SóProvas


ID
407659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com o advento da teoria das relações humanas, uma nova
linguagem passou a dominar o repertório administrativo: fala-se
agora em motivação, liderança, comunicação, organização
informal, dinâmica de grupo etc. Os princípios clássicos passam
a ser duramente contestados. O método e a máquina perdem a
primazia em favor da dinâmica de grupo e a ênfase nas tarefas e
na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. A esse respeito,
julgue os itens a seguir.

Os padrões informais de relações interpessoais são extremamente diversos quanto à forma, conteúdo e duração e nos mostram que nem sempre a organização social de uma empresa corresponde exatamente ao seu organograma.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA
    ACHO QUE O CESPE COPIOU A QUESTÃO DESTE CARA.

    Os padrões informais de relações são extremamente diversos quanto à forma, conteúdo e duração e mostram que nem sempre a
    organização social de uma empresa corresponde exatamente ao seu organograma.
    Isto porque a organização formal de uma empresa pouco considera as distinções sociais e não exprime as diferenças em distância social e valores sociais, atendo-se simplesmente às relações funcionais e às linhas lógicas de comunicação e coordenação horizontal e vertical.
    http://www.fpl.edu.br/2013/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2009/dissertacao_ricardo_ferraz_bastos_2009.pdf
  • Existem grupos formais e informais. Um grupo formal é um grupo oficialmente designado para atender a um específico propósito dentro de uma organização. Algumas unidades de grupo são permanentes e até podem aparecer nos organogramas de muitas organizações na figura de departamentos (como departamentos de pesquisa de mercado), divisões (como divisão de produtos de consumo) ou de equipes (como equipe de montagem de produtos). Um grupo permanente pode variar de tamanho, indo desde um pequeno departamento ou uma equipe de poucas pessoas até grandes divisões com centenas de pessoas envolvidas. Em todos esses casos, os grupos formais compartilham a característica comum de serem criados oficialmente para desempenhar certas tarefas em uma base duradoura, e continuam sua existência até que alguma decisão mude ou reconfigure a organização por alguma razão. 

    Os grupos temporários são criados para específicos propósitos e se dissolvem quando tal propósito é alcançado ou cumprido. Certos comitês ou forças-tarefa para resolver problemas específicos ou cumprir atribuições especiais são exemplos típicos de grupos  temporários. O presidente de uma organização pode solicitar uma força-tarefa para estudar a viabilidade de adotar horário flexível para o pessoal de nível gerencial da empresa. Alguns grupos temporários requerem apenas um líder ou orientador e não um gerente para alcançar bons resultados. Por outro lado, muitas organizações utilizam grupos informais que emergem extra-oficialmente e que não são reconhecidos como parte da estrutura formal da organização. São grupos amigáveis que se compõem de pessoas com afinidades naturais entre sie que trabalham juntas com mais facilidade. Os grupos de interesses são compostos de pessoas que compartilham interesses comuns e que podem ter interesses relacionados com o trabalho, como serviços comunitários, esportes ou religião. Quaisquer que sejam os tipos de grupos de trabalho, é inegável a sua enorme utilidade para as organizações 


    (CHIAVENATO,  2009) 

  • Os conceitos fundamentais da Teoria das Relações Humanas foram expostos por Roethelisberger e Dickson no seu memorável livro sobre a Experiência de Hawthorne. Verificaram que o comportamento dos indivíduos no trabalho não pode ser compreendido sem se considerar a organização informal e suas relações com a organização informal da fábrica.


    O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, em contraposição à organização formal, que é constituída pela estrutura organizacional composta de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos etc. O comportamento dos grupos sociais está condicionado a dois tipos de organização: a organização formal ou racional e a organização informal ou natural.

  • PARTI DA PREMISSA DE QUE NÃO É POSSÍVEL REPRESENTAR, ATRAVÉS DE ORGANOGRAMA, UMA ESTRUTURA INFORMAL.

     

     

     

    GABARITO CERTO