dados secundários são chamados de um artefato do relacionamento. "


ID
502093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao planejamento estratégico e à análise dos ambientes interno e externo, julgue os seguintes itens.

Na elaboração do planejamento estratégico da PETROBRAS, o funcionário responsável por esse trabalho deverá considerar o princípio da precedência do planejamento, segundo o qual essa função administrativa deve vir antes das demais.

Alternativas
Comentários
  • — anulado por possibilitar dupla interpretação. O emprego da expressão “o funcionário responsável” pode ter induzido a erro os candidatos, em razão de o processo de planejamento estratégico ser conduzido pela alta gerência e, especialmente em uma empresa da dimensão da Petrobras, por equipes capacitadas.

    https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/287/petrobras-2007-justificativa.pdf



ID
502111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao planejamento estratégico e à análise dos ambientes interno e externo, julgue os seguintes itens.

Geralmente, a condução do processo de formulação do planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis de gerência média da organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O ideal é que envolva todo capital intelectual da empresa. 


    O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.


    Ø Segundo Chiavenato – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”

      Ø Segundo Djalma de Oliveira – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa


  •  

     NÍVEIS ----------- HABILIDADES --------- HIERARQUIA--------- FOCOS DE ATUAÇÃO ----- PRAZOS
    Estratégico --------- conceitual ------------ Direção (alta) --------- em toda a empresa -------- longo
    Tático--------------- humanas---------------Gerência (média)--------- em departamentos ------ médio
    Operacional-------- Técnicas-------------Supervisão (baixa)------------- em tarefas ------------- curto

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

     

    Nível Estratégico envolve os diretores e dirigentes máximos da organização. Tem sua visão a longo prazo.

    Nível Tático envolve a gerência média da organização, algumas bancas também podem chamá-lo de nível gerencial. Tem sua visão a médio prazo.

    Nível Operacional envolve os supervisores e executores diretos das tarefas, ou seja, com pessoas que mete a "mão na massa". Tem sua visão a curto prazo.

     

    Fonte: Minhas anotações com base nas AULAS DO PROFESSOR RENNÓ.

    Bons estudos!

     

  • Gab: Errado

     

    Questão: Geralmente, a condução do processo de formulação do planejamento estratégico é de responsabilidade dos níveis de gerência média da organização.

     

    Se a formulação é do planejamento ESTRATÉGICO, a responsabilidade vai ser do nível estratégico (alto escalão: Diretores).

    Se a questão abordasse a formulação do planejamento tático, ai sim a responsabilidade seria do nível de gerência.

  • O PLANEJAMNETO ESTRATÉGICO É DE RESPONSABILIDADE DOS DIRETORES DA EMPRESA, POIS ESTE PLANEJAMENTO É DE LONGO PRAZO E ENVOLVE TODA A ORGANIZAÇÃO, ANALISANDO O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO.

  • ERRADO

     

    Estratégico --> Alta cúpula, dirigentes máximo --> Longo prazo;

     

    Tático --> Gerência --> Médio prazo;

     

    Operacional --> Supervisores --> Curto prazo;

     


ID
518179
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

As organizações são _______________no sentido de que são processos conscientes e inconscientes que as criam e as mantêm como tais com a noção de que as pessoas podem, na verdade, tornar-se confinadas ou prisioneiras de imagens, ideias, pensamentos e ações que esses processos acabam por gerar.

Alternativas
Comentários
  • "As organizações não são condicionadas somente pelos seus respectivos ambientes, são também moldadas por interesses inconscientes dos seus membros e pelas forças inconscientes que determinam as sociedades nas quais elas existem" (Morgan, Gareth; 1996, p 216)


ID
525313
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
BNDES
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento estratégico de gestão de pessoas, a visão organizacional cumpre papel relevante, pois estabelece uma identidade comum quanto aos planos futuros da organização; nesse sentido, as organizações modernas devem sempre olhar para a frente na linha do tempo e tentar estabelecer qual o estado desejado daqui a um certo tempo, digamos um prazo de cinco anos. Assinale o item que esquematiza corretamente esse aspecto da visão organizacional:

Alternativas

ID
534403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


Algumas das vantagens do planejamento estratégico estão relacionadas às diretrizes para a implementação das atividades da organização, ao auxílio no processo de tomada de decisão e à minimização da probabilidade de erros e de outras surpresas negativas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.  Como bem definiu CHIAVENATO (2009, P. 343):  

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, que ela-faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos. O planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais.

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação âa organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do futuro do que daqueles de hoje.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta

    estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

    4. 0 planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Dada a diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha a todos.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.  

  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UM NORTE PARA O PLANEJAMENTO TÁTICO (para implantação das diretrizes) QUE, POR SUA VEZ, DA UM NORTE PARA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL (para implantação das atividades).

     

     

    OU SEJA, UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO; FORMANDO, PORTANTO, UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA. MELHOR DIZENDO, NÃO EXISTE O TÁTICO SEM O ESTRATÉGICO E NÃO EXISTE O OPERACIONAL SEM O TÁTICO.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
534406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


A identificação das oportunidades que possam surgir a partir do ambiente externo é um dos principais elementos do planejamento estratégico e deve ser realizada por meio do mapeamento das diversas dimensões sociais e econômicas presentes no ambiente externo. Essas oportunidades deverão ser identificadas logo após a definição das estratégias e antes da definição das metas específicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Como você vai definir uma estratégia sem conhecer antes o seu ambiente externo?

    ERRO: Essas oportunidades deverão ser identificadas logo após a definição das estratégias e antes da definição das metas específicas.

  • Para Djalma Oliveira: o Planejamento Estratégico se inicia com o Diagnóstico Estratégico (CESPE):

    Fase I - diagnóstico estratégico

    Fase II - Missão da empresa

    Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos

    Fase IV - Controle e avaliação.


  • O MELHOR CAMINHO É EXAMINAR O AMBIENTE PRIMEIRO PARA DEPOIS DEFINIR AS ESTRATÉGIAS. QUANTO ÀS METAS, NÃO HÁ UM CONSENSO ENTRE OS DOUTRINADORES; LOGO PODE VIR ANTES OU DEPOIS DA ANÁLISE.

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • trocou a ordem : Fase I - diagnóstico; Fase II - Missão ; Fase III - Ferramentas ; Fase IV - Controle e avaliação ou fedback também estaria correto.

  • Não há consenso quanto a ordem das etapas do planejamento estrategico.


ID
544822
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre Planejamento Estratégico, considere os seguintes fatores:
I. A participação do Presidente.
II. Um firme comprometimento da alta direção.
III. Um bom sistema de coleta e análise de dados.
IV. Um sólido conhecimento do Gerenciamento da Rotina.
V. Divulgação das metas estabelecidas por toda a Empresa.
O sucesso de um Planejamento Estratégico implica, necessariamente, os requisitos discriminados em

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento Estratégico implica a participação de todos os envolvidos na empresa, principalmente da alta administração (presidência e diretoria). Além disso, deve se basear em um diagnóstico estratégico bem elaborado (sistema de coleta e análise de dados). As metas do Plano devem ser estabelecidas e divulgadas por toda a empresa para que haja maior comprometimento dos envolvidos. O sucesso do planejamento estratégico depende de seu adequado desdobramento em planejamento tático e operacional, logo o conhecimento em gerenciamento da rotina é basilar.

  • Alternativa correta (A)


ID
587968
Banca
FDC
Órgão
CREMERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O plano operacional em que os agentes administrativos têm frequentemente contato e que está relacionado com a sequência rigorosa da execução de tarefas, permitindo pouca ou nenhuma flexibilidade, é o:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

     

    O plano operacional de procedimento esta voltado para “o que fazer” e em “como fazer” as atividades e tarefas rotineiras da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional da organização.


ID
617839
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base na atitude e na visão interativa do planejamento, Ankoff (1974) apresenta quatro tipos específicos do planejamento, que estão devidamente denominados em

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe sobre os tipos de planejamento de Ankoff? 
    Favor deixar mensagem no meu mural.
    Grato.
  • Ankoff (1974) apresenta quatro príncipios de planejamento que podem ser considerados como:
    Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é o seu resultado final, mas o processo desenvolvido;
    Planejamento coordenado: deve existir uma interdependência entre todos os aspectos envolvidos no projeto. 
    Planejamento integrado: todos os escalões devem ter seus planejamentos integrados.
    Planejamento permanente: como o ambiente é turbulento e instável, sujeito a constantes mudanças, o planejamento deve  ser permanente, contemplando o fluxo das transformações ambientais. 

    fonte: 
    http://pt.scribd.com/doc/21089091/APOSTILA-PLANEJAMENTO-ESTRATEGICO
  • Gab. A

    Ankoff (1974) apresenta quatro tipos específicos do planejamento:

    -Participativo

    -Coordenado

    -Integrado

    -Permanente.


ID
643240
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura conceitual do papel de RH, conforme Ulrich, faz parte de um processo que pode ser entendido como de serviço estratégico, serviços de consultoria e de desenvolvimento ou serviços de ordem executiva e administrativos. A moldagem do ambiente de trabalho é parte de um dos quatro papéis que os profissionais de RH devem exercer

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, pois

    Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças.
  • Fiz essa questão por eliminação.

    A questão pergunta a "moldagem do ambiente de trabalho", ela está fazendo a pergunta de forma genérica, e não de forma restritiva, ou seja, do RH.

    Portanto, a única alternativa que fala da organização como um todo é a "b", as demais falam do departamento pessoal.
  • Errei a questão, mas tentando entender depois: a organização deve ter um plano de desenvolvimento. A moldagem do ambiente de trabalho é a atuação do RH em uma de suas formas de ação --> ação estratégica (atuação como parceiro estratégico).
  • Questão fácil
    Moldagem = DO
    No desenvolvimento organizacional  a mudança é fato. Se você está moldando o ambiente de trabalho , alguma mudança está ocorrendo!
  • Sou formada em administação, mas não lembro de ter lido nada com relação a este autor.

    Pesquisei e descobri que o mesmo propõe um modelo de múltiplos papéis para a gestão de RH, com o objetivo de criar valor e obter resultados para a organização como um todo.

    Múltiplos modelos de RH na administração de uma coorporação competitiva:

    1) Administração de estratégias de recursos humanos;
    2) Administração da transformação e mudanças;
    3) Administração da infra-estrutura da empresa;
    4) Administração d acontribuição dos funcionários.


  • Muito bom Diogo,

    Temos que usar todos os recursos contra o examinador...

    Bons estudos!

  • Pessoal, procurei sobre esses papeis de RH, pois queria mais explicações sobre esse conceito de Ulrich, vai que cai novamente...Encontrei esse trabalho publicado.  Lá, os autores explicam detalhadamente sobre esse assunto. 

    Segue site para consulta: http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/390.pdf

    Espero ter ajudado!!! Bons estudos...

  • Não concordei com o gabarito.

    quem puder ajudar ainda mais, eu agradeço;.

  • Os papéis do RH estão no enunciado da questão:

    1-Serviço de ordem executiva administrativa (ex: folha de pagamento)
    2-Serviço estratégico (ex:elaborar plano estratégico de RH alinhado com diretrizes da empresa)
    3-Serviços de consultoria (ex: assessorar direção)
    4-Serviço de desenvolvimento (ex: treinamento, modelagem ambiente de trabalho)

    Bons estudos.

  • NOSSA, QUASE CAÍ DA CADEIRA QUANDO VI ESSE GABARITO B. 


    Posso inferir que segundo a FCC a ARH é apenas um plano de desenvolvimento da organização?

  • Nossa, quantos livros de Gestão de Pessoas teremos que ler pra responder essas questões?

  • Gente, me desculpe mas o David Ulrich é autor clássico de Gestão de Pessoas.Foi o primeiro autor que eu estudei na faculdade de RH. Claro que quem não é da área não tem obrigação de saber, mas quem não conhece pode procurar saber viu, as bancas estão saindo do óbvio.

  • O Desenvolvimento Organizacional é um processo sistêmico, administrado e planejado de mudança de comparamentos, de estrutura organizacional, de cultura.. visando maximização na resolução de problemas e no alcance da eficiência.

    Quando o enunciado fala em moldar (mudar, adequar, transformar) o ambiente de trabalho, logo, deduz-se o DO
  • O modelo de Ulrich (1998) foi concebido a partir de dois eixos: foco estratégico (longo prazo) – operacional (dia-a-dia) e atividades de processo – pessoa. O cruzamento destes eixos delineia quatro papéis principais de RH: 


     a administração de estratégias de RH, 


     administração da infra-estrutura da empresa, 


     administração da contribuição dos funcionários e a 


     administração da transformação e mudança,

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/os-papeis-da-area-de-rh-4/


ID
643258
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá. Ela está hoje acontecendo mais depressa do que nunca. Para ajudar as organizações a reagir às iniciativas de mudança, processos de mudança e mudanças de cultura, os gerentes de linha e os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a prática desses processos. Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas que são:

1. Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado.
2. Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum. 3. Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa.
4. Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança.

Em relação à 4a meta, isso deve ocorrer mesmo em meio a

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica isso?
  • Também não faço a menor idéia de onde surgiu essa questão...
  • Galera, realmente a questao esta correta, mas meio estranha...

    Segue um achado do artigo:
    Os campeões de Recursos Humanos inovando para obter os melhores resultadosfonte: http://pt.shvoong.com/business-management/management/1680167-os-campe%C3%B5es-recursos-humanos-inovando/

    Depois de analisada e identificadas as divergências, pode-se criar uma nova mentalidade. Quando os profissionais de RH ajudam os executivos a passar por esses fatores de sucesso, devem elaborar um plano de ação para implementar a mudança. A gestão de mudança da cultura tornou-se um dos novos conjuntos de expectativas sustentadas em relação aos profissionais de RH. As práticas de RH tradicionais (como, por exemplo, contratação, treinamento) devem hoje ser complementadas por práticas que garantam a mudança de cultura, já é hora de formar confiança na nova compreensão de que a mudança de cultura pode ocorrer e de fato ocorre. Ela é importante. Pode ser definida. Pode acontecer. Quando os profissionais de RH passarem a ser agentes de mudança, a conceber e administrar tanto a capacidade de mudança, quanto à mudança de cultura, precisarão dominar tanto a teoria quanto à prática desse processo.
    Em particular, como campeões da mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização das seguintes metas:
    · Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado.
    · Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum.
    · Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa.
    · Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança, mesmo em meio à criação de novas estratégias.

    Espero ter ajudado..
  • Alguém poderia me explicar como se estuda para Gestão de Pessoas?
    Sinceramente... quanto mais estudo nessa matéria, erro mais!
    E outra... essa disciplina me parece a coisa mais "senso comum" que existe. A impressão que eu tenho é que determinada questão (se é que isso pode ser chamada de uma questão) simplesmente brotou da cabeça de alguém...
    Para mim, se existe matéria que não deveria ser cobrada em concurso é essa... :S

    Mas fica o pedido de ajuda: coma estudar para isso? Comprando livro do Chiavenato? Acho que nem assim, hein?
  • Cara, o jeito de estudar é fazendo questões e lendo TODOS os teóricos da área.
    No caso da FCC você tem que ler publicações em blogs e monografias de conclusão de curso e torcer pro examinador não sofrer de nenhum surto psicótico... :D
  • Alternativas (A), (B), (D); (E): essas variáveis extrapolam o escopo de atuação dos gerentes de linhas. Por exemplo, um gerente de linha não tem influência direta nas transformações acionárias e não poderá responsabilizar-se pelas mudanças em meio à uma transformação acionária, e assim sucessivamente para as demais. Errada!
      (C) criação de novas estratégias: chamamos de agente de mudança a pessoa de dentro ou fora da organização que conduz ou guia o processo de mudança em uma situação organizacional e detém o papel de quem inicia o processo e ajuda a fazer a mudança acontecer, independente da criação de novas estratégias. Os gerentes de linha estão se tornando agentes de mudanças dentro das organizações, e para se tornarem facilitadores desse processo devem incentivar as etapas de descolgelamento,mudança e recongelamento.

    Ponto dos concursos - Professoras Angélica e Mariana
  • Bem-vindo ao Clube, Bruno!
    O conteúdo de gestão de pessoas é simplesmente intangível, ele brota da cabeça de alguém que provavelmente nunca trabalhou e se embasa em trabalhos de conclusão de curso como disse o amigo, é simplesmente absurdo como se criam verdades e afirmações sobre os assuntos mais subjetivos do mundo. O jeito é fazer muitas questões.
  • Ola,

    Bruno

    Compre as aulas de gestao de pessoas da Professora Adreia ribas do Site www.estudioaulas.com.br, ela vai te direcionar o que estudar, voce vai acertar a maioria das  questoes..



  • Isso é uma piada...Eles tiram linhas de qualquer artigo ou texto publicado e querem que saibamos exatamente a palavra que foi utilizada.
    Bruno, não adianta estudar Chiavenato. A resposta para essa questão esdrúxula está em um artigo! As letras A e B também seriam totalmente certas, qual o erro delas, por exemplo?
    Muito complicado.....
  • Já estou começando a perder a paciência com essa total preguiça dos examinadores da FCC ao elaborar as questões de Gestão de Pessoas. Eles usam as fontes mais esdrúxulas e obtusas que existem só para derrubar o candidato. Isso pra mim não é avaliar conhecimento. Isso é ser sacana.

    Abraços!
  • SIMPLESMENTE UM LIXO DE DISCIPLINA! NINGUÉM GOSTA DESSA MERDA!
  • Amigos, tenho de concordar com as vossas revoltas. Enquanto não haver leis rígidas que regulamentem os concursos, infelizmente, temos que nos submeter a esses constrangimentos. Essa matéria é muito subjetiva e para completar são adotados vários autores, até mesmo aqueles desconhecidos.

    Um abraço e não dexista!
  • Roberta,

    ótima dica do site www.estudioaulas.com.br , especiaficamente a aula da professora Andreia.


    Obrigada!
  • Pessoal, a questão está mal formulada sim. Mas vejamos as estatísticas, praticamente 60% das pessoas acertaram a questão. Como? Eliminando as alternativas que nada tem a ver com o enunciado.

    A criação de novas estratégias (resposta da questão) já é uma reação à mudança. Com isso a pergunta fica muito confusa e subjetiva. Mas forçando a amizade é possível sim acertar.
  • Já me disseram que FCC significa Fundação Copiou Colou, mas eu não sabia que chegava a esse nível.
  • Essa questão mereceria ser anulada. A jsutificativa dos professore, citada pela Usciara não sustenta a exclusão das demais alternativas. Vejamos:
    1) Algum autor teórico elaborou uma quatro metas que devem ser seguidas pelos gerentes de linha. E esse autor não citou nenhum ambiente ou situação em que essas metas não sejam aplicáveis. Em seguida ele cita apenas um reforço (mesmo que occorra algo  - neste caso, criação de novas estratégias). Ora, se não foi citada nenhuma situação específica, essas metas devem ser buscadas pelos gerentes de linha MESMO QUE ocorra uma infinidade de coisas, inclusive as cinco alternativas citadas em cada letra. A justificativa que teria sido dada pelas professoras do ponto não se justifica porque a criação de novas estratégia, via de regra, não é papel de um gerente de linha. Este faz o planejamento operacional, em geral. Além disso, todas as outras alternativas são situação que representam, na prática, mudanças de estratégias. Por exemplo, se ocorre trasnformações no comando maior, provavelmente há mudanças nas estratégias.

    A FCC ganhou um monte de dinheiro para fazer um ctrl+c ctrl+v de um trecho de um artigo e apresentar para milhares de pessoas que se matam demandando tempo e dinheiro.  Acho um absurdo isso. Só dando com um gato morto na cara do autor dessa questão.
  • Que bom que acertei esta questão!!
  • Escreverei a um deputado, a quem tenho acesso, que elabore um projeto de lei proibindo “sacanagem em concurso” (noções de recursos humanos, materiais, etc), a não ser que a disciplina seja indispensável para o exercício do cargo (psicólogo, administrador, etc); e que seja obrigatória a disciplina História do Brasil. Seja lá que cargo for, faz se necessário saber sobre o país.
  • Não concordo com a opinião de que a matéria é subjetiva. Só vejo questões SUBJETIVAS da FCC dessa matéria.  Isso é culpa sim dos examinadores dessa banca que fazem questões no contexto de artigos acadêmicos e monografias. E tem diferença em basear-se nos livros de CHIAVENATO ou em Monografias de acadêmicos??  Tem sim e muita. Primeiro, é que os acadêmicos se baseiam no mestres, e, segundo, porque é a DOUTRINA predominantemente aceita pelos especialistas da área. 

    Qual a viabilidade de se estudar artigos e monografias??? São milhares no ano e cada um teoriza mediante sua pesquisa. 

    Portanto, se querem utilizar outras fontes, diferentes da DOUTRINA consagrada, devem ser citadas no edital.

    Essa questão é simplismente ridícula, pois a alternativa "A", "B" e "C" podem ser enquandradas no contexto exposto na questão. Agora se essas alternativas não forem enquadradas no artigo todo, azar!!!!!!!! Não temos o artigo na sua íntegra !!!  
  • Eu até entendo a imbecilidade do examinador da FCC de ir buscar em um artigo, que com certeza, ninguém deveria conhecer (hipótese ingênua) ou que só alguns selecionados, apadrinhados ou candidatos que compraram a vaga sabiam (é o que parece).

    Mesmo na melhor das hipóteses (ninguém conhecer e ninguém ter comprado uma vaga nesse concurso e já ir sabendo deste bendito artigo) é absurdamente ridículo a banca se basear em um artigo e mais absurdamente ridículo ainda a banca COPIAR o mesmo. Beleza, se baseia lá no mais improvável do mundo, mas pelo menos elabora algo que não uma cópia do mesmo.

  • Ainda bem que eu não sou a única pessoa que não entende esse TROÇO!!! u.u É extremamente frustrante!

  • Srs,

    Concordo que a banca viaja muito nas questões, mas se a gente der uma lida com calma e pensar direitinho como uma empresa 

    se comporta, podemos resolver esta questão. O enunciado dá pistas tácitas de como ocorrem os processos  

    mundo dos negócios. Vejam só: 

    "A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá." (Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Culturais, Políticos, Ambientais, Administrativos etc).



    "Ela está hoje acontecendo mais depressa do que nunca." (No meu ponto de vista esse aspecto está voltado mais às novas 

    tecnologias que surgem hoje no mundo. Pensem na revolução que houve  quando surgiu o 

    SmartPhone! Você vai à uma loja com esses produtos e quase impossível você encontrar um aparelho que tenha teclado físico 

    ainda). 


    "Para ajudar as organizações a reagir às iniciativas de mudança, processos de mudança e mudanças de cultura, os gerentes 

    de linha e os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a prática desses processos." (Aqui eu vejo que os 

    profissionais de RH não devem ser meros gestores de novas praticas de gerir recursos humanos, mas também conhecedores de 

    como uma mudança em outra área da organização poderá afetar as suas metodologias de trabalho. Imagine você  gestor 

    de RH e que o gerente de linha de produção informe que vai precisar de técnicos em telefonia celular especializados em  

    SmartPhone e que te passe uma lista de critérios técnicos que os novos funcionários precisam ter e saber. Você , claro, terá que 

    saber indagar as questões e saber identificar as qualificações que aqueles candidatos possuem, ter conhecimento dos cursos 

    por já realizados relacionados ao cargo e demais informações estritamente técnicas para saber se esse camarada será ou não 

    selecionado).



  • continuando....

    "Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas que são:" (Esta 

    parte da questao confirma o que eu descrevi lá em cima, com relação às rapidas mudanças que ocorrem no mundo tecnológico. 

    Este trecho da questão parece interligar ao que ela diz sobre " A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá. Ela 

    esta hoje mais depressa do que nunca". Ora, a mudança que acontece hoje mais rapido do que nunca é mudança tecnológica.

  • Continuando... =}

    1. Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado. 

    2. Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum. 

    3. Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa. 

    4. Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança. ( Vejo aqui que,  a forte influência de quem opera algum processo da empresa pode muito bem estar mais ligado às mudanças que ocorrem fora da empresa do que aqueles que estão na cúpula.

  • Esse não é um ponto de vista generalizado, mas reparem uma coisa: Antigamente os diagnósticos feitos nos carros não eram eletronicos. O mecânico levantava o carro e, verificando suspenção, parte elétrica, mecânica, hidráulica etc, ele dava o diagnóstico dos possíveis problemas que ocorriam no veículo.



  • Continuando...

    Hoje, com os avanços tecnológicos, os diagnósticos são realizados por um sistema computadorizado. Não precisa levantar o carro. Mal precisa abrir o capô, pois tem carro que você conecta o aparelho no habitáculo dos passageiros. Com isso, os mecânicos podem reivindicar a aquisição desses equipamentos eletrônicos, visto que irão melhorar significativamente o atendimento ao cliente, agilizando o processo e proporcionando uma economia de escala super relevante - por exemplo, deixando de gastar energia eletrica com os elevacars.

    No meu ponto de vista, esta seria a pressão para que os diretores da empresa nunca deixem de atender à quem vai relatar problemas táticos e operacionais relativos ao dia a dia do trabalho, pois sem essa pressão, alguns processo podem ficar desatulizados, desregulados e atrasados com relação aos outros concorrentes. Por favor não me interpretem mal, pois esse foi apenas um ponto de vista que busquei raciocinar na hora de fazer a questão e acertei. Tente observar nestas questões de Gestão de Pessoas atos e fatos que podem surgir ou já surgiram na empresa que você trabalhou. Assistir o programa Pequenas Empresas e Grandes Negocios também me ajudou na questão, rs...)

  • matéria muito complicada!!cada vez que leio um artigo é um pensamento!!!a unica questão  q  fazia sentido era a c.mas foi no chute!!

  • Quando se fala em mudanças em uma organização, pensamos o que pode alterar a estrutura dela, uma mudança de estratégia
  • Aos não assinantes:

    GABARITO: C

    Mas a questão é bastante polêmica como podem ver pelos comentários abaixo. 

  • Se vc nunca estudou adminiostração no livro específico que a questão pede (ou deve pedir) e apenas tenta resolver com lógica e conhecendo a língua portuguesa e o serntido dos termos usados, ou como funciona uma empresa...não há gabarito certo pra essa questão. 

     

    A questão diz que uma das metas de determinada organização ( Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança) DEVE OCORREr MESMO QUE...e cita 5 opções. Todas as opções são transformações na organização (de tecnologia, de comando, de estratégia...). Ou seja, a reação à mudançã OBVIAMENTE deve ocorrer em todas estas opções. Qual a correta? não há uma mais correta. SALVO se o examinador escolheu alguma teoria específica ou doutrinador específico.

     

  • Na explicação da professora Angélica de Carvalho sobre essa questão, ela analisou as alternativas seguindo as competências do GERENTE DE LINHA.

    ---

    Perceba que o enunciado traz: Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas ...

    ---

    Achei uma boa sacada. 

    Nessa lógica, as alternativas (A), (B), (D); (E) trazem variáveis que extrapolam o escopo de atuação dos gerentes de linhas. "Por exemplo, um gerente de linha não tem influência direta nas transformações acionárias e não poderá responsabilizar-se pelas mudanças em meio a uma transformação acionária, e assim sucessivamente para as demais."

    ---

    Tratando-se de Gestão de Pessoas, onde tudo pode cair, a gnt tem que se agarrar em alguma coisa que sabe. rs

    Espero ter ajudado. 

    Bons estudos e FORÇA!

  • A resposta é letra C.

     

    Se formos por eliminação, temos que: opção de novas tecnologias, revisão das operações no mercado, alterações de comando e transformações acionárias (a qual você poderia ter dúvida na hora de marcar) em todas elas podem acontecer mudanças mais em setores específicos. O que não acontece com a criação de novas estratégias, pois quando a organização implanta novas estratégias há uma mudança em toda a empresa e nesse caso pode haver resistências por partes de alguns funcionários. Logo, os agentes de mudanças tem que manter a pressão sobre a empresa, ou seja, em toda a organização, para que a mudança realmente a conteça. Entendido? Leiam mais sobre os tipos de mudanças - assunto muito recorrente em provas atuais.

     

    Comentário de Eudivan Pinheiro.

  • Bruno, sinto-me na mesma situação q vc.


ID
672328
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


Uma política de gestão de pessoas utilizada por Padilha para reter talentos na empresa Max Pinturas é a melhoria da remuneração dos funcionários baseada em produtividade.
Com tal política, Padilha pretende reter funcionários e garantir

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre o motivo explicitado no texto referente à questão pelo qual o dirigente optou para reter seus funcionários que estavam em busca de maiores salários nos concorrentes. O texto deixa claro que 12 dos 98 pintores deixaram a Max Pinturas em busca de maiores salários na concorrência.

    Portanto, as políticas de gestão de pessoas são utilizadas para garantir um perfeito entrosamento entre empresa e seu ambiente. No caso do texto apresentado, a política de reter talentos é utilizada também no intuito de atender à demanda crescente através da qualidade dos serviços prestados por funcionários que já se encontram entrosados com os serviços e produtos da empresa e com a exigência dos clientes.

    Em momento algum foi mencionada no texto alguma exigência por políticas de recursos humanos imposta pelos sindicatos.

    Logo, a resposta correta é a letra A, ou seja, reter funcionários e garantir o atendimento da demanda em crescimento com qualidade dos serviços prestados.

    Fonte:
    - CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
    - Consulplan - http://www.consulplanmg.com/upload/concursosarq/consulplan_3%20-%20DECISÃO%20DE%20RECURSOS%20-%20TSE%20-%20TIPO%203%20AMAREL7385.pdf

  • Consoante Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran,

    Políticas Manutenção- Palavra-chave: MANTER
    São aquelas políticas elaboradas para reter os talentos humanos nas organizações, criando condições físicas e psicológicas satisfatórias, ou seja, definem os procedimentos de administração de salários, plano de benefícios sociais, higiene e segurança no trabalho e relações sindicais. Podemos considerar aqui, também, a administração da cultura e do clima organizacional.
    Atualmente, as políticas de manutenção ganharam enorme destaque nas organizações graças à mudança de paradigma de que as pessoas deveriam conquistar um emprego para a vida toda. Hoje o foco não está mais no emprego, mas na empregabilidade das pessoas, ou seja, na capacidade que elas têm de se adaptar às necessidades e à dinâmica do mercado.Este conceito integra um dos pilares da Educação Corporativa. As organizações devem dar importância às políticas de manutenção para não terem perdas de seus talentos.

  • Olá Pessoal!

    Essa prova a partir da questão nº41 até a questão nº 80 , só possui duas alternativas. Após isso, do nº81 até o fim, que é o nº120 , volta as quatro alternativas.

    Atenciosamente, 
    Equipe Qconcursos.com


ID
677323
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à elaboração do plano estratégico, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D. 

    Obs.: Não achei o erro da C, mas tudo bem. :)

  • ... complementando:

    alternativa B.

    O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.

     

    alternativa C.

    O planejamento estratégico tem como principais fases: a denição do negócio, missão, visão e valores da organização, o diagnóstico estratégico (composto da análise interna e externa da organização), a formulação da estratégia, a implantação dela e o controle de todo o processo.

     

    Gab. D


ID
680818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de alguns aspectos gerais da administração pública,julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista a gestão estratégica e, mais especificamente, o planejamento estratégico, uma das principais etapas do decorrente processo é o de análise situacional, que pode concentrar-se nas oportunidades e nas ameaças, mas não nos problemas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. PALUDO (2013) - 

    A gestão estratégica orienta a integração dos esforços das diversas áreas da organização, e direciona-os para o alcance dos objetivos estratégicos. Essa gestão refuta o individualismo – pessoal ou de setores – em prol de um alinhamento capaz de assegurar o alcance de resultados satisfatórios para a organização e para os demais interessados (stakeholders).

    A gestão estratégica representa uma evolução da gestão empresarial, construída a partir de experiências e do conhecimento adquirido, e focada no que é mais essencial para a organização: a implementação de planos/projetos/ações estratégicos, capazes de assegurar o alcançe dos objetivos e a sustentabilidade da empresa no longo prazo.

    Exige o pensar estrategicamente, exige análise das consequências futuras das decisões e ações hoje tomadas. É focada na sustentabilidade e em resultados, e a ela compete selecionar os projetos prioritários a serem implementados.

    A gestão estratégica é mais ampla que o planejamento estratégico: compreende o ciclo de gestão administrativa (planejamento, execução e controle), a gestão de projetos estratégicos e o aprendizado organizacional estratégico. Compreende, ainda, a visão sistêmica da organização, o pensar de forma estratégica (considerar a estratégia a ser adotada), e o gerenciar a estratégia – com vistas a transformar o planejamento estratégico em realidade, proporcionando o alcance dos objetivos organizacionais.

  • A meu ver a questão trata da análise SWOT, ou FOFA em português, que consiste na análise de: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim os "problemas" citados pela questão fazem referência às fraquezas da instituição. Assim, os problemas são sim parte da análise.

    Portanto a questão está ERRADA.

  • GABARITO: ERRADO

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

  • problemas SÃO ''AMEAÇAS''. Sim, é questão de Análise SWOT.

  • O diagnóstico estratégico é composto pela análise do ambiente interno e do ambiente externo, definindo-se, então, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.


ID
706168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações estabelecem diversos tipos de plano, dentre eles, os planos do tipo tático que

Alternativas
Comentários
  • O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.  Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.


    Gabarito B. Fundamentação na obra Administração Geral para Concursos — Rodrigo Rennó — p. 56



ID
706171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa tem que ter uma estratégia e tem que trabalhar para que ela se realize.

Associe os tipos de planejamentos estratégicos com suas respectivas características.


I - De enfoque                             P - Atua  em ambiente de recursos orçamentários.
II - De solução de problemas     Q - Atua sobre lucros atuais.
III - De restrições                        R - Visa à sobrevivência e ao desenvolvimento a longo prazo.
IV - De objetivo                          S - Atua sobre lucros futuros.
                                                    T - Prevê, descobre novas orientações

As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de planejamentos estratégicos com suas respectivas características:

    I - De enfoque - Visa à sobrevivência e ao desenvolvimento a longo prazo.

    II - De solução de problemas -Prevê, descobre novas orientações;

    III - De restrições -Atua em ambiente de recursos orçamentários.                      

    IV - De objetivo -  Atua sobre lucros futuros.

     


ID
719737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao planejamento, julgue os itens que se seguem.

O planejamento estratégico deve guiar os passos de uma organização, sendo este o responsável por apresentar uma visão de futuro em relação ao ambiente, aos produtos, mercados e desafios de determinada empresa ou organização

Alternativas
Comentários
  • ação quer fazer, quando e como ela o fará.
    Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
    Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
    Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
    Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
    Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
    O planejamento possibilita aos gestores focar não somente no curto prazo, mas também no futuro da organização.6 O processo de planejamento, de acordo com Schermerhorn,7 é composto por cinco passos:
    1. Definição dos objetivos: neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, aonde queremos chegar.
    2. Determinar sua situação atual: neste ponto devemos situar a organização – o quão longe estamos dos nossos objetivos? Dessa forma, teremos uma ideia do “caminho” que terá de ser percorrido.
    3. Desenvolver premissas sobre o futuro: é a etapa em que buscaremos antecipar os eventos que poderão acontecer, ou seja, quais são os “cenários” ou situações mais prováveis de acontecer. Com isso, poderemos identificar oportunidades e ameaças aos nossos objetivos.
    4. Analisar e escolher entre as alternativas: aqui, iremos gerar e analisar as alternativas possíveis de ação. Após isso, escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos.
    5. Implementar o plano e avaliar os resultados: Agora, devemos executar o planejado e avaliar quais são os resultados atingidos, de modo que possamos corrigir os desvios e revisar os planos, se necessário.
    Veja um gráfico com esses cinco passos do processo de planejamento:

  • Gabarito: CERTO.

  • [GABARITO: CERTO]

    Existem TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, O TÁTICO E O OPERACIONAL.

    ESTRATÉGICO ↪ Genérico, sintético e abrangente ↪ Longo prazo ↪ Aborda a empresa como uma totalidade.

    ↳ É presente na Alta Administração/ Cúpula/ Institucional.

    ↳ Visão da Empresa.

    ↳ Forte orientação externa.

    • É o planejamento mais amplo abrange toda a organização.

    TÁTICO

    • É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.

    ↪ Menos genérico e mais detalhado que o Estratégico.

    ↪ Médio prazo.

    ↪Aborda cada departamento, unidade da empresa separadamente.

    ↳ Gerente/ Gerencia.

    ↳ Visão por unidades de negócios ou departamentos.

    ↳ Definições das principais ações por departamentos.

    OPERACIONAL ↪ Detalhado, específico e analítico ↪ Curto prazo ↪ Aborda cada tarefa ou operação.

    • É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.

    ↳ Visão por tarefas rotineiras.

    ↳ Definições de objetivos e resultados bem específicos.

    MEU RESUMO TIRADO DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.


ID
719743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao planejamento, julgue os itens que se seguem.

No planejamento estratégico, a análise ambiental interna é a que avalia as oportunidades e ameaças do mercado e o comportamento de seus agentes, entre eles os concorrentes, o governo e os consumidores,

Alternativas
Comentários
  • a análise ambiental externa é que avalia oportunidades e ameaças.

  • ERRADO


    ANÁLISE SWOTT


    Análise do Ambiente Interno -> Fortalezas e Fraquezas (controláveis)

    Análise do Ambiente Externo -> Oportunidades e Ameaças (incontroláveis)

  • Análise SWOT ou FOFA

    Ambiente interno - Forças e fraquezas (controláveis)

    Ambiente externo - Oportunidades e ameaças (não controláveis)


ID
723934
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social está nas disposições gerais, Artigo 1º , da resolução 70 do CNJ, que institui o planejamento estratégico do poder Judiciário. Essa frase está relacionada à

Alternativas
Comentários
  • Resolução 70 do CNJ
     
    Art. 1°, II - Visão: ser reconhecido pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.
  • I - Missão: realizar justiça. RES 70 CNJ

    II - Visão: ser reconhecido pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social. RES 70 CNJ

    “A missão é um caminho magnânimo que escolhemos trilhar, a visão é a meta de aquisição dos frutos almejados”. Aplicando ao caso, o Poder judiciário existe para  a prestação jurisdicional, é o motivo de sua existência. Já a visão expressa aonde se quer chegar, abrange o futuro ( gerar efetividade atraves  da correta aplicação da justiça, equidade e paz social)


  • Resposta: visão

    A missão
    é a "declaradora de intenções", o caminho magnânimo que escolhe-se trilhar, é a razão de ser da empresa, como ela quer representar na sociedade. Conceituação do horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999)


    Ex: Mc Donalds
    Missão - Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável.



    A visão é a meta de aquisição dos frutos almejados, são os macro-objetivos, como a organização se vê a longo prazo, tem valor de meta, destino desejado e desafiador. Inspiradora, clara e concisa, sendo uma premissa básica no desenvolvimento do plano estratégico.

    Ex: Mc Donalds
    Visão - Abrir 50 mil “mc restaurantes” até o ano 2013.
  • Missão
    • Razão de existência da empresa;
    • Orienta o meu comportamento;
    • Atemporal; não tem prazo de vencimento, mas pode ser alterada, desde que se mude a forma de administrar.

    Visão
    • Sonho;
    • o nível máximo onde se quer chegar;
    • utopia.
  • Sem suscitar dúvida - Resposta; Visão!
  • Segundo aula do Ponto dos Concursos,

    A MISSÃO seria a razão de ser e determina a identidade da empresa. Determina o negócio da empresa. Normalmente é definido com “os pés no chão”. A determinação da missão irá mostrar para o público como a empresa pretende se posicionar no mercado.
    Exemplo: Empresa Natura - “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar e o estar bem”.  

    Já a VISÃOconsistiria em um macro objetivo não quantificável, que expressa onde e como a organização pretende estar no futuro. Toda visão possui componente racional, a partir da análise ambiental e um componente emocional, sendo produto da imaginação, geralmente do dono, do presidente, um sonho, não necessariamente atingível.
    Exemplo: Empresa Natura - "Construção de um mundo melhor, ser uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade e ênfase na natureza".
  • VISÃO
     
    É a visão que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Ela define a ideia de futuro da organização, para onde esta se imagina caminhando. É aquilo que a organização pretende ser no futuro. A Visão é um norteador estratégico. A partir de sua concepção são elaborados planos para se atingir aquilo que foi idealizado na visão. A visão deve ser desafiadora. Ela deve conduzir à mudança do status quo. Deve ser capaz de conduzir a organização de um patamar para outro mais elevado. Deve contagiar as pessoas que trabalham na organização e motivá-las para o atingimento dos objetivos planejados. A missão oferece as base para a formulação da visão.
    Em conjunto, a missão e a visão proporcionam os elementos para formulação dos objetivos e da estratégia organizacional.
  • Vale adicionar que a CREDIBILIDADE é um dos "Atributos de Valor do Judiciário para a Sociedade".
    (art1º/ III)
  • CNJ 70 - Visão: ser reconhecido pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social.


    Adm. Pública - CNJ 70 - A missão é um caminho magnânimo que escolhemos trilhar, a visão é a meta de aquisição dos frutos almejados.

  • Missão: o que eu sou?

    Visão: o que eu quero?

  • "Ser reconhecido...", ou seja, como a entidade quer ser vista = Visão

  • MISSÃO: 

     Determina qual é o papel da organização na sociedade;

     É a "razão de ser" da empresa;

     

     

    VISÃO:

    Como a empresa se vê no futuro;

    Destino desejado e desafiador

     

    GABARITO LETRA C.

     

  • RESOLUÇÃO 198 - 

    VISÃO DO PODER JUDICIÁRIO - Ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social

    MISSÃO - Realizar justiça

  • MISSÃO: O QUE SOU 

    VISÃO: O QUE QUERO SER

    Fonte: Bruno TRT

  • Questão simples que exigia apenas o entendimento de missão, visão e valor, vamos fazer uma analogia então

    Exemplo da vida de um concurseiro:

    MISSÃO: ser aprovado no concurso - (QUAL O OBJETIVO/ O QUE VOCÊ/ORGANIZAÇÃO QUER)

    VISÃO: tomar posse e exercer o cargo de maneira eficaz - (VISÃO DE FUTURO)

    VALOR: foco, perseverança e disciplina - (PRINCÍPIOS - PADRÃO DE CONDUTA)

  • Visão > Futurroo

  • Em 10/09/2018, às 16:52:21, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 30/08/2018, às 10:18:30, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 04/07/2018, às 10:22:49, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 07/06/2018, às 23:53:11, você respondeu a opção A.Errada!

     

    EU QUERO VER O DIA QUE EU VOU ACERTAR ESSA BAGAÇA

  • Essa resolução foi revogada pela Resolução nº 198, de 16 de junho de 2014.


ID
733276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

Por meio do estudo de viabilidade técnica e econômica, que constitui fase exploratória essencial à tomada de decisão que antecede a implantação de uma incubadora de empresas, reúnem-se dados relativos à realidade política, social, cultural, educacional e econômica da região onde se pretende instalar a incubadora.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação está CORRETA


ID
736147
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As atividades de produção são efetuadas, a partir dos dados do planejamento estratégico. O sistema de produção no qual o processo é todo mecanizado, não existindo pausa, cujo produto é altamente previsível, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de produção no qual o processo é todo mecanizado, não existindo pausa, cujo produto é altamente previsível.

    Resposta: alternativa B.

  • Processo contínuo de fabricação na indústria. Na produção, um processo contínuo é visto como um método usado em indústrias e fábricas a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível. Um processo contínuo é coerente, constante e ininterrupto, em contraste com o processamento em lote. A maioria dos fabricantes geralmente usa o processo contínuo de fabricação de produtos químicos, bem como no processo de refinação de petróleo bruto.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://www.manutencaoesuprimentos.com.br/processo-continuo-de-fabricacao-na-industria/


ID
736207
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro da elaboração de um plano de Marketing a etapa que tecnicamente tem por objetivo apresentar uma rápida visão geral do plano proposto denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Dentro da elaboração de um plano de Marketing a etapa que tecnicamente tem por objetivo apresentar uma rápida visão geral do plano proposto denomina-se:

    Resumo Executivo é um documento que resume de forma eficiente um plano de negócios maior. Geralmente, é considerada a seção mais importante, pois comunica os principais resultados da pesquisa, assim como os processos de ação propostos. [Para a produção de um Resumo Executivo], recomendam-se as seguintes etapas:

    1. Ofereça uma visão geral do seu negócio (gabarito - alternativa a)

    2. Fale sobre o seu público-alvo, sua concorrência e a estratégia de marketing

    3. Ofereça uma visão geral das operações financeiras

    4. Reflita no plano de futuro

    5. Fale sobre o que sua empresa precisa

    Fonte: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/resumo-executivo/


ID
736222
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É o conhecimento que se baseia em experiência pessoal, bom senso, intuição e juízo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Segundo RENNÓ (2013: pág. 288) —  Uma das principais noções que temos de ter em gestão do conhecimento é a diferença entre conhecimento tácito e explícito, derivada dos trabalhos de Polanyi. De acordo com o autor: O conhecimento explícito ou codificado é passível de transmissão sistemática por meio da linguagem formal, relacionado a eventos e objetos, independentemente de contexto. De outro lado, o conhecimento tácito é pessoal, relacionado a um contexto específico e difícil de ser formalizado e comunicado. Representa o conhecimento produzido pela experiência de vida, incluindo elementos cognitivos e práticos;


ID
766177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência ao processo administrativo como um todo –
inclusas as funções de planejamento, organização, direção e
controle –, julgue os itens que se seguem.

As metas que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • meta é quantificar um objetivo. ex: passar no concurso(objetivo), meta( 3 anos). 

  • Acredito que o erro esteja no conceito de metas! Se tirarmos a palavra "meta" no início do enunciado e colocarmos a palavra "planejamento" acredito que a questão estaria correta. Vejam:

    Planejamentos que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.
     

    Foi o que eu entendi...Se eu estiver errado, por favor, fiquem a vontade pra expressar o que vocês acharam!

    Bons estudos.

  • Eu acho que a questão misturou planejamento estratégico com atividades operacionais.

  • CONCEITO NU E CRU DE PLANEJAMENTO. A META VAI ESPECIFICAR O OBJETIVO ESTABELECIDO PELO PLANEJAMENTO.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos = planejamento estratégico.

    As metas (detalhamento operacional) são consequência disso(planejamento estratégico), não seus precursores.

  • Questão de interdisciplinariedade. Interpretação de texto.

    Vamos lê sem a oração adjetiva restitiva.


    As metas estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.


    Errado!


    Metas são repartições dos objetivos com início, meio e fim.

  • Não concordo com o gabarito, todo processo de formulação estratégica vai gerar metas seja pra planejar, organizar , dirigir e controlar em todos os níveis organizacionais estratégico, tático e operacional.

    Falar que META é Operacional é um erro

  • O erro esta quando o autor fala que alocação de recursos esta relacionado a metas(planejamento). Pelo contrario a alocação de recurso esta relacionada a função administrativa Organização E NÃO PLANEJAMENTO !!!

  • Tanto o conceito de METAS quanto o conceito de FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA = PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO foram justificados de maneira errada na questão.

    As metas que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.

    Estabelecem a forma como (...) devem ocorrer (...) = Direção

  • Gab: ERRADO

    Entendi que a questão trocou os conceitos. Os objetivos, por serem amplos, devem estabelecer como será a alocação de recursos, como serão as programações, etc. Por outro lado, as metas, que são específicas, devem ser traduzidas de forma que alcance os objetivos definidos. Ou seja, os resultados!

    Pensei assim e acertei.

  • Meta deriva de objetivo, que, aliás, é uma parte dele.

  • Sophia, você inverteu os conceitos, objetivos é onde queremos chegar (passar num concurso) e metas é o que faremos pra chegar lá (estudar 25 horas por dia)


ID
788233
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerente de marketing de uma transportadora, após receber algumas reclamações, contratou um consultor externo. Depois de visitar todas as unidades da empresa no país, o consultor apontou em seu relatório que os veículos estão em bom estado de conservação, assim como as instalações físicas da transportadora de maneira geral. O treinamento dos funcionários da transportadora parece correto, os prazos de entrega são atendidos com precisão e, raramente, o serviço não é completado na primeira vez. O atendimento ao cliente é rápido e cordial, e os funcionários parecem inspirar confiança nos clientes. Há um relatório dos percursos e prazos de entrega realizados nos últimos meses, e as informações a respeito das encomendas despachadas podem ser acessadas pelos clientes. Entretanto, a intensa atividade da companhia parece ser incompatível com eventuais necessidades especiais de clientes. Clientes que apresentaram algum tipo de necessidade específica foram tratados da mesma forma que todos os outros, ou lhes foi sugerido que procurassem outra transportadora.

Com base no modelo SERVQUAL, a deficiência da transportadora identificada pelo consultor está relacionada ao fator

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. SERVQUAL: uma escala multiitens para mensuração da qualidade percebida.
    A partir de tal modelo conceitual, PARASURAMAN, ZEITHAML & BERRY(1988) desenvolveram a escala SERVQUAL para mensuração das percepções dos clientes sobre a qualidade de serviços. A qualidade percebida , por sua vez, significa um julgamento global que o cliente faz da excelência ou superioridade do serviço e, segundo os autores acima mencionados (1988: 15), “é uma forma de atitude, relacionada mas não equivalente à satisfação e que resulta de uma comparação das expectativas com as percepções de performance do serviço”.
     E é  exatamente em tal comparação que baseia-se a SERVQUAL, uma escala multidimensional, padronizada, que foi testada quanto à fidedignidade e validade por PARASURAMAN, ZEITHAML & BERRY (1988) e que, então, é aplicável a todos os tipos de empresas componentes do setor de serviços, podendo, segundo os autores  sofrer adaptações conforme a necessidade. A SERVQUAL é  composta por 22 itens, que derivam de cinco dimensões da qualidade de serviços isoladas pelos autores (1988). São elas:
    -         confiabilidade : capacidade de desempenhar o serviço prometido de modo confiável e preciso;
    -         presteza : disposição de ajudar aos clientes e de fornecer o serviço com presteza;
    -         empatia : atenção individualizada e cuidadosa que as empresas proporcionam a seus clientes;
    -         segurança: conhecimento, cortesia, dos funcionários e sua capacidade de transmitir confiança;
    -         tangíveis: aparência física das instalações, equipamentos, pessoal e material de comunicação.
     Empatia foi a dimensão menos importante nos cinco casos.
     Por meio da SERVQUAL, então, as  empresas podem não apenas avaliar como seus clientes percebem a qualidade os serviços prestados como um todo, mas também verificar que dimensões dessa qualidade requerem maior atenção por parte dos administradores, no sentido de melhorá-las através de uma questão contendo escala de soma constante, na qual  o respondente é solicitado a alocar 10 pontos de acordo com as dimensões da qualidade que ele considerar mais importantes.

  • O gerente de marketing de uma transportadora, após receber algumas reclamações, contratou um consultor externo. Depois de visitar todas as unidades da empresa no país, o consultor apontou em seu relatório que os veículos estão em bom estado de conservação, assim como as instalações físicas da transportadora de maneira geral (TANGIBILIDADE OK). O treinamento dos funcionários da transportadora parece correto, os prazos de entrega são atendidos com precisão e, raramente, o serviço não é completado na primeira vez (CONFIABILIDADE OK). O atendimento ao cliente é rápido e cordial (RECEPTIVIDADE OK), e os funcionários parecem inspirar confiança nos clientes (SEGURANÇA OK). Há um relatório dos percursos e prazos de entrega realizados nos últimos meses, e as informações a respeito das encomendas despachadas podem ser acessadas pelos clientes. Entretanto, a intensa atividade da companhia parece ser incompatível com eventuais necessidades especiais de clientes (FALTOU A EMPATIVA). Clientes que apresentaram algum tipo de necessidade específica foram tratados da mesma forma que todos os outros, ou lhes foi sugerido que procurassem outra transportadora.
     

  • Modelo SERVQUAL é um mecanismo de mensuração da qualidade. Qualidade nada mais é do que a percepção do consumidor sobre o serviço prestado. Por ser algo tão mutável dependendo do consumidor que esteja explicando a qualidade do serviço, além de ser completamente intangível, são necessárias formas de tentar tangibilizar essa percepção de qualidade. Aí entra o modelo SERVQUAL. Os idealizadores do Modelo (Valarie A . Zeithalm, A. Parasuraman e Leonard L. Berry) pensaram em cinco dimensões da qualidade do serviço, que na verdade era disso que a questão estava falando.

     

    Tangilbilidade: Elemento físicos como móveis, formulários equipamento e até mesmo a aparência dos empregados (uniforme, crachá entre outros). Por mais que pareça supérfluo, haja vista a não entrega desses produtos ao consumidor, já que estamos falando da prestação de serviço, mas a tangibilidade, os elementos que compõem a prestação desse serviço integram a percepeção de qualidade.

     

    Confiabilidade: Digo e faço. Simples assim. Confiabilidade é cumprir prazos e serviços de acordo com o combinado.

     

    Compreensão (presteza ou capacidade de resposta): Disposição em ajudar os clientes e fornecer o serviço com presteza e prontidão.

     

    Segurança: É a percepção técnica do cliente quanto ao prestador de serviço. É o quanto o cliente confia no seu serviço nas mãos daquele técnico. Temos às vezes aquele equipamento que você sempre leva no mesmo técnico. Às vezes o cara é ignorante, te atende mal, mas é o único que consegue resolver tecnicamente o problema do seu aparelho específico e você acaba levando nele por essa segurança. Ele pode não ter nenhuma mais das dimensões, mas essa é o que pesa, se ele não tiver um concorrente tão bom.

     

    Empatia: é a disposição que o empregado tem e explicita nos cuidados e atenção individualizados prestados ao cliente.

     

    No caso da empresa, fala que o maior problema é que clientes com necessidades especiais não recebem atendimento individualizado, a empresa não se coloca no lugar do cliente, não tem empatia com o cliente, segundo o modelo SERVQUAL.

     

    http://admcomentada.com.br/mkt/51-cesgranrio-transpetro-administrador2012/


ID
835495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização administrativa, julgue os itens a seguir.


A elaboração de indicadores é uma das atividades próprias do processo organizacional desenvolvidas na fase de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa. 

    Indicadores representam ferramentas de medição de determinado resultado, comunicando o mecanismo através do qual o desempenho do objetivo será mensurado. O indicador é o núcleo de um planejamento, pois fornece a medida por meio da qual a organização, insituição ou área se guiará.


    Alguns outros exemplos de indicadores: Para objetivos econômicos – preço médio vendas por segmento, receita por funcionário; Para objetivos de liderança – posição em ranking de vendas, liderança em volume; Para objetivos gerenciais – horas treinamento por funcionário, melhoria percentual em pesquisa de clima organizacional.

    Definidos os indicadores com concisão, clareza e objetividade, norteados pelos objetivos, é o momento de se delimitar a meta pretendida.

    Bons estudos!

  • Na etapa de planejamento temos: Definição de objetivos. Análise da situação atual em relação aos objetivos. Desenvolvimento de premissas. Análise das alternativas de ação. Escolher a melhor ação a implantar. Implementação do plano com análise dos resultados (aqui entra a elaboração dos indicadores de desempenho).

    http://revisaoparaconcursos.blogspot.com.br/2011/04/administracao-publica.html
  • GABARITO CORRETO!

    Indicadores representam ferramentas de medição de determinado resultado, comunicando o mecanismo através do qual o desempenho do objetivo será mensurado.
     
    O indicador é o núcleo de um planejamento, pois fornece a medida por meio da qual a organização se guiará.
     
    Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
     
    Objetivo dos indicadores:
    - mensurar os resultados e gerir o desempenho;
    - embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão;
    - contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
    - facilitar o planejamento e o controle do desempenho; e
    - viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.
  • Pessoal, a questão ta certinha!

    Mas lembrem... os indicadores são elaborados na fase de planejamento porém são utilizados na fase de controle!!

    Segue o fluxo do Processo Administrativo, é o famoso PODC (segundo a abordagem Néoclássica)!

    Planejamento---> Organização----> Direção-----> Controle

    Abraços galera! Vamo que vamo!
  • A banca CESPE entende que os parâmetros e os indicadores são definidos no planejamento e utilizados no controle.

    A banca FCC entende que os parâmetros são definidos no controle OU no planejamento.   


ID
836218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de
desempenho, julgue os itens a seguir.

A contratação de pessoas é uma estratégia defensiva básica de RH quando se buscam perfis mais competitivos em relação ao mercado.

Alternativas
Comentários
  • O oposto, quando se buscam perfis mais competitivos a estratégia é justamente dar uma 'enxugada' no organograma.
  • JULIANA A. CUNHA, não entendi sua resposta nem a questão....
  • é uma estrategia ofensiva!
  • Rafael SS parabéns pelo comentário, simples e direto.
  • Defensivo seria promoção dos próprios colaboradores.

    att.

    Adm. Júlio
  • ITEM ERRADO

    Quando se busca perfis mais competitivos que os encontrados no mercado do trabalho instauram-se treinamentos e políticas de desenvolvimento dos colaboradores da organização.
  • ofensivo= busca-se fora.
    defensivo = aprimora o que se tem.
  • Área estratégica de 
    Gestão de Pessoas
    Estratégia conservadora 
    e defensiva
    Estratégia prospectiva 
    e ofensiva
    Fluxos de trabalho · Produção eficiente
    · Ênfase no controle
    · Discriminação de cargos explícitas
    · Planejamento detalhado do cargo
    · Inovação
    · Flexibilidade
    · Classes amplas de cargos
    · Planejamento vago do cargo
    Admissão · Recrutamento interno
    · GP decide sobre seleção
    · Ênfase nas qualidades técnicas
    · Processo formal de admissão e de socialização
    · Recrutamento externo
    · Gerente decide sobre seleção
    · Adequação da pessoa à cultura
    · Processo informal de admissão e de socialização
  • valeu c. junior pela tabela
  • Quando se buscam perfis mais competitivos em relação ao mercado a estratégia, neste caso, é ofensiva pois almeja melhoria e inovação e não a manutenção do status quo.
  • Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento estratégico:


    1.  Planejamento conservador e defensivo: é o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente.


    2.  Planejamento otimizante e analítico: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação da organização.


    3.  Planejamento prospectivo e ofensivo: é o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização.

  • Defensiva = baseia-se no desenvolvimento interno de RH. Os empregados são cuidadosamente selecionados, admitidos e treinados e deles se espera que permaneçam na companhia por muito tempo ou por toda a vida profissional. Daí a garantia de emprego longo e a ênfase nas promoções internas. Política conservadora e estavél


    Ofensiva = Na HP os recursos são obtidos de fora, investidos numa miríade de unidades e divisões e desenvolvidos internamente. A estratégia global de RH da HP pode ser caracterizada pela busca incessante de talentos humanos.


    Chiavenato - Gestão de Pessoas - Cap. 3

  • Buscar novos colaboradores EXTERNAMENTE é uma estratégia ofensiva.

  • Estratégia conservadora/defensiva:

    Visão antiga, foco na produção eficiente, recrutamento interno, treinamento individual, salário fixo...

    Estratégia prospectiva/ofensiva:

    Visão nova, recrutamento externo, treinamento em equipe, salário variável...

     

  • A estratégia defensiva será baseada no recrutamento interno, ou seja, na promoção de pessoas, e não na contratação. 
    A estratégia que busca contratar profissionais novos, utilizando o recrutamento externo, é a estratégia ofensiva.

  • A contratação de pessoas é uma estratégia (ofensiva) básica de RH, quando se buscam perfis mais competitivos em relação ao mercado.


    Quanto à admissão, a estratégia conservadora e defensiva baseia-se no desenvolvimento interno de recursos humanos.

     

    Já a estratégia prospectiva ofensiva identifica e desenvolve habilidades e talentos humanos obtidos de fora.

     

    by neto..

  • Não senhor, colocar o exemplo com Paris ali não quer dizer obrigatoriamente que ele está considerando a capital, pode ser que realmente a correspondência tenha vindo de Paris, mas cadê o resto para comprovar que realmente é assim que ela considera.

  • Não senhor, colocar o exemplo com Paris ali não quer dizer obrigatoriamente que ele está considerando a capital, pode ser que realmente a correspondência tenha vindo de Paris, mas cadê o resto para comprovar que realmente é assim que ela considera.

  • Gabarito: "ERRADO"

    Estratégia conservadora e defensiva

    Fluxo de trabalho

    1. Produção eficiente
    2. Ênfase no controle
    3. Descrição de cargos explícita
    4. Planejamento detalhado do cargo

    Admissão

    1. Recrutamento interno
    2. DRH decide sobre seleção
    3. Ênfase nas qualificações técnicas
    4. Processo formal de admissão e socialização

    Desligamento de funcionários

    1. Demissões voluntárias
    2. Congelamento de admissões
    3. Apoio continuado aos demitidos
    4. Política de preferência à readmissão

    Avaliação do desempenho

    1. Padronização da avaliação
    2. Avaliação como meio de controle
    3. Foco estreito
    4. Dependência exclusiva do superior

    Treinamento

    1. Individual
    2. No cargo
    3. Especifico
    4. Comparar habilidades

    Recompensas

    1. Salário fixo
    2. Salário baseado no cargo
    3. Salário baseado na antiguidade
    4. Decisões centralizadas sobre os salários

    Fonte: material prof. Adriel Sá

  • Continuação:

    Estratégia prospectiva e ofensiva

    Fluxo de trabalho

    1. Inovação
    2. Flexibilidade
    3. Classes amplas de cargos
    4. Planejamento vago do cargo

    Admissão

    1. Recrutamento externo
    2. Gerente decide sobre seleção
    3. Adequação da pessoa à cultura
    4. Processo informal de admissão e socialização

    Desligamento de funcionários

    1. Dispensas
    2. Recrutamento quando necessário
    3. Demitidos sem apoio
    4. Nenhum tratamento preferencial

    Avaliação do desempenho

    1. Avaliação customizada
    2. Avaliação como desenvolvimento
    3. Avaliação multiproposital
    4. Múltiplas entradas para avaliação

    Treinamento

    1. Em equipe
    2. Externo
    3. Genérico para flexibilidade
    4. Construir habilidades

    Recompensas

    1. Salário variável
    2. Salário baseado no individuo
    3. Salário no desempenho
    4. Decisões descentralizadas


ID
836224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de
desempenho, julgue os itens a seguir.

Em ambientes competitivos, as organizações que buscam inovar tendem a gerir seus desempenhos a partir de comparações de séries temporais.

Alternativas
Comentários
  • em um mundo competitivo, ontem, já não serve como forma de parâmetro para analisar onde se deve investir ou não!
    analisar séries temporais seria para ambientes não-competitivos!
    uma empresa de informatica que analisar a serie temporal da venda de pendrives, hoje, em um mundo com tablets e IPADs, está fadada ao erro!

    ERRADA
  • Perfeito oseu comentário Rafael.
  • Em ambientes competitivos, as empresa utilizariam modernos softwares de gestão estratégica e de desenvolvimento de produtos e ampliação de Market Share.

    att.


    Adm. Júlio
  • Bem primeiramente vejamos a definição de série temporal:
    Série temporal é uma coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo.
    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_temporal
    Agora analizando o item: Se a organização procura inovar ou seja criar algo diferente novo, ela não deve gerir seus desempenhos como normalmente gere , com séries temporais.
    Item Errado.
  • Gabarito: errada

    Definição de Série Temporal -  é uma coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. Logo, caso uma organização procure inovar com o lançamento de um produto novo por exemplo, deverá estabelecer estratégias pioneiras direcionadas para esse produto em específico. Na maioria das vezes as ações estratégicas serão embasadas em pesquisas de opinião sobre o produto ou serviço que queira prestar.

    Assim, percebemos que as séries temporais (observações feitas ao longo do tempo) são utilizadas em ambientes mais estáticos.

    att

  • Excelente comentário Rafael! 



ID
838252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, julgue o  item  subsequente.


De acordo com a escola de poder, o planejamento estratégico resulta do trabalho exclusivo de um executivo principal, denominado de estrategista.

Alternativas
Comentários
  • Errado.  Atualmente não se pode pensar o Planejamento Estratégico como inerente à cúpula. Vamos ver o que leciona alguns autores?

    Segundo Chiavenato  (Chiavenato, Administração Geral e Pública, 2008.) – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”

    Ø Segundo Djalma de Oliveira (Oliveira, 2007) – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”

    De acordo com Matos e Chiavenato,11 o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro. 

    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.

    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e concomitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios. 

  • Vanessa, no meu entendimento, não é sobre isso que a pergunta se refere. Aqui, o avaliador quer saber se o candidato conhece as Escola do Planejamento Estratégico de Mintzberg, que são dez ao todo. Para mim, o enunciado refere-se a Escola do Design, por isso o gabarito é ERRADO.

    Premissa desta Escola: A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado – nesta escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários neste processo;

    Fonte: Estratégia Concursos, Professor Rodrigo Rennó

  • Errado -  O colega Weslley tem razão!!! Só para complementar. 

    Na escola do Poder o processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos “atores” dentro da organização. Assim, a estratégia é formada aos poucos – através da negociação e persuasão dos membros influentes da empresa.


    Administração Geral para Concursos 1ª ed (2013) - Série Provas e Concursos - Rodrigo Rennó - Página 105



  • Complementando...


    As escolas que atribuem ao CEO (executivo mais graduado) a responsabilidade pela concepção da estratégia são: a escola do design e a escola empreendedora.


    (Cespe/Unipampa/Administrador/2009) Uma organização que atribui ao seu principal executivo a responsabilidade
    de elaborar todo o processo de concepção das estratégias adota a filosofia da escola do aprendizado. E

  • As escolas que atribuem ao CEO (executivo mais graduado) a responsabilidade pela concepção da estratégia são: a escola do design e a escola empreendedora. 

  • Envolve a todos, e adota a filosofia da escola do aprendizado. Mesmo que as estratégias sejam elaboradas no nível mais alto da organização

  • Gab: Errado

     

    Questão: De acordo com a escola de poder, o planejamento estratégico resulta do trabalho exclusivo de um executivo principal, denominado de estrategista. ERRADO

     

    A definição dada pela questão trata da Escola de Design, vejam:

     

    Escola de Design > A formação da estratégia é vista como um ajuste das forças internas e externas. A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado, assim o planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe.

     

    Escola do Poder > O processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos "atores".

     

    Rodrigo Rennó

  • Escola de Design > A formação da estratégia é vista como um ajuste das forças internas e externas. A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado, assim o planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe.

  • Planejamento Estratégico

    tem flexibilidade menor que outros tipos de planejamento por

    envolver a organização como um todo.

  • A questão retrata a escola do Design , e não a escola do Poder.

     

    1- ESCOLAS PRESCRITIVAS: se preocupam em detalhar como o processo de formação da estratégia deve ser feito, em vez de se preocuparem com como essas estratégias são realmente formadas.

    Ø  ESCOLA DESIGN - Processo de concepção, simples e informal. Estrategista é o executivo principal.

    Ø  ESCOLA PLANEJAMENTO - Processo formal e detalhado. Estrategistas são profissionais especiais mas a responsabilidade fica com o CEO.

    Ø  ESCOLA POSICIONAMENTO - Processo analítico das forças de mercado, posições devem ser defendidas. Escolher qual a estratégia válida.

     

    2- ESCOLAS DESCRITIVAS: se preocupam com o processo de formulação da estratégia como ele realmente ocorre.

    Ø  ESCOLA EMPREENDEDORA- Processo visionário, baseado na intuição de uma pessoa – o líder:

    Ø  ESCOLA COGNITIVA - Processo mental, uso de mapas, conceitos e esquemas:

    Ø  ESCOLA APRENDIZADO - Processo aprendizado coletivo e processo emergente (se forma com o tempo):

    Ø  ESCOLA PODER - Processo negociação, persuasão, micro e macro poder:

    Ø  ESCOLA CULTURAL - Processo coletivo que reflete crenças, valores do grupo, e cultura dominante. Estratégia da empresa reflete a cultura dominante nela.

    Ø  ESCOLA AMBIENTE - Processo reativo, ambiente é o ator principal, organizações passivas. Ou organização se adapta ao ambiente ou morre.

     

    3- ESCOLAS INTEGRATIVAS: 

    Ø  ESCOLA CONFIGURAÇÃO  - Processo com períodos de transformação, mas manutenção de certas características:

  • Escola do Design: controle/centralização/ SWOT


ID
838258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, julgue o  item  subsequente.


A escola de design volta-se à avaliação externa, à avaliação interna e à criação, avaliação, escolha e implementação da estratégia.

Alternativas
Comentários
  • Dentro desse grupo os autores incluem a escola do design, a escola do planejamento e a escola do posicionamento. A escola do design é a mais tradicional e foi a base para as outras duas escolas.

    Dentro dessa escola, a formação da estratégia é vista como um ajuste entre as forças internas (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). De acordo com o autor, seria um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças.

    As principais premissas dessa escola são:

    Ø A formação da estratégia deve ser um processo de pensamento deliberado – ou seja, a estratégia deve ser derivada de um pensamento consciente, racional.

    Ø A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado – nessa escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários nesse processo.

    Ø O modelo deve ser simples e informal – muita elaboração e detalhamento seriam prejudiciais – a estratégia deve poder ser “montada” dentro da mente do executivo principal. O processo seria então um pouco formal e um pouco intuitivo.

    Ø As estratégias devem ser únicas – cada caso deve ser analisado individualmente.


    Consulta: PALUDO APUD Andrews, 1982 apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2005.

  • Gab C.

    Essa fonte da Vanessa ta errada. É trecho do livro do autor Rodrigo Renno, da editora método, 2013.

    Dentro desse grupo os autores incluem a escola do design, a escola do planejamento e a escola do posicionamento. A escola do design é a mais tradicional e foi a base para as outras duas escolas. Dentro dessa escola, a formação da estratégia é vista como um ajuste entre as forças internas
    (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). De acordo com o autor, seria um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças.
    As principais premissas dessa escola são:

    Ø A formação da estratégia deve ser um processo de pensamento deliberado – ou seja, a estratégia deve ser derivada de um pensamento consciente, racional.
    Ø A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado – nessa escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários nesse processo.
    Ø O modelo deve ser simples e informal – muita elaboração e detalhamento seriam prejudiciais – a estratégia deve poder ser “montada” dentro da mente do executivo principal. O processo seria então um pouco formal e um pouco intuitivo.
    Ø As estratégias devem ser únicas – cada caso deve ser analisado individualmente.

    Fonte: RODRIGO RENNO, ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA CONCURSOS, EDITORA MÉTODO, 2013, PG 67,68.

     

     

     

  • A escola de design volta-se à avaliação externa, à avaliação interna e à criação, avaliação, escolha e implementação da estratégia. Resposta: Certo.

    Escola do Design (Racionalidade do pensamento, modelo estratégico simples, informal, intuitivo e único, a elaboração da estratégia e a tomada de decisão devem ser do executivo mais graduado e há um ajuste entre o ambiente interno e externo).

  • CORRETO

     

    ESCOLA DE DESIGN = ANÁLISE SWOT

  • por ser a escola do swot faz todo sentido


ID
838888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Relativamente à gestão de resultados na produção de serviços e à gestão estratégica, julgue os seguintes itens.


Oportunidades e ameaças relacionam-se ao ambiente interno, ao passo que forças e fraquezas referem-se ao ambiente externo à organização.

Alternativas
Comentários
  • O examinador, visando prejudicar o candidato incauto, inverteu os conceitos.
    A questão versa sobre a Análise SWOT. Com base nesta ferramenta é que se realiza o diagnóstico interno e externo da organização.
    SWOT é uma sigla que, quando traduzida para o português, se obtém as iniciais FOFA representando, cada uma, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
    Ocorre que oportunidades e ameaças dizem respeito ao ambiente externo e forças e fraquezas referem-se ao ambiente interno, o exato oposto do que afirmou o examinador.
    Item errado.
  • Sobre os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, Oliveira (2005, p. 90) considera:
     “Os pontos fortes e fracos compõem a análise interna da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua análise externa. Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela empresa. Fica evidente que o problema maior   são as variáveis sobre as quais não se tem controle”.
  • AMBIENTE INTERNO- 
    S- STRENGHTS- FORÇAS (AJUDA)
    W-WEAKNESSES-FRAQUEZAS (ATRAPALHA)

    AMBIENTE EXTERNO-
    O-OPORTUNITIES-OPORTUNIDADES (AJUDA) 
    T-THREATS-AMEAÇAS (ATRAPALHA) 
  • Questão errada. É justamento o contrário.

    Análise SWOT, segundo Stevenson:

    Variáveis externas - Oportunidades e ameaças (riscos)
    Variáveis internas - Forças e fraquezas

  • Também conhecido por análise FOFA:     Forças
                                                                    Oportunidades
                                                                    Fraquezas
                                                                    Ameaças
                                  
    FORÇA SEMPRE
  • Pontos Fracos + Ameaças: Estratégias de Sobrevivência 

    Pontos Fracos + Oportunidades: Estratégia de Crescimento 

    Pontos Fortes + Ameaças: Estratégia de Manutenção

    Pontos Fortes + Oportunidades: Estratégias de Desenvolvimento

  • dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral) 


ID
846943
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é um dos três níveis de planejamento de uma organização e pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    Em um outro entendimento BATEMAN (2006, p. 121) diz que o planejamento estratégico é um conjunto de procedimentos para tomada de decisões sobre os objetivos e estratégias de longo prazo.

    Fonte: http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/3ad61ed07d995e0bc6d41e412505f9f2.pdf
  • Existem 3 níveis de planejamento:

    1 - Estratégico: Focado no Longo Prazo, é genérico e abrangente, aborda a empresa como uma totalidade

    2 - Tático: Focado no MP, é menos genérico e mais detalhado, aborda cada unidade da empresa separadamente

    3 - Operacional: Focado no CP, é mais detalhado e específico, aborda apenas cada tarefa ou operação
  • Gabarito A


    a) um conjunto de procedimentos para a tomada de decisão sobre os objetivos e as estratégias de longo prazo de uma organização = Planejamento Estratégico
     

    b) um conjunto de procedimentos que traduzem objetivos e planos estratégicos mais amplos em metas e planos específicos.  Planejamento Tático.
     

    c) um padrão de ação e de alocação de recursos com a finalidade de atingir os objetivos da organização. Planejamento Tático.  
     

    d) um padrão de procedimentos que identificam processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organizaçãoPlanejamento Operacional.

     
    e) um padrão de procedimentos referentes aos processos específicos requeridos nos níveis médios da organizaçãoPlanejamento tático.
  • Correto: A

    um conjunto de procedimentos que traduzem objetivos e planos estratégicos mais amplos em metas e planos específicos ( Errado, pois seu conteúdo é genérico e abrangente), detalhado e Específico é característica do operacional.


ID
849958
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode ter a sua escala hierárquica determinada de acordo com alguns critérios estabelecidos pela organização, como o porte e a estrutura, dentre outros critérios. Porém, existem três níveis administrativos que representam como as atividades e responsabilidades da organização são estabelecidas.


Esses três níveis administrativos são:

Alternativas
Comentários
  • B

    Os níveis administrativos:

     

    Estratégico

    Neste nível estão o presidente e os diretores que compõem a alta administração, sendo que este o nível administrativo mais elevado da organização. São eles que tomam as principais decisões da empresa e determinam os objetivos de longo prazo.

    Por ser responsável pela definição do futuro do negócio como um todo, este nível administrativo também é conhecido como nível institucional.

     

    Tático

    Este nível administrativo articula internamente o nível estratégico e operacional da empresa, sendo composto pelos chefes e gerentes de cada setor. Também conhecido como nível gerencial ou intermediário, sua função é amortecer os impactos ambientais e transformar os objetivos em programas de ação para o nível operacional.

     

    Operacional

    Esse é o nível que constitui a base inferior da empresa. Os profissionais que ocupam esse nível são responsáveis por administrar a execução e realização das tarefas e atividades do dia a dia. Este nível mantém contato direto com a execução e operação de tarefas essenciais no dia a dia da organização.

    Em cada um dos níveis administrativos é importante reconhecer o papel estratégico de cada colaborador. Caso não haja competências correlacionadas entre os setores, aumentam as chances de que as decisões tomadas não sejam repassadas ou cumpridas de forma eficiente. Tanto os níveis hierárquicos quantos os níveis administrativos são essenciais para o contexto organizacional de uma empresa.



    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-niveis-administrativos/

  • [GABARITO: LETRA B]

    Existem TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, O TÁTICO E O OPERACIONAL.

    ESTRATÉGICO ↪ Genérico, sintético e abrangente ↪ Longo prazo ↪ Aborda a empresa como uma totalidade.

    ↳ É presente na Alta Administração/ Cúpula/ Institucional.

    ↳ Visão da Empresa.

    ↳ Forte orientação externa.

    • É o planejamento mais amplo abrange toda a organização.

    TÁTICO

    • É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.

    ↪ Menos genérico e mais detalhado que o Estratégico.

    ↪ Médio prazo.

    ↪Aborda cada departamento, unidade da empresa separadamente.

    ↳ Gerente/ Gerencia.

    ↳ Visão por unidades de negócios ou departamentos.

    ↳ Definições das principais ações por departamentos.

    OPERACIONAL ↪ Detalhado, específico e analítico ↪ Curto prazo ↪ Aborda cada tarefa ou operação.

    • É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.

    ↳ Visão por tarefas rotineiras.

    ↳ Definições de objetivos e resultados bem específicos.

    MEU RESUMO TIRADO DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.

  • A questão exige conhecimento sobre os três níveis organizacionais. Vamos detalhá-los a seguir:

    • Nível estratégico ou institucional: "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014) Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.
    • Nível tático, departamental, gerencial, mediador ou intermediário: "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014) Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;
    • Nível operacional ou chão de fábrica: "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos." (Chiavenato, 2014) Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco. Relacionado aos supervisores ou gerentes de 1ª linha.

    Com isso, vamos analisar as alternativas em busca daquela que traga a nomenclatura correta dos três níveis:

    A - Incorreto. Somente o primeiro item está correto. Já os termos humano e conceitual são nomenclaturas para habilidades e não para os níveis organizacionais, que, por sua vez, são estratégico, tático e operacional.

    Aproveitando o gancho, traremos um resumo da obra de Chiavenato (2014, pág 9) na qual ele explica cada habilidade da seguinte maneira:

    • Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".

    Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.

    • Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."

    As habilidade humanas são as mais importante no nível tático da organização.

    • Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".

    Muito importante no nível estratégico.

    B- Correto. Os três níveis organizacionais são: estratégico, tático e operacional.

    C- Incorreto. Somente o nível estratégico está correto. Os dois itens a seguir são habilidades, conforme exposto no comentário da alternativa "A".

    D- Incorreto. Somente os níveis estratégico e tático estão corretos.

    E- Incorreto. Somente o nível operacional está correto.

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013 

    GABARITO: LETRA B


ID
849964
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma recente pesquisa revelou que usuários de tablets ainda respondem por uma pequena porcentagem do comércio eletrônico, mas eles estão comprando mais que outros usuários. Amplas telas de toque podem tornar o conteúdo mais atraente e dinâmico, mas implicam tornar os sites compatíveis com aparelhos que não aceitam flash e os links mais sensíveis, pois deixarão de ser clicados com a seta do mouse.


Esse resultado ilustra que preocupações estratégicas quanto ao ambiente de negócios estão relacionadas com o segmento

Alternativas
Comentários
  • segmentação

    a.Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos.

    b.Critérios de personalidade e de estilo de vida.

    c.Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização; Segmentação face ao processo de decisão; Segmentação em função das quantidades adquiridas; Segmentação em função da sua rentabilidade; Segmentação em função das situações ou eventos; Segmentação em função dos hábitos de utilização; Segmentação em função da tecnoligia ( mudanças constantes em diversas áreas)

    d. Critérios de atitudes psicológicas relativamente ao produto;

    e. Segmentação multicritérios

  • A questão versa sobre o tema ambiente externo à organização.

    De acordo com Sobral e Peci (2013), os ambientes organizacional são os seguintes:

    1. Ambiente Interno
    2. Ambiente Externo
    • Ambiente operacional: externo, mas afeta diretamente a organização.
    • Ambiente contextual: externo, mas afeta a organização indiretamente.

    No caso em questão, o ambiente tratado é o externo na subdivisão ambiente contextual. Para os mesmos autores acima, o ambiente contextual se divide em cinco tipos de fatores.

    1. Fatores demográficos: A demografia tem relação com a constituição da determinada população, exemplos: taxas de crescimento, religião, faixa de idade e etc. De acordo com Sobral e Peci (2013): "Os fatores demográficos afetam o tamanho do mercado, a composição e a oferta da força de trabalho, assim como as características dos clientes, o que, naturalmente, influencia os produtos ou serviços que a empresa pode oferecer".
    2. Fatores socioculturais: São componentes socioculturais: normas e valores, hábitos e costumes. De acordo com Sobral e Peci (2013): "Os administradores devem adaptar suas estratégias à dinâmica sociocultural, uma vez que ela afeta o comportamento e as atitudes de consumidores e trabalhadores".
    3. Fatores econômicos: "A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, as tarifas de importação ou exportação, a balança comercial, a taxa de desemprego, os custos energéticos (...)" (SOBRAL E PECI, 2013)
    4. Fatores político-legais: "As variáveis político-legais do ambiente contextual são todas aquelas que resultam de um processo político. As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas (liberais ou restritivas), a legislação laboral, a legislação antimonopólio, a prática de lobby e todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais". (SOBRAL E PECI, 2013)
    5. Fatores tecnológicos: "O nível de desenvolvimento tecnológico de uma sociedade influencia os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, assim como os recursos e os equipamentos utilizados por elas" (SOBRAL E PECI, 2013)

    A questão traz uma situação em que determinado uso de uma tecnologia (tablets) está ligado ao maior consumo. Logo em seguida, o enunciado cita a seguinte observação: "amplas telas de toque podem tornar o conteúdo mais atraente e dinâmico" e logo após cita uma preocupação relacionada à compatibilidade dos sites.

    Em resumo, dos fatores acima citados, o enunciado está se referido ao fator tecnológico do Ambiente Contextual - Ambiente externo, pois o uso da tecnologia influencia os produtos e os serviços que as organização oferecem.

    Fonte:

    SOBRAL, F; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ed. Pearson. 2013 

    GABARITO: LETRA E


ID
850603
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Jeanne Meister, uma das mais conceituadas autoras sobre educação e universidade corporativa, identifica a transformação das empresas em “organizações educadoras” em virtude da(o)

Alternativas
Comentários
  • No cenário atual, principalmente com a velocidade em que as mudanças têm ocorrido, as organizações bem sucedidas têm percebido a necessidade de capacitar cada vez mais os seus colaboradores e de manter um processo de aprendizado contínuo para desenvolver qualificações (CARVALHO, 2001). (...)

    Em síntese, Meister (1999) aponta cinco forças que sustentam o avanço das universidades corporativas. São elas:

    1. A emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível - a organização hierarquizada, de movimentos lentos, com “pensadores” no topo da pirâmide e “fazedores” na base, torna-se inapropriada para o novo ambiente competitivo e cede lugar para uma organização enxuta e flexível, com processo de decisão descentralizado, com velocidade e com eficiência.

    2. O advento da “economia do conhecimento”: da força muscular para o cérebro - com o advento e a consolidação da economia do conhecimento, ou era do conhecimento, o componente informação tem ocupado papel de destaque nas organizações e é cada vez maior o número de pessoas desenvolvendo atividades que demandem conhecimento e capacidade intelectual.

    3. A redução do prazo de validade do conhecimento - os constantes avanços das tecnologias de informação e comunicação e a redução da validade do conhecimento provocaram a necessidade, tanto das empresas quanto dos trabalhadores, de investirem na aprendizagem contínua, como forma de criar vantagem competitiva.

    4. Empregabilidade/ocupacionalidade vitalícia é o foco das organizações - a segurança no emprego é adquirida por meio de uma troca: através do processo de aprendizagem, os empregadores oferecem ao trabalhador condições de adquirir uma série de qualificações e de VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br desenvolver uma maior capacidade de emprego e, em troca, exige maior produtividade e comprometimento com a missão da empresa. Com essa visão, a responsabilidade pelo aprendizado deixa de ser do departamento de treinamento e passa a ser do funcionário ou do gerente de negócios de sua unidade.

    5. As organizações tornam-se educadoras - a educação não mais termina quando o aluno se forma na escola tradicional. Agora, espera-se que os trabalhadores construam sua base de conhecimento ao longo da vida.

     

    http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3265.pdf

     


ID
850702
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2000:118), ao planejar desenvolvemos:

Alternativas
Comentários
  • É o tipo de questão que derruba o candidato (não porque este desconhece as funções do Processo Administrativo) pelo uso de um autor específico. Não se a referida banca explicitou o uso da bibliografia, mas podemos observar através de outros autores, como Chiavenato, que o processo de Planejar envolve o escopo da mudança.  Planejar envolver também a ideia de definir objetivos, mas como fica nesta questão? 


    Gabarito A. 

  • O mais apropriado seria dizer de desenvolvemos planos para atingir um objetivo.

    Ou ao invés de colocar "desenvolvemos" usar a palavra "definimos"

  • Letra A

    Robbins, que descreve que as etapas do PLANEJAMENTO (também em sentido amplo) envolvem (1) a definição das metas de uma organização, o (2) estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e (3) o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades.


ID
850705
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise PFOA é a essência de qualquer esforço de planejamento estratégico porque permite que a organização:

Alternativas
Comentários
  • analise PFOA = matriz swot

    logo, identificar uma oportunidade é o correto. Letra D. 

  • Essa questão, na verdade, busca confundir o candidato. O gabarito é critério de escolha da banca, pois a Análise PFOA/SWOT permite à organização qualquer uma das 5 alternativas.

  • Também achei bem ruim a questão (62% de erros)

  • Só o examinador para saber o gabarito. Característica da banca, infelizmente.


ID
852103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

O planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    SEMPRE = SIM

    UNICAMENTE ESTES = NÃO

  • Essa é a definição de um dos princípios gerais do Planejamento, de acordo com Oliveira (2001). O Chamado Princípio da Contribuição aos Objetivos que diz: o planejamento deve sempre visar os objetivos máximo da empresa, hierarquizando, tentando alcançá-los e sempre observando a interligação entre eles.

    Certo.

  • ERREI KKKKKK

  • Bruno leo explicou a questão.


ID
852106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

O planejamento é fundamental à gestão estratégica de uma organização, visto que, por meio dele, estabelecem-se os objetivos e os parâmetros para o controle de todo o processo administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Gestão Estratégica é sinônimo de Administração Estratégica, sendo que o Planejamento Estratégico é apenas uma das fases da Gestão/Administração Estratégica.

    Portanto, o conceito de administração/gestão estratégica é mais abrangente que o de planejamento estratégico. 

    Gestão/Administração Estratégica tem como fases:

    1ª) Planejamento Estratégico;

    2ª) Execução/Implementação Estratégica; e

    3ª) Controle Estratégico.


ID
852109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

A complexidade dos tempos atuais, decorrente, em certa medida, do fenômeno da globalização e do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, demanda das empresas a execução de um planejamento tático de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Estratégico.

  • A complexidade dos tempos atuais, decorrente, em certa medida, do fenômeno da globalização e do desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, demanda das empresas a execução de um planejamento tático de comunicação. (comunicação global, ambiente externo, planejamento estratégico)

  • concoro=do de novo com sheyla r2

  • Flávio, sua resposta realmente contribui muito para o conhecimento

  • Olhando por um lado está correto sim ,MAS POR OUTRO NÃO.

    O planejamento tático , referenciado nas areas como de comunicação , AJUDA SIM A DESENVOLVER TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO , concorrendo , com o planejamento estratégico.

    ADM TEM QUE PENSAR IGUAL AO EXAMINADOR ,se não erra e não adianta expor seu ponto de vista


ID
852112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os planejamentos estratégico, tático e operacional,
julgue os itens subsequentes.

O planejamento estratégico, a cargo dos que ocupam os mais altos níveis hierárquicos da empresa, diz respeito à determinação, com base em análises das condições internas e externas, do curso das ações da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Qual o problema dessa questão? Alguém, please?

  • Posso estar errada (inclusive errei essa questão umas 2x) Mas o plano de ação é mais "baixo nível" do que o estabelecimento de objetivos que é realizado no planejamento estratégico. E como se isso não fosse determinado pelo alto nível... e sim pelos níveis mais baixos.

    Só vejo isso. Não sei. 

  • ERRADO

    O CURSO ( O CAMINHO ) DAS AÇÕES DA EMPRESA NÃO É DETERMINADO PELO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, ESTE PODE ATÉ DETERMINAR ALGUMAS AÇÕES, MAS O CURSO DESSAS AÇÕES DEPENDERÁ DA DECISÃO DE NÍVEIS MAIS BAIXOS (TÁTICO E OPERACIONAL).

    VEJA UMA QUESTÃO DO CESPE QUE TRATA DA RELAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AÇÕES.

    (SEBRAE/NACIONAL 2011 - CESPE) O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO RELACIONA-SE AOS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO E ÀS AÇÕES ADOTADAS PARA ALCANÇÁ-LOS, QUE ENVOLVEM A EMPRESA COMO UM TODO. CERTO

    NOTA-SE QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PODE ATÉ ESTAR RELACIONADO ÀS AÇÕES, MAS NÃO AO CURSO DESSAS ESSAS, O CURSO (O CAMINHO UTILIZADO PARA O ALCANCE) DESSAS AÇÕES DEPENDE DE NÍVEIS MAIS BAIXOS.

  • O planejamento estratégico, a cargo dos que ocupam os mais altos níveis hierárquicos da empresa, diz respeito à determinação, com base em análises das condições internas e externas, do curso das ações da empresa. Resposta: Errado.

    Comentário: As ações implementadas pelas organizações são definidas no planejamento tático (nível intermediário), pois é por intermédio desse nível que as estratégias genéricas são desdobradas, cabendo ao planejamento operacional (nível inferior ou operacional) a responsabilidade pela execução.

  • A questão quando se refere a "curso das ações da empresa", está tratando de uma das características do planejamento Tático, pois este é considerado "ponte" ou "meio de ligação" entre o planejamento estratégico e o operacional.

    Errado.


ID
852115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os planejamentos estratégico, tático e operacional,
julgue os itens subsequentes.

O planejamento operacional tem por objetivo a otimização, especificamente, da área de resultado da empresa e não da empresa como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Acredito que esteja falando do Planejamento Tático (departamental, setorial) e não do operacional que foca em processos e operações e não em áreas.

  • concordo com a Sheyla R2

  • planejamento operacional é voltado para execução, não para os resultados!

ID
852118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os planejamentos estratégico, tático e operacional,
julgue os itens subsequentes.

A elaboração de documentos escritos acerca das metodologias de desenvolvimento organizacional e a implementação de novas tecnologias para a modernização da organização fazem parte do planejamento tático.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Planejamento operacional = o Planejamento Operacional deve estar coerente com o planejamento estratégico da
    empresa. Produz planos específicos e detalhados, com horizonte temporal de curto prazo'
    (anual, trimestral, bienal, mensal, semanal ou diário).
    o nível operacional ocupa-se do tempo presente, do cotidiano e da execução eficiente
    das tarefas da organização.
    Produz os seguintes planos operacionais:
    • Procedimentos: definem a sequência de etapas que descreve como uma determinada
    tarefa deve ser realizada. Estão relacionados ao método e normalmente são expressos
    na forma de fluxograma ou lista de verificação.
    • Orçamentos: definem os valores financeiros utilizados em um determinado período
    de tempo, como fluxo de caixa, despesas com remoção e propaganda, custos diretos
    com produção, etc.
    " Programas: correlacionam as variáveis tempo de execução e atividades, a exemplo de
    cronogramas, gráficos de Gantt, redes PERT/CPM, etc.
    • Regras e regulamentos: definem padrões que modelam os comportamentos e as relações
    das pessoas no ambiente de trabalho.

     

    Fonte: Elisabete de Abreu e Lima Moreira (2016)

  • A elaboração de documentos escritos acerca das metodologias de desenvolvimento organizacional e a implementação de novas tecnologias para a modernização da organização fazem parte do planejamento estratégico.

  • Vanessa, a questão não fala de nível operacional

  • A elaboração de documentos escritos acerca das metodologias de desenvolvimento organizacional e a implementação de novas tecnologias para a modernização da organização fazem parte do planejamento tático.

    veja que as partes destacadas servem como algo abrangente , que toma conta de toda organização , logo não poderia ser algo setorial , como planejamento tático.

    Por isso, GAB E , é planejamento estratégico


ID
852121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os planejamentos estratégico, tático e operacional,
julgue os itens subsequentes.

O planejamento tático, cuja finalidade é orientar a utilização dos recursos de que dispõe a organização para a consecução de objetivos determinados previamente, é desenvolvido nos níveis organizacionais inferiores.

Alternativas
Comentários
  • 1.     Planejamento tático:


    a.     Realizado pela gerencia intermediária;


    b.     Consiste em um desdobramento do planejamento estratégico aplicando a cada departamento específico da organização.


    c.      Acompanha seu funcionamento o controle tático;


    d.     Voltado para o médio prazo;


    e.      Envolve cada departamento de maneira específica;

    f.       Voltado para a integração de atividades de cada área.

  • Nível tático = INTERMEDIÁRIO! Nível operacional = INFERIOR

  • Pensei que fosse em níveis intermediários. ._.

  • tenho até medo de passar isso pro meu resumo ... melhor deixar em quarentena

  • Gab: CERTO

    Marquei errado pela palavra "inferiores". Entendo que ele está mais para o operacional que para o tático, se a questão tivesse colocado que o planejamento tático é desenvolvido nos níveis inferiores, se comparado ao estratégico, aí sim estaria correta. Enfim, uma baita sacanagem, mas o gabarito oficial é mesmo certo!

    :/

  • Eu acho que essa é uma ótima definição de planejamento OPERACIONAL:

    Na hora de pensar no Planejamento Operacional:

    ● Como fazer?

    ● Quem vai fazer?

    ● Qual o prazo esperado?

    Quais as ferramentais e recursos necessários?

    ● Quanto vai custar?

    ● Quais as alternativas?

    Um plano operacional é importante porque ajuda a equipe de trabalho a:

    – Ser claro sobre onde os recursos necessários serão obtidos;

    – Usar esses recursos eficientemente;

    – Definir claramente os requisitos de recursos mais críticos. (...)

    (Fontes: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional - Treasy e https://maestrovirtuale.com/planejamento-operacional-caracteristicas-importancia-e-exemplo)

  • Gente, ele disse "níveis organizacionais inferiores", se ele disse no plural é porque o tático tá no meio ne, já que por inferiores podemos entender tudo que está abaixo do Estratégico, não confudam os coleguinhas (ou confundam, concurso é selva mesmo, vale tudo pra derrubar os concorrentes kkkkk)


ID
852124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os planejamentos estratégico, tático e operacional,
julgue os itens subsequentes.

Dados a sua abrangência e o prazo para a sua execução, o planejamento estratégico comporta maior risco para a organização que o planejamento tático.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Planejamento Estratégico: Alto Risco; (Global)

    Planejamento Tático: Médio Risco; (Setorial)

    Planejamento Operacional: Baixo risco. (Operações)


ID
852127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os planejamentos estratégico, tático e operacional,
julgue os itens subsequentes.

O planejamento estratégico relaciona-se aos objetivos de longo prazo e às ações adotadas para alcançá-los, que envolvem a empresa como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     

    Planejamento estratégico:

    → Longo prazo;

    → Genérico.

    → Global.

  • Usualmente, a análise SWOT é usada do diagnóstico estratégico para desenvolver o planejamento estratégico, ou seja, a longo prazo. Não é usada para médio ou curto prazo. Essa banca já explorou esse ponto em duas questões.

  • Ações e curso das ações não são tratados no nível tático ?

    Se puderem ajudar, obrigado!

  • Ações e curso das ações não são tratados no nível tático ?

    como colega lucas colocou, acho estranho a frase destacada por mim , mas tentei pensar de quando vc faz o grande planejamento , vc traça as ações a serem tomadas , claro , num nível bem superficial. Nos demais planejementos , vc aprofunda e acerta tudo.


ID
852130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a aspectos internos e externos que influenciam a
administração de uma empresa, julgue o item que se segue.

No diagnóstico estratégico, que corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico de uma empresa, os pontos fortes e fracos, que equivalem a variáveis controláveis pela organização, compõem a análise externa da empresa, e as oportunidades e as ameaças, que equivalem a variáveis não controláveis, a análise interna.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    PRIMARIAMENTE PELO FATO 

    PONTOS FORTES + FRACOS = ANÁLISE INTERNA [CONTROLÁVEIS]

    AMEAÇA + OPORTUNIDADES = ANÁLISE EXTERNA [INCONTROLÁVEIS]

     

     

    EM SEGUNDO

    PELO FATO DE NÃO EXISTIR CONCENSO SOBRE (ANÁLISE DE CENÁRIOS) ESTAR NA 1ª OU 2ª FASE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

    QUESTÃO MPU 2018 = DEMONSTRA VISÃO DO CESPE SOBRE O ASSUNTO.

     

  • No diagnóstico estratégico, que corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico de uma empresa, os pontos fortes e fracos, que equivalem a variáveis controláveis pela organização, compõem a análise externa da empresa, e as oportunidades e as ameaças, que equivalem a variáveis não controláveis, a análise interna.


    Comentário: parei de ler no primeiro trecho. Não há consenso entre os autores de planejamento estratégico. Fora as vírgulas empregadas nessa questão os pontos fortes e fracos não compõem à análise externa.

  • No diagnóstico estratégico, que corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico de uma empresa, os pontos fortes e fracos, que equivalem a variáveis controláveis pela organização, compõem a análise externa (interna) da empresa, e as oportunidades e as ameaças, que equivalem a variáveis não controláveis, a análise interna.(externa)

    ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 (Adm. Geral) 

  • Inversão clássica. 

  • Diagnostico estratégico e a segunda coisa a se fazer ...

    A primeira e definição de missão , visão e valores .

  • NÃO CONTROLÁVEL É O EXTERNO.


ID
852136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à missão, aos objetivos e aos desafios empresariais
de uma organização, julgue os itens a seguir.

Conceituam-se as estratégias organizacionais como o estado, a situação ou o resultado que a empresa pretende atingir.

Alternativas
Comentários
  • • Intenção Estratégica: Missão, Visão, Valores;
    • Análise Externa: oportunidades e ameaças;
    • Análise Interna: pontos fortes e fracos;





    Identificação dos Propósitos e Objetivos organizacionais;
    Construção de Cenários;
    Identificação de Fatores Críticos de Sucesso;
    Formulação da Estratégia: política de negócios;
    Estabelecimento e Escolha das Estratégias;
    Estabelecimento do Plano de ação e/ou Projeto;
    • Implementação da Estratégia;
    • Controle e Monitoramento da Estratégia.
    A diferença entre o primeiro modelo e o segundo reside, simplesmente, na ordem das
    etapas e na sequência em que os elementos são determinados.
    O primeiro modelo define inicialmente o diagnóstico estratégico, composto da definição
    da Visão ou objetivo de longo prazo, da análise externa e análise interna. Somente
    na segunda fase foi estabelecida a Missão. Essa ordem se coaduna com a realidade das
    empresas contemporâneas, pois primeiro as empresas levantam "corno estão", para, a
    partir daí, definir o que querem ser no futuro (Oliveira, 2007, p. 41).
    No segundo modelo, a definição da Missão foi realizada como um dos primeiros
    passos, seguida da definição da Visão, Valores, diagnóstico estratégico externo e interno.
    Desses dois modelos conclui-se que:
    • As etapas iniciais na elaboração do planejamento estratégico são: determinação dos
    objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna, sequencialmente.
    • A determinação dos objetivos pode ser realizada através da Visão ou da Missão, ou
    seja, através da intenção estratégica. Nesse caso, antes da análise externa ou interna
    deve ocorrer a definição da Missão ou da Visão, pois não há razão de realização de
    diagnóstico externo e interno sem a definição do objetivo que se quer alcançar.
    • Se ocorrer a definição da Visão, antes das análises externa e interna, não precisa,
    necessariamente, haver a definição da Missão, que poderá ocorrer depois. Nesse
    caso, a definição da Missão não é fundamental, para que se realize a análise externa
    e interna, tendo em vista que a Visão já definiu o objetivo a ser alcançado.

     

    Fonte: Elisabete de Abreu e Lima Moreira (2016)

  • Conceituam-se as estratégias organizacionais como o estado, a situação ou o resultado que a empresa pretende atingir. Resposta: Errado.


    Comentário: definição de Ø Objetivos: um fim que se pretende atingir, de forma concreta e bem definida.

    Comentário: Estratégia empresarial define “como competir”. É uma escolha de uma estratégia de competição.


  • CESPE - 2009 - FUB - Secretário Executivo.

    Estratégia pode ser conceituada como a criação de uma posição diferenciada, única e de valor, envolvendo um conjunto de atividades.

  • Resumindo, ninguém explicou nada com nada

  • Não seria as trÊs visões de michael porter ?

    Liderança em custo

    Diferenciação da concorrencia

    Focalização em setor específico / pessoa


ID
857461
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento é considerado uma ferramenta que per- mite estabelecer, hoje, objetivos a serem alcançados depois. Pode ser dividido em três tipos distintos: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
Dentre outros aspectos básicos, o planejamento estratégico

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    3.1. Planejamento
    Todos nós conhecemos e utilizamos o planejamento em nossas vidas, não é mesmo? Quando queremos fazer uma viagem de carro, por exemplo, analisamos qual será a distância até o destino, qual será a estrada mais adequada, quantos postos de gasolina existem no caminho, quanto tempo levará a viagem, quanto custará, entre outros fatores.
    Fazendo essa análise, aumentamos a chance de que não aconteça algo de ruim em nossa viagem, como ficar sem gasolina no meio do caminho, não é verdade? Nas organizações, também utilizamos o planejamento como uma forma de aumentar as chances de sucesso.
    O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
    Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
    Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
    Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
    Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
    Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Lúcia Cascão

    A - aborda cada tarefa com grau de detalhamento técnico, mas de forma isolada.

    • ERRADA
    • A alternativa descreve uma das característica do planejamento operacional. Vejamos outras:
    • - é um desdobramento do planejamento tático. 
    • - realizado por supervisores. 
    • “o que” e “como” fazer.
    • - direcionado para as atividades básicas do dia a dia.
    • - voltado para a eficiência. 
    • - orientado para o curto prazo.
    • CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: Provas e Concursos, 5ª edição. São Paulo, Manole: 2018
    • FANTINI, S.. Administração Geral. Estratégia Concursos. 2020.

    ===

    B - adota decisões rígidas, desconhecendo alterações originalmente não previstas.

    • ERRADA
    • O planejamento, em todos os seus tipos, deve ser flexível e adaptável. Dentre alguns princípios que norteiam o planejamento temos:
    • - Planejamento Permanente: devido ao dinamismo do ambiente, o planejamento deve ser constantemente reavaliado e reformulado.
    • - Princípio da Flexibilidade: devem ser realizados ajustes para que o planejamento se adapte às diferentes situações que forem surgindo.
    • FANTINI, S.. Administração Geral. Estratégia Concursos. 2020.

    ===

    C - apresenta os planos bem detalhados para o período de longo prazo.

    • ERRADO
    • De fato, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, se refere ao longo prazo, porém ele não detalha os planos. Esse é um aspecto do planejamento tático. Vejamos outras características desse planejamento:
    • - se desdobra em diversos planejamentos táticos. 
    • - realizado pelos gerentes e chefes de departamento
    • - traduz as estratégias em ações direcionadas para determinada unidade da organização. 
    • - elo entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.
    • - voltado para o médio prazo.
    • FANTINI, S.. Administração Geral. Estratégia Concursos. 2020.

    ===

    D - é da competência da alta administração ao definir objetivos e ações requeridas.

    • CERTA
    • Perfeito, essas são algumas das características do Planejamento Estratégico. Vejamos as demais:
    • - também chamado de planejamento institucional ou planejamento organizacional.
    • - realizado pela alta cúpula da organização: presidentes e diretores. 
    • envolve a organização como um todo.
    • - é um norte para os caminhos que a organização deve seguir.
    • - considera o ambiente interno, mas também é muito voltado ao ambiente externo.
    • - é genérico e abrangente.
    • - se desdobra no planejamento tático.
    • FANTINI, S.. Administração Geral. Estratégia Concursos. 2020.

    ===

    E - tem curta dimensão temporal, visando aos objetivos num menor espaço de tempo. 

    • ERRADA
    • A alternativa descreve uma das característica do planejamento operacional. Vejamos outras:
    • - é um desdobramento do planejamento tático. 
    • - realizado por supervisores. 
    • “o que” e “como” fazer.
    • - direcionado para as atividades básicas do dia a dia.
    • - voltado para a eficiência. 
    • CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: Provas e Concursos, 5ª edição. São Paulo, Manole: 2018
    • FANTINI, S.. Administração Geral. Estratégia Concursos. 2020.


ID
880570
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia os trechos a seguir.

Primeira afirmativa:

O planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – trata-se de um conjunto de grandes decisões tomadas pelo grupo diretivo. Os planos táticos se dão normalmente no nível gerencial e geralmente consistem em operacionalizar as grandes decisões estratégicas. Já os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. Assim, comprar uma nova empresa, definir uma nova linha de produtos ou a nova estrutura organizacional, e decidir se vai comprar de um fornecedor ou de outro, bem como a política de preços da empresa, são consideradas decisões que compreendem o planejamento estratégico e os planos tático e operacional, respectivamente.

Segunda afirmativa: Tais decisões caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo; por impactar no médio prazo e sua extensão reduzir-se a um conjunto de áreas ou setores da organização; e por ter impacto, em teoria, no curto prazo e sua extensão afetar área ou setor específico, respectivamente.

A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Política de preços é uma atividade do planejamento operacional?? No meu ponto de vista essa decisão é bastante complexa e envolve a empresa como um todo (além do ambiente externo), o que me faz pensar que é uma atividade do planejamento estratégico...

    Se alguém souber o embasamento teórico disso, por favor, me dá um alô na minha página!
    Vlw...
  • Olá pessoal ( GABARITO LETRA D):

    Concordo com o colaborador Kcio, pois a política de preços tem como escopo o posicionamento estratégico da organização e será decidido pela alta cúpula delimitando a visão organizacional. Desse modo, envolverá análise do macro e microambiente ( Análise SWOT) e também ferramentas de avaliação de desempenho como o BSC. Esses macro-objetivos serão desdobrados no planejamento tático ( médio prazo) e operacional ( curto prazo) para que as metas possam ser alcançadas.

    Espero ter ajudado pessoal..Quem tiver mais a acrescentar nos ajude..
  • Olá SILVIA e Kcio,

    que bom que não estou sozinha nessa, rs.

    Concordo com vocês em dizer que a política de preços, pra mim, não se encaixa no nível operacional.

    Alguém dá uma luz?!


    Um abraço e bons estudos.

  • Uma pequena dúvida: grupo diretivo. 

  • comentário do Rodrigo Rennó:

    Esta questão foi objeto de muitos recursos na época. Na primeira

    frase, a banca citou algumas decisões que são tomadas pelos gestores e buscou identificá-las com os tipos de planejamento. O problema basicamente foi a seguinte decisão associada ao planejamento operacional: “a política de preços da empresa“. A definição das políticas da organização, inclusive a política de preços, costuma ser

    associada ao planejamento estratégico –e não ao operacional. Sendo assim, a primeira frase deveria ter sido considerada errada, mas a banca não viu desta maneira e considerou as duas frases como corretas. A segunda frase está sim correta e não apresenta maiores dificuldades. Portanto, o gabarito é mesmo a letra D.


  • Errei por causa da política de preços. Na minha cabeça ainda poderia se encaixar em um nível tático... forçanco um pouco, mas operacional jamais.

  • Absurdo. Apenas isto.

  • Gabarito: D

    Talvez....a resposta venha da análise do que é uma DECISÃO operacional e não tarefa operacional....?

    A questão: "Segunda afirmativa: Tais DECISÕES caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo; por impactar no médio prazo e sua extensão reduzir-se a um conjunto de áreas ou setores da organização; e por ter impacto, em teoria, no curto prazo e sua extensão afetar área ou setor específico, respectivamente.  " - a questão não se refere à tarefa e sim à DECISÃO.

     

    Chiavenato: todas as 3 afirmações abaixo:

    "1 - PLANEJAMENTO OPERACIONAL é o planejamento específico que abrange cada operação ou atividade projetado a curto prazo e que envolve uma tarefa ou atividade.

    2 -• É projetado para o curto prazo, para o imediato.
        • Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
        • É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade " - (aí...)

    3 - Operacional :

    detalhado, específico e analítico;

    extensão de tempo : curto prazo;

    amplitude : MICROORIENTADO, aborda cada tarefa ou operação apenas.

     

     

    Na minha opinião , e não entendo de Administração, esta DECISÃO , política de preços, é operacional, que não cabe ao nível operacional e sim ao nível estratégico ( a DECISÃO cabe ao nível estratégico). Seria uma decisão operacional visto  que é projetada para o imediato e específica (política de preços) .Sobre a tarefa tenho dúvidas, pois embora específica e analítica , é de alta complexidade. Aí pergunto ; tarefas operacionais não podem ser complexas? E política de preços não me parece uma tarefa....e sim uma decisão operacional...E por outra: desenvolver/ estudar uma política de preços é uma tarefa específica, analítica e microorientada e detalhada

    Seria assim : O nivel estratégico tomou uma DECISÃO OPERACIONAL, porque a mesma é para o curto prazo, específica, analítica e  microorientada.

    Mas, eu não entendo de Administração....só espero que eu esteja raciocinando corretamente...comentários são bem-vindos!!!

  • Essa banca da ESAF é louca!!  Pra ser aprovado tem que entrar na loucura dela kkk


ID
882022
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados por cinco dimensões e desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. São conceitos destas dimensões, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Considerando as 5 dimensões de Steiner, o planejamento pode ser considerado um processo, e deve abranger 5 pontos principais:

     

  • Gab. C

    O conceito de planejamento é muito mais abrangente do que podemos imaginar, pois cada organização possui suas particularidades e o define de acordo com as suas perspectivas.

    Steiner (1969, p. 12) defende cinco dimensões para o planejamento:

    • Assunto abordado: produção, novos produtos, marketing, finanças;

    • Elementos do planejamento: estratégias, políticas, normas;

    • Dimensão do tempo do planejamento: curto, média ou grande prazo;

    • Unidades organizacionais: departamentos, divisões, seções;

    • Características do planejamento: complexidade/simplicidade, quantidade/qualidade.

    Após conhecer as dimensões do planejamento, podemos conceituá-lo como um processo ou uma forma mais eficiente e eficaz de atingir os objetivos definidos pela organização. Para que isso ocorra, é necessário que haja um discernimento muito claro desses objetivos e que o planejamento não seja confundido com termos como: previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano.

    Para Oliveira, o planejamento é “um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes” (Ackoff, 1974, p.4)

    fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/planejamento-na-administracao-estrategica/43256