SóProvas


ID
4077478
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a concentração de terras no Brasil, Almeida (2013) faz as seguintes considerações:

I. A maior concentração de terras está na região Nordeste. Além da herança colonial, a região passou por um processo de modernização agrícola que introduziu a empresa rural de grandes propriedades.
II. A menor concentração de terras está na região Sul e está relacionada à colonização europeia que reproduziu o modelo de pequenas propriedades de agricultura familiar, principalmente na Serra gaúcha e no Oeste catarinense.
III. Na região Centro-Oeste predominam as grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão.
IV. Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O Nordeste detém o maior número de terras concentradas e a menor área média (31 hectares). Em relação ao total de propriedades, cerca de 47% têm menos de 10 hectares.

    Já no Centro-Oeste ( que seria o objeto de dúvida ), possui uma menor concentração de terra , em relação ao Nordeste , porém, concentrado em uma área maior.

  • Fui de D, pensava que era a região Centro-Oeste

  • Sinceramente, achei bem estranha essa questão.

     Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola. Ao se observar essa "nova fronteira agrícola" ,logo, vem à cabeça e o mapitoba? Embora o Tocantins fique no Norte, ainda acho que não há tanta expressividade nessa disputa, talvez resistência seria uma expressão mais digna. Contudo, concordo que na região centro-oeste e nordeste brasileiro ocorra maiores duelos pela terra. Enfim, não sou geografo, no entanto, não achei correta a alternativa IV, caso você possa sanar essa dúvida, ficarei grato. 

  • I. A maior concentração de terras está na região Nordeste. Além da herança colonial, que criou estruturas concentradoras de terra, como as capitanias hereditárias e as sesmarias. ITEM CORRETO.

    II. A menor concentração de terras está na região Sul e está relacionada à colonização europeia (italianos e alemães, por exemplo) que reproduziu o modelo de pequenas propriedades de agricultura familiar, principalmente na Serra gaúcha e no Oeste catarinense. ITEM CORRETO.

    III. A região Centro-Oeste, forte no agronegócio, abriga grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão. ITEM CORRETO.

    IV. Na região Norte, pequenas propriedades de ribeirinhos e posseiros disputam espaço com as grandes propriedades que têm se instalado na nova fronteira agrícola, avançando sobre território até então da floresta. ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • Caberia recurso nessa questão, pois... Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. 

    Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

  • a região Centro-Oeste predominam as grandes propriedades de pecuária extensiva, de soja e de algodão

    pecuária extensiva ou agricultura extensiva ?????????????????

    pecuária é uma coisa, agricultura outra

  • " A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas de pastagem. Assim, há a ocupação de grandes áreas no sistema que se aplica em latifúndios e em propriedades familiares. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

    A pecuária intensiva é o conhecido sistema de confinamento  e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área. As fazendas que desenvolvem suas atividades de modo intensivo aplicam largamente a tecnologia, incluindo o uso de inseminação artificial, de maquinários e de insumos e fertilizantes de alta performance."

    fonte: nutricaoesaudeanimal.com.br/pecuaria-intensiva-e-extensiva/

    Quanto a a expansão da fronteira agrícola, realmente MAPITOBA configura-se como a nova fronteira, no entanto regiões amazônicas também compõem tal avanço agrícola. Vale ressaltar que o avanço da fronteira agrícola sobre territórios da floresta amazônica também é conhecido como "arco da devastação", e compreende não somente atividades agrícolas, mas também biopirataria, garimpo e tráfico de animais silvestres.

    fonte: meu caderno.